Surge um novo POLO GASTRONÔMICO no Rio de Janeiro: ILHAS DA BARRA

 

Durante toda essa minha trajetória aqui no ARTECULT, escrevendo um sem número de artigos sobre gastronomia, apenas uma única vez escrevi sobre a Ilha da Gigóia, no Rio de Janeiro. Mas creio que não tenha tanta culpa assim, na medida em que sei que muita gente, mesmo aqueles que se dizem “carioca raiz”, não a conhecem, já que ela fica bem escondida atrás de grandes prédios comerciais e passa despercebida por quem trafega ali pelo bairro da Barra da Tijuca.

 

Localizada no bairro da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, a Ilha da Gigóia – conhecida por alguns como a Veneza Carioca e por outros como o Pantanal Carioca – é a maior ilha de um pequeno arquipélago de 10 ilhotas que pertence à Lagoa da Tijuca, lagoa essa localizada na porção mais a leste do complexo lagunar e é a que mais perto se encontra do Canal da Joatinga,  principal entrada do mar no sistema. Cercada por manguezais, vegetação abundante e muitos morros, a Ilha da Gigóia está situada a 10 km do centro da cidade e possui cerca de 3000 moradores.

 

Estive ali apenas duas vezes em todo esse meu tempo de Rio de Janeiro: na primeira, percorri toda a ilha da Gigóia e, na segunda, fui direto ao restaurante que seria objeto de uma matéria minha, que pode ser conferida AQUI. E mesmo sem conhecer tanto a área, já naquele momento entendi que havia muito potencial ali. Qualquer pessoa perceberia, não é mesmo?  Natureza, tranquilidade, bons restaurantes. Ingredientes perfeitos!

E aí, quando recebi o convite para o evento de lançamento do POLO GASTRONÔMICO ILHAS DA BARRA, que aconteceu no dia 25/03/2026, fiquei bastante empolgado. Afinal, uma iniciativa como essa,  de transformar as ilhas da Barra da Tijuca em um destino gastronômico, turístico e cultural muito mais estruturado, com visibilidade e apelo é bastante louvável e vem ao encontro das aspirações e – principalmente – da vocação do local.

 

 

O projeto do polo, que reúne restaurantes, empreendedores, moradores e o poder público, visa transformar essas áreas, principalmente a Ilha da Gigóia e Ilha Primeira, fomentando transformações e aproveitando a paisagem natural e diversidade de estabelecimentos, criando uma experiência única de conexão entre culinária, cultura e natureza.

Desde a primeira vez que estive na ilha pude perceber grandes melhorias. Antes, havia uma incômoda sensação de abandono, que transmitia até mesmo uma  certa insegurança. Hoje, as ruas estão mais bem cuidadas, com valorização das alamedas arborizadas, flores espalhadas pelo caminho, restauração das fachadas e detalhes diversos que transmitem a impressão de se estar em um lugar diferenciado, enquanto bares e restaurantes passaram a exibir maiores preocupações com o visual, restando manifesta a preocupação com a manutenção dos diversos decks existentes e revitalização dos espaços públicos. Tudo isso, com certeza, contribuiu para uma expressiva valorização de todo o complexo.

Recebi o convite através dos meus amigos Júnior, do VENNE (@venne_gastronomia) e Wagner, do SALOMÉ AL MARE (@salomealmare), que me contaram sobre a iniciativa da criação do polo e dos possíveis impactos positivos na região e isso, certamente, me interessou muito. E eu não poderia deixar o ARTECULT de fora dessa novidade, não é mesmo?

 

E por falar nesse último restaurante, o SALOMÉ AL MARE, fiquei sabendo que sua proprietária MICHELLE COELHO é a atual presidente do polo,. Ela é empresária há mais de 20 anos, com uma trajetória marcada por visão, sensibilidade e capacidade de transformar experiências em negócios de valor. Ao longo de sua jornada, construiu sua história unindo festas , eventos, decoração, hospitalidade e estratégia, consolidando-se hoje como um dos nomes à frente da nova fase da gastronomia nas Ilhas da Barra.

 

 

Em contato com ela, procurei saber mais sobre a ideia da criação do polo gastronômico. Ela me disse que “a ideia de criar o Polo Gastronômico das Ilhas da Barra nasceu de algo muito maior do que gastronomia — nasceu de uma vocação natural do território, já que a região das ilhas da Barra sempre teve três forças muito claras: natureza exuberante, acesso náutico e uma cena gastronômica autêntica. O que faltava não era qualidade — era organização, identidade e posicionamento. E foi a partir dessa visão — e da articulação entre empreendedores locais, iniciativa pública e lideranças que surgiu o conceito do Polo: transformar um conjunto de negócios isolados em um destino consolidado.

Me contou também que a iniciativa partiu de TIAGO MOURA (@tiagomoura.rio), ex-presidente do Polo Gastronômico da Zona Sul e que era, à época, subsecretário da recém extinta Subsecretaria de Gastronomia do Estado, que havia sido criada em julho de 2025. Inicialmente, o projeto não foi à frente mas, por insistência de Michelle, que se tornou uma liderança natural, as coisas caminharam, sedimentando-se na criação formal do Polo Gastronômico.

Além dos restaurante SALOMÉ AL MARE e VENNE, também fazem parte dessa estruturação inicial: OCYÁ (@ocya.rio), MARACUJÁ (@maracuja.dailha), BAR CAIÇARA (@barcaicara_ilhadagigoia), GIOIA CUCINA (@gioiacucinaitaliana), CAIS BAR (@caisbar) e DECK BAR (@deckdailhadagigoia). Com o provável sucesso da empreitada, novos estabelecimentos deverão integrar o POLO GASTRONÔMICO ILHAS DA BARRA.

Chegamos ao evento – de barco, obviamente –  e a primeira impressão foi a melhor possível. Estava tudo impecavelmente decorado, o atendimento foi extremamente gentil de todos os envolvidos. Ainda era de dia, final de tarde, a noite se encaminhava, e o visual arrebatava. Esse, com certeza, deve tornar-se um item obrigatório de roteiro pro carioca em geral e pra todo turista, sem exceção. Conhecer as Ilhas da Barra é, hoje, extremamente necessário. Fica a dica.

Durante o evento, foram servidos alguns pratos dos restaurantes fundadores do Polo Gastronômico, tornando a experiência ainda mais atrativa.

Haviam muitas personalidades presentes e representantes de diversos segmentos da sociedade, o que contribuiu para que a iniciativa de criação do POLO GASTRONÔMICO ILHAS DA BARRA ganhasse peso e muito significado.  É, de fato, uma grande aquisição pra Cidade Maravilhosa, que passa a ter uma opção fantástica, na medida em que, com uma estrutura bem desenhada e uma ação conjunta planejada dos integrantes, cria-se um circuito muito interessante para os amantes da boa gastronomia e a possibilidade do advento de um calendário anual de eventos, gerando recursos e promovendo o crescimento da região.

 

Segundo palavras da presidente do POLO GASTRONÔMICO ILHAS DA BARRA:

O Polo Gastronômico das Ilhas da Barra nasce como uma expressão legítima de visão, sofisticação e pertencimento. 
Mais do que um projeto, trata-se de um movimento que reposiciona as ilhas da Barra da Tijuca no cenário da alta gastronomia e do turismo de experiência no Rio de Janeiro — revelando ao público um destino onde natureza, cultura e excelência se encontram de forma singular.
Este marco só se torna possível graças à união de forças e ao comprometimento de pessoas que acreditam no poder transformador da nossa região.
Manifestamos nosso reconhecimento ao Subsecretário, cujo apoio institucional foi decisivo para consolidar esta iniciativa, demonstrando sensibilidade e compromisso com o desenvolvimento sustentável e turístico das ilhas.
Destacamos também João, cuja iniciativa visionária e dedicação foram fundamentais para a materialização deste projeto, transformando intenção em realização.
Com honra, assumo a presidência do Polo Gastronômico das Ilhas da Barra, conduzindo este projeto com o propósito de elevar nossas ilhas a um novo patamar — como um destino autêntico, sofisticado e desejado.
Aos integrantes do Polo, empresários e parceiros que abraçaram esta construção desde o início, o nosso mais profundo reconhecimento. São vocês que dão forma, identidade e força a este novo capítulo.
Hoje, celebramos mais do que um lançamento.
Celebramos o nascimento de um legado.
O Polo Gastronômico das Ilhas da Barra inaugura, a partir de agora, uma nova era — onde o mar, a gastronomia e a alma carioca se encontram em sua forma mais elevada.

 

 

Fiquei muito feliz de participar – e, principalmente – testemunhar esse momento. Sem dúvida, era algo imprescindível para o incremento de uma região tão promissora. Apesar de escondidinha atrás de prédios e um tanto ainda inexplorada pelas pessoas, com certeza ganhará uma visibilidade ímpar e passará a ser mais prestigiada e conhecida, tornando-se uma verdadeira referência. Afinal, temos um pouco de tudo ali: belas paisagens, recantos bucólicos e comida (muito) boa. Torço muito pra que a nossa “Veneza carioca” – ou “Pantanal carioca”, como preferirem – torne-se um grande point de encontro e celebração.

Saí do evento sob uma noite linda, com a certeza do sucesso do POLO GASTRONÔMICO ILHAS DA BARRA!

 

 

Fica o convite pra todo mundo. Tem muita (muita, muita) coisa boa pra se descobrir por lá…

Até a próxima!

DEL SCHIMMELPFENG

@del.schimmelpfeng

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Author

Del Schimmelpfeng é Analista Judiciário do TJERJ, mas desde que se lembra - e coloca tempo nisso! - ama cozinhar! Apesar de ter feito as faculdades de arquitetura e direito, é se misturando aos pratos, panelas e temperos que se sente inteiro, completo, pleno. É autodidata, nunca fez curso de culinária, tampouco se imaginou um profissional da área. Considera-se apenas um curioso, que procura o conhecimento em tudo e que tenta, de todo jeito, viver da melhor forma possível - apesar de todas as dificuldades. Afinal, não haveria graça se elas não existissem... Participou da seletiva da segunda edição do Masterchef e da décima nona edição do reality "Jogo de Panelas", apresentado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você" da Rede Globo, na qual sagrou-se campeão. Possui, ainda, textos publicados em livros de conto e poesia. Blog: http://delschimmelpfeng.blogspot.com Instagram: @del.schimmelpfeng

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *