Lançamento dos livros “Tartum Ergo” e “John Clare Poemas” no Rio de Janeiro

O ArteCult esteve presente ontem, 27/6, no lançamento dos livros de poemas “Tantum Ergo” de George Anselmo Isidoro e “John Clare – Poemas“, este último tendo a tradução e organização de Alexei Bueno, na Blooks Livraria do Espaço Itaú de Cinema, Botafogo, Rio. Ambos os livros foram editados pela Hoblicua.

Nesta noite de autógrafos estiveram presentes também cineastas, escritores e poetas brasileiros.

Raphael Gomide (editor-geral do ArteCult), Alexei Bueno (poeta, editor e ensaísta brasileiro) e Douglas Machado (Cineasta, documentarista e roteirista)

Tantum Ergo” são as palavras iniciais das duas últimas estrofes do Pange Lingua, um Hino Latino Medieval escrito por São Tomás de Aquino.

“Tantum Ergo” vem ao mundo como registro de um lirismo autêntico, demonstrando que George Anselmo Isidoro pertence à estirpe dos poetas que não refugam diante do real, que não receiam a força do concreto, que não apelam à metáfora acidental; estamos diante de uma escrita que arranca da matéria a palavra, que não se dispõe a erguer muros entre os versos e o mundo. E nisso está, com efeito, a grande força de seu lirismo.

George Anselmo Isidoro, nascido em Teresina/PI em 1945, fez curso técnico em Contabilidade e trabalhou como contabilista até os 45 anos de idade. No meio tempo, cursou História. Ainda estudante de História, Isidoro começou a lecionar em escolas do ensino médio. Largou a Contabilidade para ser professor em tempo integral, lecionando até 2015. Hoje, aposentado, dedica-se à jardinagem.

John Clare Poemas” é a primeira antologia deste poeta publicada no Brasil. John Clare não chegou a receber o seu devido valor como poeta em vida; sua poesia só recebeu uma importante reavaliação no começo do século XX e hoje, ele é considerado um dos maiores poetas ingleses do século XIX. Graças às traduções feitas na mais estrita fidelidade formal por Alexei Bueno, o leitor terá contato com um incomparável sentimento lírico da Natureza. Clare, embora pouco conhecido fora do universo anglófono, é considerado um dos mais importantes nomes da poesia romântica inglesa. Essa coletânea é uma tentativa de corrigir esse desconhecimento e atiçar a atenção do leitor brasileiro para sua obra.

Alexei Bueno é poeta, editor e ensaísta brasileiro. Colabora em diversos órgãos de imprensa no Brasil e no exterior, é membro do PEN Clube do Brasil, e foi, de 1999 a 2002, Diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) do Rio de Janeiro, e membro do Conselho Estadual de Tombamento.

Veja abaixo um poema de John Clare, recitado por Renan Tempest. Música de Chopin.

 

 

 

 

RAPHAEL GOMIDE

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador e Diretor Geral do ArteCult.com, Sócio-fundador e editor do QuadriMundi, ambos projetos da Webstaff, sua empresa que está sendo estruturada e que também gerencia outros portais como o BandasNovas, OlheiroMusical, Bullyng nas Escolas, Reação Adversa e CasarOnLine. Apaixonado pela sua família e por toda forma de ARTE e CULTURA. No Facebook, administra vários grupos tais como Dicas de Filmes, Dicas de Livros, Dicas de Músicas , além das páginas Futuristiko (sócio-fundador), Infância80, Olheiro Musical, Bullying nas Escolas, Reação Adversa e Portal TEAmigo (app em desenvolvimento para a comunidade TEA - Transtorno do Espectro Autista).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *