Longa “Tia Virgínia”, dirigido por Fabio Meira, ganha cartaz oficial e data de exibição no Festival de Gramado

Produzido por Janaina Diniz, longa participa da mostra competitiva no dia 13/08 e leva a protagonista Vera Holtz ao Festival pela primeira vez

Acaba de ganhar cartaz oficial o longa “Tia Virgínia”, protagonizado por Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso. O filme está entre os seis selecionados para a mostra competitiva de longas-metragens brasileiros do 51º Festival de Gramado e será exibido no dia 13 de agosto, no Palácio dos Festivais. O longa tem direção e roteiro do premiado Fabio Meira (“As Duas Irenes”), produção da Roseira Filmes e da Kinossaurus (produtora de Ruy Guerra e de Janaina Diniz) e distribuição da Elo Studios.

“É uma alegria voltar ao Festival de Gramado com um filme que discute o país através de uma família tão peculiar, que é a minha, mas poderia ser a de tantos outros brasileiros. ‘Tia Virgínia’ descortina o lugar delicado e invisibilizado de tantas mulheres que tiveram suas vidas alteradas por uma ‘sentença’, por não terem se casado ou sido mães”, declara o diretor. “E não posso deixar de sublinhar minha honra de estar acompanhado de elenco tão majestoso neste festival que festeja há cinco décadas o nosso cinema nacional. Mal posso esperar para ‘Tia Virgínia’ encontrar seu público”, complementa.

Na trama, Vera Holtz dá vida à personagem título, uma mulher de 70 anos, que nunca se casou ou teve filhos. Convencida pelas irmãs Vanda e Valquíria (vividas por Arlete Salles e Louise Cardoso), Virgínia mudou-se de cidade para cuidar da mãe idosa. No elenco também estão Antonio Pitanga, Vera Valdez, Amanda Lyra, Daniela Fontan e Iuri Saraiva.

Ao longo de um único dia, quando a família se encontra para celebrar o Natal após a morte do patriarca, “o filme fala da mudança do paradigma constrangedor de uma sociedade que não sabe lidar com a velhice. ‘Tia Virgínia’ vai em busca do caminho dela para a velhice a partir de uma ruptura, que a leva a sair deste lugar melancólico, e se reinventar”, explica Vera, que aponta o contraste com a velhice ao descrever a sensação de participar do Festival pela primeira vez.

“Há 50 anos, eu escuto falar sobre o festival de cinema de Gramado. Há meio século acompanho colegas, filmes e a vibração dos que ganham o Kikito. Eu estou indo com esta alegria juvenil conhecer a história que este festival escreveu durante 50 anos e realmente se tornou um lugar emblemático, sobretudo por ser um festival no extremo sul brasileiro, o que dá um charme todo especial”, comemora.

 

FABIO MEIRA | Diretor

Diretor, roteirista e produtor, Fabio Meira estudou na Escola Internacional de Cinema de Cuba. Foi assistente de Ruy Guerra em 2004, em “Veneno da Madrugada”. Seu filme de estreia “As Duas Irenes” teve a première mundial no Festival de Berlim, circulou e foi premiado em diversos festivais importantes do mundo. O projeto “Tia Virgínia” recebeu o apoio para Desenvolvimento do prestigiado Programa Ibermedia.

 

ROSEIRA FILMES | Produtora

Fundada pelo cineasta Fabio Meira, a Roseira Filmes é um núcleo de produção de conteúdo para cinema e televisão. Produziu dois longas, três médias e um curta-metragem, em parceria com produtoras como Acere FC e Lacuna Filmes. “As Duas Irenes” (2017), estreou no Festival de Berlim e foi ganhador de quatro Kikitos no Festival de Gramado, entre eles o de Melhor Filme pela Crítica e Melhor Roteiro. O filme foi distribuído pela Vitrine Filmes no Brasil e vendido para países como Suécia, Polônia, México, Uruguai e China. Os médias-metragens foram exibidos em canais como ESPN, TV5, TV Brasil e Rede Record e premiados em festivais de documentário como “É Tudo Verdade”.

 

KINOSSAURUS | Produtora

A Kinossaurus é uma sociedade entre o cineasta Ruy Guerra e a produtora e diretora Janaina Diniz, que se lança ao desafio de explorar a linguagem audiovisual com objetivo de trazer produtos criativos ao grande público. Fundador da Kinossaurus, Ruy Guerra é um dos maiores embaixadores do cinema brasileiro: levou seis filmes às telas de Cannes, conquistou o Urso de Prata de Berlim com dois longas distintos, movimentou milhões de espectadores com suas obras em todo mundo. Além da preservação da importante filmografia do cineasta e da realização de suas novas obras, a Kinossaurus tem como objetivo revelar talentos ao mercado audiovisual.

 

ELO STUDIOS | Distribuidora

 

A ELO STUDIOS é um estúdio audiovisual que desenvolve, produz, e comercializa narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países. Especializada em inovação e entretenimento de impacto, desde 2005 distribuiu mais de 500 títulos incluindo filmes de mais de 1 milhão de espectadores no Brasil à premiados internacionalmente (indicação ao Oscar como O Menino e o Mundo) e distribuídos em mais de 100 países.

Focada em conectar ideias, criadores e talentos, a ELO STUDIOS possui um forte line up de produções originais, além de desenvolver e produzir o conteúdo certo para cada mídia. Como resultado de significativo investimento e parcerias, a ELO STUDIOS está trabalhando em 20 produções próprias para os próximos três anos, sendo nove delas já confirmadas com parceiros. A ELO STUDIOS lançou em 2022 o filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, sendo o maior sucesso nacional do ano, em número de semanas em cartaz, e segundo em público. A empresa também é responsável pela incubadora de projetos com diretoras – SELO ELAS – e outras iniciativas que valorizam a diversidade de estórias na frente e atrás das telas. Em 2023 irá distribuir mais de 14 lançamentos nos cinemas, incluindo “Saideira”, (comédia estrelada por Thati Lopes e produzida pela Glaz), “De Repente, Miss!” (co-distribuição ELO STUDIOS e Sony Pictures, com Fabiana Karla e Giulia Benite no elenco), “Madame Durocher” (com Mateus Solano, e as premiadas Marie-Josée Croze e Sandra Corveloni), e “Viva a Vida” (dirigido por Cris D’Amato em Israel, e estrelado por Thati Lopes e Rodrigo Simas). Fundada há 17 anos por Sabrina N Wagon, Ruben Feffer e Flávia Feffer, a ELO STUDIOS pretende inovar a cada ano, e levar diversas produções nacionais a um número cada vez maior de pessoas, tanto no Brasil, como no mundo.

 

 

Elenco:

Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Vera Valdez, Antonio Pitanga, Daniela Fontan, Iuri Saraiva e Amanda Lyra.

 

Ficha Técnica:

Roteiro/Direção: Fabio Meira

Produção: Roseira Filmes/ Kinossaurus Filmes

Produzido por:  Janaina Diniz Guerra, Fábio Meira

Produtor Executivo: Camilo Cavalcanti

Produtor Associado: Thiago Macêdo Correia

Direção de Fotografia:  Leonardo Feliciano

Direção de Arte: Ana Mara Abreu

Figurino:  Rô Nascimento

Técnico de Som: Marcos Manna Montagem: Karen Akerman, Virgínia Flores

Desenho de Som: Ruben Valdés

Música Original: Cesar Camargo Mariano

 

 

 

ArteCult – @CinemaeCompanhia 

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado,  @cineelaw e @marimastrange

#VamosParaOCinemaJuntos

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *