Jorge Aragão comemora setenta anos em Madureira

‘JORGE 70’ na Portela

Jorge 70 - Divulgação

Jorge 70 – Divulgação

Sempre é tempo de celebrar Jorge Aragão. O cantor e compositor completou sete décadas e deu o pontapé inicial nas comemorações que estão desembarcando em 70 cidades. No dia 26 de outubro, sábado, a turnê JORGE 70 chega à quadra da escola de samba Portela com convidados mais que especiais. O sambista carioca Tiee, uma das principais revelações do gênero, fará participação especial no show.

Anfitriões da Portela e baluartes do samba, membros da Velha Guarda Show vão relembrar pérolas como “Lenço”, “Quantas Lágrimas”, Corri pra Ver”, “Coração em Desalinho”, “Vivo Isolado do Mundo” e “Foi um Rio que Passou em Minha Vida”. Os bambas também farão uma homenagem a outros mestres do samba. O músico Renato da Rocinha é a atração que abre o evento.

“Debruçar JORGE70 dentro da Portela é privilégio, honra. É chancelar uma conquista dentro do próprio segmento que atuo durante todo o ano, compondo fora do universo carnavalesco. Afinal, nasci aos pés de Madureira, onde hoje é a Policlínica de Cascadura. Em março. Num dia primeiro. E, coincidentemente, bday de errejota!” , diz Aragão.

 

Jorge Aragão - Foto:  Divulgação

Jorge Aragão – Foto: Divulgação

O evento marca a celebração da vida de um dos maiores gênios da MPB, aclamado como “O poeta do samba”, que escreve a sua história com composições que afirmam o seu gosto pela poesia e pela vida. Um gosto que se mostra nas suas canções, na observação do cotidiano, das paixões, de seus fins e recomeço, uma vastíssima obra gravada pelos maiores nomes do samba e da MPB em geral.

O sambista, que despontou como compositor em 1976 com o clássico ‘Malandro’, imortalizado oito anos depois por Elza Soares, leva ao público um show retrospectivo, que passeia por canções que marcaram a sua trajetória musical. Jorge adianta alguns sambas indispensáveis que estarão na apresentação: ‘Eu e Você Sempre’, ‘Lucidez’, ‘Moleque Atrevido’, ‘Alvará’, ‘Malandro’, ‘Vou Festejar’, ‘Coisinha do Pai’, ‘Enredo do Meu Samba’, ‘Coisa de Pele’, ‘Terceira Pessoa’, ‘Do Fundo do Nosso Quintal’, entre outras.

São 70 anos e uma carreira que começou nos anos 70. Mais de quarenta anos depois, a MPB continua reverenciando a caneta de Aragão. Beth Carvalho, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Alcione, Ney Matogrosso, Emílio Santiago, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Jorge Vercillo, Sandra de Sá, Elba Ramalho, Jair Rodrigues são alguns dos intérpretes que incluíram canções de Jorge Aragão em seu repertório.

Foi embaixo da famosa Tamarineira da quadra do bloco que seu talento deslanchou. Nasceram “Vou Festejar” (com Dida e Neoci) e “Coisinha do Pai” (com Almir Guineto e Luiz Carlos Chuchu), entre outros sucessos. Ali também surgiu a primeira formação do Grupo Fundo de Quintal, com Bira Presidente, Ubirany, Sereno, Almir Guineto e Neoci. Após participar da gravação do LP “Samba é do Fundo de Quintal”, em 1980, Jorge deixou o grupo para um bem-sucedido voo solo. Um voo alto que fez dele um dos maiores sambistas brasileiros, reconhecido internacionalmente.

Jorge Aragão – Foto: Marcos Hermes / Divulgação

Sobre JORGE 70

Aragão está celebrando a vida fazendo o que ama: cantar.  E, como não poderia deixar de ser, ao lado do público que o acompanha nestes mais de quarenta anos de carreira. Afinal, “é o povo quem produz o show e assina a direção”.

JORGE 70 é uma ousada turnê que começou em junho, no Rio de Janeiro, e percorrerá 70 cidades, com um fino repertório de 70 composições da carreira de Aragão – divididas durante a temporada – e com a participação de 70 artistas convidados – que se revezarão durante o projeto.

“Estou amando este negócio. Se não disser para eu parar eu vou embora e vou passar batido – como diz a garotada. Comemorar com amigos é indescritível. Tem sido uma gentileza ímpar ter tanta gente, de quase todos os segmentos musicais, junto comigo, doando um pouquinho da sua participação nesta comemoração”, completa.

SERVIÇO:
JORGE 70
Dia 26 de outubro, sábado
Horário: 13h
G.R.E.S Portela: R. Clara Nunes, 81 – Oswaldo Cruz,
Ingresso: A partir de R$ 25
https://www.ingressocerto.com/jorge-aragao-na-portela
Classificação: 16 anos

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *