Emuladores: Quem são, onde vivem, o que fazem!

Neste pequeno artigo decidi falar de uma coisa diferente dos jogos antigos, mas que tem tudo a ver com eles: tratam-se dos emuladores. Parafraseando a Wikipédia:

“Um emulador de console de jogos eletrônicos, videojogos ou videogames (pt-BR) ou emulador de consola de videojogos (pt) é um emulador criado para emular um console de videojogos em um computadorcelular ou em outro console”

Resumindo em miudos,  trata-se de um programa que emula um console antigo (ou não) em seu computador ou smartphone, permitindo jogar clássicos antigos. O programa faz isso, carregando roms, ou seja “imagens binárias” dos jogos, dentro dos emuladores, que as interpretam e permitem jogar. Magia negra? Nada! Programação e processadores poderosos.

Aliás o boom dos emuladores começam na década de 90, com processadores cada vez mais poderosos. Em 1994 surge o primeiro emulador de Atari 2600, e em 1997 com a consolidação dos processadores Pentium no mercado surgem diversos emuladores clássicos, sendo um de maior destaque o MAME, que permite jogar clássicos de Arcade (Aliás se vocês acharem legal, a gente faz um artigo exclusivo para a ArteCult a respeito dele) e outros de SNES, Mega Drive, etc.

Mas qual o emulador utilizar? E como obter as roms para jogar?

Bem, vou “quebrar esta” para vocês, inicialmente vou apresentar uma lista com os melhores emuladores para vocês se divertirem. Vamos lá!

E para quem quiser se aventura mais… tem este link bacana aqui!

Onde obter as roms

Quero jogar cadê as roms?

Mas, uma pergunta fica no ar: os emuladores são programas legais sob o ponto de vista jurídico? Obter as roms é pirataria?

Bem como sempre caíamos nas eternas discussões jurídicas. Enquanto o povo discute a respeito. Que tal uns links para vocês olharaem (baixar fica por conta de vocês, tenho nada a ver com isso…)

Agora vocês podem jogar os clássicos que eu divulgo aqui !

Bom divertimento a todos!

ANTÔNIO MARCELO

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

ANTONIO MARCELO
Jogador desde o antigo Telejogo, caiu na Terra há 50 anos e ainda não conseguiu ligar para casa pra voltar. Ama jogos de estratégia, guerra e espaciais (eletrônicos e de tabuleiro). Game Designer, Programador, artista voxel (isto descobri depois de velho) e Educador (sou apaixonado em transformar as pessoas). O resto são histórias ao pé da fogueira. Site: http://www.voxelhouse.com Artsation: https://www.artstation.com/mgleitef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *