Em Novembro de 1944, a primeira exposição coletiva de arte brasileira na Europa

Há 71 anos, em novembro de 1944, uma Londres ainda sob as últimas bombas alemãs recebia a primeira exposição coletiva de arte brasileira na Europa.

NV_Modernismo02NV_Modernismo03Obras de mestres do então jovem modernismo brasileiro, como Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Lasar Segall, aportaram em plena Academia Real de Artes, um bastião do conservadorismo artístico.

A mostra – capítulo pouco conhecido da história da arte e das relações exteriores brasileiras – poderá agora vir a ser remontada por iniciativa de um jovem diplomata que abraçou o tema em sua tese de doutorado.

Hayle Gadelha, 32 anos, é chefe do setor cultural da Embaixada do Brasil em Londres. Ao assumir o posto, em agosto de 2014, soube da existência da exposição pelo então embaixador Roberto Jaguaribe, que recebera a dica de um marchand carioca.

Veja mais no site da BBC Brasil

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador e Diretor Geral do ArteCult.com e Sócio-fundador e editor do QuadriMundi. Ambos projetos da Webstaff, sua empresa. Apaixonado pela sua família e por toda forma de ARTE e CULTURA. Nas redes sociais, administra além das páginas do ArteCult e QuadriMundi, as páginas do OlheiroMusical.com, Atuando, Dica de Vinho, Dicas de Filmes, Dicas de Livros, Dicas de Músicas, Futuristiko, Infância80, Olheiro Musical, Bullying nas Escolas, Reação Adversa e Portal TEAmigo (comunidade TEA - Transtorno do Espectro Autista).