Museu Catavento lança exposição temporária Vozes da Independência

 

Parte da programação da Agenda Bonifácio, para celebrar o bicentenário da independência, o Museu Catavento apresenta exposição temporária com personalidades da nossa história

O Museu Catavento, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, administrado pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, apresenta exposição temporária “Vozes da Independência”. A partir de 2 de setembro de 2022, no claustro do Catavento, o público poderá conhecer personalidades da nossa história que atuaram, direta ou indiretamente, no processo de emancipação do Brasil. A ação compõe a Agenda Bonifácio, proposta de programação desenvolvida pela SEC, especialmente para as comemorações do bicentenário da independência.

A Independência do Brasil não foi um fato isolado ocorrido às margens do córrego do Ipiranga em 7 de setembro de 1822! Foi um longo processo histórico onde o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Tampouco foi um processo pacífico!

Até o reconhecimento de sua emancipação em 1825, por todo o território brasileiro, vários conflitos foram desencadeados contra a dominação portuguesa. Levantes como, Inconfidência Mineira (1789), Conjuração Baiana (1798), Revolução Pernambucana (1817), Confederação do Equador (1824), em vários aspectos, visavam não somente a separação de Portugal, como também, seguiam o movimento republicano que se alastrava pelas Américas.

Nessas lutas pela emancipação e criação de uma Nação, várias pessoas tiveram papel significativo. Para além do protagonismo de D. Pedro, Leopoldina e José Bonifácio, “Vozes da Independência” destaca aqueles que lutaram pela emancipação e os que garantiram a concretização da independência.

Serviço

Museu Catavento lança nova exposição temporária “Vozes da Independência”
Quando: a partir de 02/09/2022, das 9h às 17h.
No claustro do Museu Catavento
Garanta seu ingresso, acesse: www.museucatavento.org.br

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *