Um Lugar ao Sol – Alinne Moraes fala da complexidade de Bárbara, sua personagem

Namorada de Renato, Bárbara é enganada e fica com Christian quando ele assume o lugar do irmão

Na contramão de seu visual fashion, Bárbara (Alinne Moraes) é uma jovem com um histórico familiar disfuncional e carente de autoestima. Ela é filha do empresário Santiago (José de Abreu), irmã de Nicole (Ana Baird) e de Rebeca (Andrea Beltrão). Órfã de mãe desde criança, cresceu em uma vida de luxo, mas sem a atenção e o cuidado que tanto buscava.

No início da história de ‘Um Lugar ao Sol’, a personagem é namorada de Renato (Cauã Reymond). O casal vive às brigas, mas Bárbara é completamente apaixonada pelo rapaz e tem a ilusão de que um dia ele vá mudar.

Quando Renato morre e Christian assume o lugar do irmão gêmeo, Bárbara chega a acreditar que seu desejo está se realizando: o novo Renato é um homem responsável, comprometido com o trabalho e que quer se casar com ela. A felicidade de Bárbara, no entanto, ainda está bem distante…

Com previsão de estreia em novembro, ‘Um Lugar ao Sol’ é uma novela criada e escrita por Lícia Manzo, com direção artística de Maurício Farias e com direção geral de André Câmara e Maurício Farias.

Entrevista com Alinne Moraes

Como você enxerga a Bárbara?
A Bárbara é uma personagem bem complexa, tem todos os sentimentos à flor da pele. Apesar de ela ter tintas mais pesadas, não a vejo como vilã. Ela é uma vítima de toda a estrutura: tem tudo, na parte material, e ao mesmo tempo faltou amor. A Bárbara perdeu a mãe ainda criança e o pai sempre trabalhou bastante, então ela cresceu muito solitária, praticamente criada pela Nicole (Ana Baird), irmã do meio, já que a Rebeca (Andrea Beltrão), que é a mais velha, é irmã só por parte de pai. Acho que o maior sonho da Bárbara é ter uma família, conquistar o amor e a atenção que ela acredita que deveria ter tido.

Bárbara (Alinne Moraes) – Foto: Globo/Fábio Rocha

Fale um pouco sobre a ligação da Bárbara com o Renato.
Logo no começo, a gente vê que é uma relação até meio maternal. Ela cuida do Renato como se fosse um filho. Ele é tão desestruturado quanto a Bárbara, mas o amor faz com ela tenha muito afeto e esteja ao lado dele mesmo nos erros. Quando ela perde o Renato, isso muda, porque ela não assume mais esse lugar de ‘cuidadora’. O Christian chega muito mais sério, mais duro e consciente de toda a sociedade, até por causa da origem dele. Então eles batem muito de frente e ela se sente muito solitária.

Quando o Christian assume o lugar do Renato, ele acaba ficando com a Bárbara, que era namorada do irmão. Como isso impacta na vida dela?
A Bárbara é apaixonada pelo Renato. Quando ele morre e ela não sabe, o Christian assume o lugar do irmão, e ela sente que algo está errado. Ela é uma personagem completamente desestruturada. A Bárbara começa a quase enlouquecer, porque não é mais aquela pessoa, o cheiro não é o mesmo… Aquele buraco se torna realmente um abismo e é muito assustador pra ela.

Como é a relação da Bárbara com o pai, Santiago?
Ela está sempre tentando proteger o pai, como forma de chamar a atenção dele para a existência dela, de ganhar a aprovação dele. Ela ama demais esses pai.

E com as irmãs, Nicole e Rebeca?
A Bárbara é uma extensão da Nicole e vice-versa. Elas se conhecem mais do que ninguém, então uma aponta para a outra os defeitos e as qualidades que ambas têm. A Nicole se sabota o tempo inteiro, preenchendo o vazio emocional com comida, enquanto a Bárbara é muito maldosa com ela mesma, por não acreditar no próprio potencial. E a Bárbara tem um respeito enorme pela Rebeca, como se fosse, de forma inconsciente, um pouco da mãe que ela não teve. Por saber que a Rebeca é a filha preferida do pai delas, existe uma certa rivalidade, mas ao mesmo tempo ela admira muito a irmã.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja. Visite: Instagram.com/PortalMariBarcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *