Maratona de ‘Todxs Nós’ marca lançamento do ‘Guia de Linguagem Inclusiva’ da HBO

Fonte: Reprodução HBO America Latina

Linguagem inclusiva utilizada na série vira guia prático e apoia novo Prêmio de Jornalismo Inclusivo do Jornalistas&Cia

HBO acaba de lançar um guia baseado na linguagem inclusiva utilizada na série TODXS NÓS, para promover a reflexão sobre a comunicação como forma ativa de dar visibilidade a pessoas transgênero ou não-binárias. Elaborado com o apoio da consultoria especializada em diversidade [DIVERSITY BBOX], o GUIA TODXS NÓS DE LINGUAGEM INCLUSIVA foi criado pela HBO Latin America utilizando aprendizados reunidos durante a produção de sua série brasileira TODXS NÓS.

Para marcar o lançamento, o canal HBO Signature promoverá uma maratona na próxima quinta-feira, 21, a partir das 18h, com os oito episódios da primeira temporada, que também estão disponíveis na HBO GO.

No Guia, jornalistas terão acesso a sugestões para utilização da linguagem inclusiva, uma questão essencial para Rafa (Clara Gallo), personagem não-binárie que protagoniza a série ao lado de Vini (Kelner Macêdo) e Maia (Julianna Gerais), assim como para todo o elenco e equipe de produção da série, bem como grupos da sociedade que lutam pelo reconhecimento de suas identidades pelo uso da linguagem.

Com informações que vão desde o uso de pronomes neutros até construções gramaticais com alternativas à utilização de pronomes masculinos e femininos, o Guia surgiu com o objetivo promover a discussão sobre a comunicação: “Comunicar-se de forma inclusiva significa ter a consciência de que a sociedade e o ambiente de trabalho são compostos por pessoas com diferentes características e identidades”, explica Pri Bertucci, CEO do [SSEX BBOX] e [DIVERSITY BBOX].

“Se os gêneros gramaticais não dependem da nossa vontade, os gêneros naturais podem – e devem – ser compreendidos para além do masculino e feminino. Existem muitos grupos que não se sentem representados por essa dicotomia e reivindicam, com motivos de sobra, visibilidade”, afirma o linguista Eduardo Calbucci em trecho do Guia, e sugere: “O que podemos fazer, do ponto de vista linguístico, por essas pessoas? Em primeiro lugar, ouvi-las, respeitá-las e compreender seus pontos de vista. Em segundo, lembrar que certas escolhas linguísticas são essencialmente políticas: quando falamos ou escrevemos, mostramos o que somos e o mundo que queremos.”

Prêmio de Jornalismo Inclusivo

A série serviu também como ponto de partida para a criação pelo Jornalistas&Cia do Prêmio de Jornalismo Inclusivo que, em sua primeira edição, traz o tema ‘TODXS NÓS – LINGUAGEM VIVA E INCLUSIVA’. Com apoio da HBO, a premiação tem o objetivo de reconhecer as melhores reportagens que adotam a linguagem inclusiva, servindo de estímulo à produção de matérias jornalísticas sobre o tema. O prêmio será dividido em quatro categorias: impresso, online, áudio e vídeo e serão premiados três trabalhos jornalísticos por categoria. As informações estão disponíveis no site https://pji.portaldosjornalistas.com.br/. O anúncio de vencedores será realizado em novembro.

Sobre TODXS NÓS

Em TODXS NÓS, Clara Gallo dá vida a Rafa, jovem de 18 anos, pansexual e não-binárie, que decide deixar a família no interior de São Paulo e mudar-se para a casa de seu primo, Vini (Kelner Macêdo), na capital. Vini já divide o espaço com sua melhor amiga, Maia (Julianna Gerais), e ambos ficam surpresos ao descobrir que Rafa se identifica com o pronome neutro e não com o gênero feminino ou masculino. Já na chegada, Rafa explica, por exemplo, que é prime – e não prima – de Vini.

TODXS NÓS é uma produção realizada integralmente com investimentos próprios da HBO Latin America. A série tem direção geral de Vera Egito, que assina também a direção dos episódios e roteiro junto com Daniel Ribeiro. Os roteiros contam com a colaboração de Alice Marcone e Thays Berbe. A produção é de Luis F. Peraza, Roberto Rios, Eduardo Zaca e Claudia Clauhs, da HBO Latin America Originals; Gil Ribeiro, Marcia Vinci e Margarida Ribeiro, da Coiote, e Heitor Dhalia e Egisto Betti, da Paranoïd Filmes.

Sobre HBO Latin America

HBO Latin America é uma rede de televisão premium por assinatura, líder na região, respeitada pela qualidade e pela diversidade de sua programação, que inclui séries, filmes, documentários e especiais originais e exclusivos. A rede exibe também alguns dos mais recentes blockbusters de Hollywood, antes de qualquer outro canal premium. Os conteúdos são exibidos em HD em mais de 40 países da América Latina e do Caribe por meio dos canais HBO®, HBO2, HBO Signature, HBO Plus, HBO Family, HBO Mundi, HBO Pop, HBO Xtreme e o canal básico Cinemax®. A programação é oferecida também por meio de várias plataformas, como a HBO GO® e HBO On Demand®.

Fonte: Assessoria de Imprensa


ARTECULT – Cinema & Companhia

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia ,
@cabinesete ,  @cinestimado e @hospicionerdoficial 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *