Rio Memórias: Museu Virtual lança podcast em 16 de julho e estreia com A Revolta da Vacina de 1904

 

Entre uma série de novidades que o Museu Virtual Rio Memórias está promovendo para comemorar os seus dois anos de atividades, está o lançamento de um podcast, também chamado Rio Memórias. A estreia será em 16 de julho, após uma live na véspera, dia 15, às 18h, no canal oficial do YouTube, com parte da equipe envolvida nesta produção: os jornalistas Rodrigo Alves e Clara Costa mais os historiadores Gabriela Montoni, Álvaro Pereira do Nascimento e Danilo Marques. Trailer, no Spotify, aqui. Instagram do museu, aqui.

A Revolta da Vacina, a Conjuração Carioca, os conflitos do transporte público (Revolta do Vintém 1879, Revolta do Bonde 1956, Protestos 2013), a Revolta da Chibata, as passeatas e comícios que marcaram a história da cidade (13 de março na Central, Passeata dos 100 mil, movimento das Diretas), e os motins populares ocorridos após o suicídio de Getúlio Vargas são os temas contemplados nesta primeira temporada do podcast (resumos e links abaixo).

Transmitidos semanalmente, às sextas, cada programa é o resultado de uma rica pesquisa de texto e áudio que inclui entrevistas com pesquisadores além de uma reconstrução sonora minuciosa da época. De Heloisa Starling a Lira Neto, especialistas nos guiam por momentos em que o Rio de Janeiro passou por conflitos dos mais variados. Vamos ouvir alguns descendentes diretos de personagens históricos, como João Cândido e Oswaldo Cruz – este participa do capítulo de estreia.

“Desde o início, a divulgação do conteúdo em diferentes formatos e veículos norteiam as nossas ações. Com o objetivo de ampliar o alcance para o maior número possível de pessoas, as informações são disponibilizadas em texto e vídeo no site, em redes sociais e em atividades presenciais. Agora elas também estarão disponíveis em áudio, no formato de podcasts”, conta a diretora e curadora do Museu Virtual Rio Memórias, Lívia de Sá Baião.

Estreia com a Revolta da Vacina, de 1904, e um paralelo com os dias atuais

Revolta da Vacina – Oswaldo Cruz – Charge de “O Malho”

O primeiro episódio será sobre a Revolta da Vacina, um motim popular ocorrido em novembro de 1904. O presidente Rodrigues Alves buscava modernizar a capital federal. Entre as medidas – que envolviam a reforma do porto e reurbanização empreendida pelo prefeito Pereira Passos – estavam as melhorias de saneamento básico, visando ao fim dos surtos de endemias que assolavam a cidade. Para isso, o renomado médico Oswaldo Cruz foi contratado como diretor geral de Saúde Pública.
Ele promoveu a primeira campanha de vacinação do país, mas a falta de explicações acabou causando resistência em parte da imprensa e dos moradores da cidade. Desconfiados dos soros e da vacina, eles temiam, sobretudo, os violentos agentes sanitários. Além do negacionismo científico e do moralismo da época, os protestos e quebradeiras em vários bairros revelam uma população que já estava no limite com as reformas autoritárias do prefeito. O ocorrido nos remete aos dias atuais, com muitos brasileiros – confundidos por ‘fake news’ – se negando a tomar a vacina contra a covid 19.

A apresentação do podcast é de Gabriela Montoni, professora de História que também produz os vídeos do Rio Memórias nas redes sociais. Além da extensa pesquisa elaborada por Danilo Marques, do Projeto República (UFMG), a equipe conta, ainda, com Rodrigo Alves (coordenação e roteiro), Thales Ramos (supervisão de roteiro), Jamille Bullé (produção), Clara Costa (edição e sonorização) e Gabriel Falcão (trilha sonora original).

Museu Virtual Rio Memórias – Site Oficial | Instagram | YouTube | LinkBio

 

Resumos e links para os temas dos episódios:

1. Revolta da Vacina
https://riomemorias.com.br/memoria/revolta-da-vacina/
Em 1904, o decreto da vacinação obrigatória contra a varíola transformou o Rio de Janeiro em praça de guerra. Além do negacionismo científico e do moralismo da época, os protestos e quebradeiras em vários bairros revelam uma população que já estava no limite com as reformas autoritárias do prefeito Pereira Passos.

Charge “Vacina obrigatoria” do Jornal “Correio da Manhã”

2. Conjuração Carioca
https://riomemorias.com.br/memoria/conjuracao-carioca/
Em 1794, um grupo de médicos e intelectuais cria uma rede clandestina de informações para driblar a repressão da coroa e espalhar pelo Rio de Janeiro conceitos de liberdade, bem comum e ideais inspirados na revolução francesa.

3. Nem 20 réis, nem 20 centavos (Conflitos do transporte público)
https://riomemorias.com.br/memoria/revolta-do-vintem-2/
https://riomemorias.com.br/memoria/revolta-do-bonde/
https://riomemorias.com.br/memoria/protestos-de-junho-de-2013/
Viajamos por três períodos em que as manifestações contra os preços das tarifas de transporte público evoluíram para movimentos que ajudaram a mudar a história do Rio de Janeiro e do país: as revoltas do Vintém (1880), do Bonde (1956) e as Jornadas de Junho (2013).

4. Revolta da Chibata
https://riomemorias.com.br/memoria/revolta-da-chibata-2/
Em 1910, João Cândido, o Almirante Negro, lidera um movimento contra os castigos físicos impostos nos navios. Marujos se recusam a aceitar a herança da escravidão e assumem o controle de embarcações importantes da Marinha brasileira em um levante histórico.

5. Revoltas e motins após suicício de Getúlio Vargas
https://riomemorias.com.br/memoria/motins-de-suicidio-de-getulio-vargas/
Em agosto de 1954, os motins após o suicídio de Getúlio Vargas revelam a rede de intrigas que dominava a política brasileira nos anos 50. O gesto extremo do presidente e a revolta da população frearam o golpe de estado que se desenhava.

6. Passeatas e comícios
https://riomemorias.com.br/memoria/passeata-dos-cem-mil/
https://riomemorias.com.br/memoria/comicio-da-candelaria-diretas-ja/
Das procissões abolicionistas à resistência contra a ditadura, o Rio de Janeiro sempre teve a rua como protagonista de suas lutas políticas. É na rua, ao longo de vários momentos cruciais, como o Comício de 13 de março na Central, a Passeata dos 100 mil, o movimento das Diretas), que se passa o episódio final do podcast.

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *