OCUPAÇÃO DANÇA VIRAL: Temporada de Encontros último fim de semana no Rio de Janeiro

Na última quinta-feira (8/11) o AC conferiu a Ocupação Dança Viral no teatro Cacilda Becker na Cidade do Rio de Janeiro. A temporada iniciada em 25/10, se propôs ao longo de três semanas a realizar oficinas e espetáculos de pesquisa do movimento para adultos e crianças, ainda houve o pré-­lançamento do livro e vídeo “Sobre Cisnes” entre outros encontros. A quem ainda não teve a oportunidade de acompanhar, este fim de semana é a última chance de estar em contato com a produção de dança contemporânea realizada na cidade carioca.

Segundo as idealizadoras, o objetivo é ampliar redes e gerar encontros entre artistas da dança e outras iniciativas colaborativas que acontecem em diferentes espaços da cidade do Rio de Janeiro. O projeto surge do encontro das artistas Giselda Fernandes, Camila Fersi e Mariana Pimentel dois anos após a “Ocupação Sobre Cisnes e Convidadas”, realizada no Teatro Cacilda Becker em novembro de 2016. Como um desdobramento desta ocupação, em Dança Viral são incorporados os artistas Lidia Larangeira, Carolina Cony e Tiago Cadete, respectivamente, para apresentarem seus mais recentes trabalhos. O convite se expandiu também para dois contextos independentes de dança na cidade:

O programa Experimentos Independentes com os artistas Allegra, Carolina Maria, Davi Benaion, Gabriela Cordovez, Gabi Jung, Julia Gil, Mana Lobato, Moira Braga, Ruth Torralba e Silvana Rocco que estão em processo de pesquisa independente e autoral, sem apoio financeiro de instituições; e do encontro de Espaços Alternativos de Expressão, locais que estão contribuindo para o desenvolvimento de uma rede colaborativa na cidade do Rio de Janeiro, na circulação de trabalhos de artistas profissionais e em formação, do aprendizado no cuidado de si e de suas relações de troca.

Giselda Fernandes apresenta Dança Viral:

No fim de semana de 9 a 11/11, acontece Experimentos Independentes com os trabalhos: Do lugar de onde estou mal te vejo de Carolina Maria e Julia Gil, O que você vê de Moira Braga, Margaridas Balinesas – Allegra Ceccarelli e Voadoras de Gabriela Jung; e os espetáculos Territórios Expandidos de Camila Fersi, Guilherme Mattos e Monnica Emílio e Tanto Ontem – processo em desmoronamento de Carol Cony.

Convite de Camila Fersi e Giselda Fernandes para os seguidores do ARTECULT:

RAFAELI MATTOS

SERVIÇO

 Experimentos Independentes
9/11 (sexta)
19hrs
20,00
Territórios Expandidos e Tanto Ontem – processo em desmoronamento
10/11 – 19hrs
11/11 – 18hrs
20,00
Local: Teatro Cacilda Becker
R. do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro – RJ, 22220-001
Telefone: (21) 2265-9933
Links:

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rafaeli Mattos
Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *