Elenco de ‘Sob Pressão’ marca início da campanha de doação de sangue: um gesto simples, porém extremamente importante

Julio Andrade e Marjorie Estiano – Foto: Globo/João Cotta

Tomados pelo sentimento de solidariedade e dever cumprido, os atores Julio Andrade, Marjorie Estiano, David Junior e Barbara Reis, do elenco de ‘Sob Pressão’, estiveram no Hemorio na manhã desta quinta-feira, dia 2, no Centro do Rio de Janeiro, para dar início à terceira edição da campanha #correntesobpressão.

Neste ano – em que a doação de sangue se torna ainda mais necessária diante do contexto de pandemia e a consequente redução dos estoques nos hemocentros – a ação está sendo realizada em 120 cidades do país, que conta com cerca de 140 pontos de coleta espalhados por 20 estados brasileiros, e se estende ao longo de, pelo menos, uma semana.

Desde a sua estreia, em 2017, a série médica promove a reflexão e a mobilização da sociedade em torno de assuntos ligados à saúde e consegue estabelecer um diálogo direto com a população. É o caso da campanha de doação de sangue, que teve início em 2018, no Rio de Janeiro, e, desde então, vem sendo realizada pela TV Globo, com o objetivo de engajar cada vez mais pessoas em uma corrente do bem que pode ajudar a salvar vidas.

“O sangue é fundamental, ele é o nosso combustível e é o que faz a gente estar vivo. Estar aqui de novo abraçando essa campanha é muito gratificante”, diz Julio Andrade, o Dr. Evandro da série. Marjorie Estiano, que dá vida à cirurgiã vascular Carolina, reforça a necessidade da doação e o viés social da série. “A gente sabe da necessidade e da relevância. E o benefício que ‘Sob Pressão’ traz pra gente e pro público é de materializar isso, mostrar como a necessidade se apresenta e do quanto o gesto é simples”, define.

Barbara Reis – Foto: Globo/João Cotta

Novidades da nova temporada, Barbara Reis e David Junior compartilham a alegria e a satisfação de fazerem parte da ação e convidam o público a doar. “Fico feliz de estar nesse movimento. A pandemia diminuiu muito as doações de sangue. É importante que a gente faça esse movimento de retorno, de empatia e cuidado com o próximo. Se você puder doar e fazer parte dessa corrente do bem, procure o posto mais próximo da sua residência e doe sangue também”, diz David. “Me senti totalmente segura. Venham usando máscara e mantendo o distanciamento, e não deixem de fazer a sua doação. A gente ajuda a salvar vidas da maneira que a gente pode, que é doando”, completa Bárbara.

A data que marca o início da ação foi motivada pela exibição, na noite da última quarta-feira (1), do quarto episódio da temporada atual, em que um paciente precisa de sangue, mas não há mais bolsas disponíveis no hospital, despertando a reflexão sobre a importância da doação de sangue. O público que desejar doar deve verificar com o Hemocentro de sua região o protocolo adotado para a doação.

Acesse a lista completa dos locais aqui.

David Junior – Foto: Globo/João Cotta

Em paralelo à campanha, a Globo ainda realiza, no dia 3 de setembro, um seminário on-line, em parceria com a PUC-Rio, reunindo universitários e universidades de diferentes regiões do Brasil para uma conversa com os atores Julio Andrade, Marjorie Estiano e David Júnior, o diretor Andrucha Waddington, o autor Lucas Paraizo e o médico consultor da série Marcio Maranhão. O evento será mediado pela jornalista Bianca Ramoneda e tem como intuito compartilhar com os estudantes a construção narrativa da série e como a discussão sobre saúde impacta a sociedade de várias formas, além de falar sobre a preparação para ‘Sob Pressão’, os dramas da vida real na ficção, o interesse do público em séries médicas, além da campanha nacional de doação de sangue.

Os interessados em acompanhar a conversa podem se inscrever no link: https://bit.ly/SeminarioSobPressao

Uma coprodução da Globo e Conspiração, ‘Sob Pressão’ é escrita por Lucas Paraizo com Márcio Alemão, André Sirangelo, Pedro Riguetti e Flavio Araujo, com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Andrucha, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Julio Andrade e Pedro Waddington. Com produção de Isabela Bellenzani (Globo) e Mariana Vianna (Conspiração), e direção de gênero de José Luiz Villamarim, a série vai ao ar às quintas-feiras, após ‘Império’.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja. Visite: Instagram.com/PortalMariBarcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *