MIRE NA SUA VOZ INTERIOR: Encontre sua voz interior e inspire os outros a encontrar a deles

Foto: Annie Spratt / Unsplash

Encontre sua Voz Interior e Inspire os Outros a Encontrar a Deles.

Essa foi minha maior inspiração para começar a Projetar Pessoas que hoje, 24/08/2021, inicia seu novo Ciclo 12 anos!!

O incrível e atemporal escritor Stephen Covey, que para muitos ainda é um autor desconhecido e que não me canso de recomendar a todos que tenho oportunidade, com seus livros: “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”  e “O 8º Hábito – da Eficácia à Grandeza“, que merecem estar em destaque em nossas Bibliotecas – físicas ou virtuais, pois são verdadeiros patrimônios de gestão e liderança.

Sempre retorno aos livros do Stephen, de tempos em tempos, revejo os CDs com os filmes motivacionais que tenho e repenso diversos dos temas tratados!  Muito, muito valoroso!

A força do ser integral, do potencial das pessoas como mola mestra para fazer a diferença nas empresas, na economia, nos resultados.

Covey defende o 8º Hábito como uma atitude mental,  um conjunto de habilidades voltada ao potencial das pessoas, exercitado por líderes que comunicam às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão clara que elas mesmas passam a enxergá-los.

É essencial ouvir as pessoas, envolvê-las e afirmar o valor dessas pessoas como seres integrais (pessoal & profissional indivisíveis), únicos, fortalecendo a liberação de seu potencial.

Nesse conjunto de habilidades um Líder deve:

  1. Modelar as pessoas e a equipe, inspirando confiança, com autoridade moral pessoal, tendo confiabilidade.
  2. Descobrir caminhos, ter coragem e determinar o rumo, criando a ordem sem exigi-la, gerar identificação pessoal, através de humildade e respeito e envolver as pessoas para seguir o líder de forma natural, visando o atingimento das decisões estratégicas, baseado em valores e objetivos da mais alta prioridade, com grande conexão emocional, com autoridade moral visionária.
  3. Alinhar estruturas, sistemas e processos, dentro dos objetivos mais prioritários, como uma forma de alimentar o corpo político e o espírito de confiança, de visão e de fortalecimento, propiciando a autoridade moral institucionalizada.
  4. Fortalecer, libertando o potencial humano sem motivação externa, comungando de uma crença profunda na capacidade de escolha das pessoas, resultando em autoridade moral cultural.

 

O ganha-ganha das relações pessoais e profissionais ensinadas por Covey, foi um dos princípios motivadores do Projetando Pessoas.

No meu portfólio de palestras, Os Sete Hábitos das Pessoas Eficazes, é uma das palestras de maior sucesso de feedbacks.

Falar sobre Os Sete Hábitos é enriquecedor, e para quem não conhece, são eles:

  • Hábito 1: Ser Proativo;
  • Hábito 2: Começar com o Objetivo em Mente;
  • Hábito 3: Primeiro o Mais Importante;
  • Hábito 4: Mentalidade Ganha-Ganha;
  • Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido;
  • Hábito 6: Criar Sinergia;
  • Hábito 7: Afinar o Instrumento.

É do Stephen R. Covey, que faleceu em 2012, a frase sempre atual sobre ser protagonista de sua história:

“Se você é proativo, você não tem quem esperar por circunstâncias ou outras pessoas para criar perspectiva expandindo experiências.

Você pode, conscientemente, criar por você mesmo.“

 

SANDRA PORTUGAL
Projetando Pessoas
www.projetandopessoas.com.br
Siga @projetandopessoas no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

SANDRA PORTUGAL
Head da Projetando Pessoas há 11 anos, Empresa de prestação de serviços em coaching, mentoria de executivos e empresários, consultoria em gestão e empreendedorismo, eventos e palestras, com a missão de inspirar e desenvolver pessoas. Projetar Pessoas! Editora do Portal de Conteúdos www.projetandopessoas.com.br Matemática de formação, graduada pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE-UFRJ, MBA em Gestão de Negócios (FAAP-SP) e Gestão Avançada APG – Amana Key. 38 anos de experiência em posições executivas em grandes empresas, respondendo por gestão de pessoas, governança de processos e projetos complexos, tendo atuado em projetos de Transformação Digital e inovação. Sou Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante formada pelo INAP(Instituto de Neurociências Aplicada) com sólido portfólio de palestras realizado em eventos corporativos e workshops de liderança. Certificada Positive Practioner & Trainer pelo Instituto Felicidade é Ciência, atuo com Positive Coaching e Formação de Lideranças Positivas, baseados na Ciência da Felicidade e na Psicologia Positiva. Co-autora do Livro Liberte seu Poder, Editora Leader (2015), presença no Livro Undeterred (USA-2015) e autora de artigos periódicos em Portais de Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *