Dicas de Exposições Olhar Evadido e Incomensurável Paixão : Imperdíveis exposições do projeto Sites Specifics, no Parque das Ruínas e na Laura Alvim

Créditos: Isabella Francisco – Cristina Lacerda

“Sites Specifics” ocupam importantes espaços culturais cariocas
As artistas visuais Patricia Guerreiro e Isabela Francisco criam instalações

Os “sites specifics“, instalações criadas especificamente para um espaço, ocupam a cidade carioca prossibiltando experiências únicas aos visitantes. Neste final de semana o Parque das Ruínas, em Santa Teresa, abriu “Olhar Evadido” de Patricia Guerreiro. Já em Ipanema, “Incomensurável Paixão“, de Isabela Francisco, ocupa há um mês as quatro salas da Casa de Cultura Laura Alvim.

 

A instalação criada por Patricia para o Parque das Ruínas em Santa Teresa conta com três obras suspensas feitas em 2 mil metros de arame farpado, sendo uma na fachada lateral da casa e duas no interior das ruínas.A montagem foi harmonizada no local, já que é uma arte em movimento constante que pode se modificar ao longo de sua permanência no Parque. A criação da artista carioca busca levar o público à reflexão da presença deste material e o que ele pode ver e sentir através do mesmo. É uma proposta de vivência sensorial.

Desde 2017, Patricia Guerreiro desenvolve sua pesquisa poética com o arame farpado. Durante dois meses a artista frequentou o Parque das Ruínas para estudar o local e verificar as melhores condições, sejam elas climáticas ou estruturais do local, para que tudo desse certo. Olhar Evadido é uma experiência sensorial.

Na Laura Alvim em Ipanema, Isabela Francisco tem causado sensações com a sua Medusa em fios de cobre. Os mitos sempre têm várias vertentes, uma que me chama atenção é o mito da Medusa. Antes de ser transformada em uma figura monstruosa, ela foi uma bela sacerdotisa, estuprada pelo poderoso Deus Poseidon, dentro do Templo de Atena. Em vez deste ser punido, Medusa foi julgada culpada por Atena, por profanar seu espaço sagrado.

Presenciamos ainda hoje, várias mulheres sendo consideradas culpadas quando são as verdadeiras vítimas.

“Durante o processo criativo, quando da montagem na galeria da peça Árvore da Paixão, passo a passo alterei a concepção inicial da obra, focando menos nos frutos e mais neste aspecto intrínseco da mulher violentada, que mesmo não tendo sido a culpada se vê incapaz, perante a sociedade machista, de viver plenamente o amor. Dedico, então, o presente trabalho ao mito grego da Medusa, hoje considerada um símbolo da luta dos movimentos feministas’ Conta Isabela Francisco.

SERVIÇO

Olhar Evadido – Patricia Guerreiro

  • Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
  • R. Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, Centro
  • Data: até 06/11/22
  • Horário: De quinta a domingo, das 9h às 16h
    Telefones: 21 2215-0621 | 21 2224-3922
    Não tem estacionamento
  • Entrada gratuita

Incomensurável Paixão – Isabela Francisco

  • Local: Casa de Cultura Laura Alvim
  • Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema, Rio de Janeiro
  • Data: até 09/10/22
  • Horário: 13h às 18h- de terça a domingo
  • Entrada franca

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *