e-Cidade apresenta evoluções no Latinoware 2023

Comunidade e-Cidade no Latinoware 2023

Durante os dias 18, 19 e 20 de outubro, aconteceu no Centro de Convenções da cidade de Foz do Iguaçu-PR, a 20ª edição do Congresso Latinoware – Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas. O evento alcançou 4 mil inscritos, entre estudantes, pesquisadores, desenvolvedores, usuários, representantes governamentais e da iniciativa privada, contando com mais de 130 palestrantes nacionais e internacionais, cerca de 300 atividades e com transmissão online pelo endereço https://www.youtube.com/@LatinowarePlay/streams.


A Comunidade do Software Público e-Cidade marcou presença novamente no evento e no dia 19/10 apresentou uma grade de palestras abordando as diversas funcionalidades do sistema, além de oficinas técnicas, novos projetos e casos de sucesso na utilização do software. A trilha de palestras do e-Cidade na “Sala Equador” trouxe os seguintes temas:

* A História do e-Cidade
* Conhecendo o e-Cidade: da instalação até o primeiro empenho.
* A incorporação laravel e vue.js ao e-Cidade
* O processo de migração PHP 5.6 para 7.4: o caso do e-Cidade
* Como’ codar’ novas funcionalidades no e-Cidade
* Como usar o e-Cidade para modernizar os serviços municipais
* Conhecendo o e-Cidade : área tributária e o e-social/EFD-Reinf

Os conteúdos das palestras podem ser acessados no link: https://www.youtube.com/@LatinowarePlay/streams

Confira a participação da comunidade e-Cidade:

 

De acordo com Evandro Schaulet Diretor de Operações da DBSeller Sistemas Integrados: “tivemos a oportunidade de tratar de assuntos técnicos e detalharmos os módulos do sistema, o que possibilitou uma maior aproximação com os membros da comunidade”. “Vivenciamos durante o evento um ambiente repleto de palestras de alto nível focadas em tecnologias livres, além de conteúdos sobre inovação, carreira, tecnologia, liderança, comportamento e muito outros. Foi uma excelente experiência e já estamos ansiosos pelo Latinoware 2024.”, completou Evandro.

Para Igor Ruas, Diretor de tecnologia da Contas Contabilidade e Consultoria para a Gestão Pública, “O Latinoware é uma grande referência para Software Livre na America Latina. A variedade de temas é um grande diferencial. Podemos ver assuntos abordados por palestrantes internacionais, como Jonh ‘Maddog’ Hall, presidente do conselho do Linux Professional Institute e temas como o do e-Cidade. Muitas palestras abordaram o uso do sistema e as tecnologias envolvidas. Além disso, tivemos momentos de conexão com pessoas de diversas partes do Brasil.”

Daine Alves, gerente de projetos da Cooperativa de TI Librecode: “nós demonstramos nosso compromisso com a promoção de soluções de código aberto e um futuro mais livre e acessível na área da tecnologia. Apresentamos com orgulho o LibreSign, nosso mais recente produto, que despertou grande interesse na comunidade de software livre. Através de palestras e exposições, destacamos nossa ativa participação na disseminação de ideias e práticas sustentáveis no universo do software livre. Além disso, fortalecemos nossa parceria com a comunidade e-Cidade, e expressamos nossa gratidão a todos que nos apoiaram e compartilharam dessa experiência conosco, ressaltando a vital importância de preservar a soberania digital para todas as pessoas.”

Com foco na transformação digital dos municípios brasileiros, e atendendo a demanda de melhoria por serviços em uma das áreas mais sensíveis: a saúde, a comunidade apresentou os primeiros passos da parceria com o Ministério da saúde no projeto de integração do e-Cidade com o e-SUS APS, que será realizado na cidade de Canoas-RS. A ideia é que o projeto possa ser disponibilizado para todas as prefeituras brasileiras.

Foto Oficial: Congresso Latinoware 2023

Rodrigo Gaete ( Ministério da Saúde) e Rogério Alves de Souza ( Canoastec-RS).    Foto oficial: Congresso Latinoware 2023

O anúncio do projeto foi realizado por Rodrigo Gaete, Coordenador Geral de Projetos e Inovação na APS (SAPS) do Ministério da Saúde e por Rogério Aves de Souza, Diretor de projetos e Sistemas da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (Canoastec) de Canoas-RS. Rodrigo e Rogério reforçaram em suas falas a importância do uso de Softwares Livres nas Políticas Públicas de Saúde e que o projeto poderá ser uma referência para o Setor Público.

Atualmente, de acordo com o 1° mapeamento realizado pela comunidade, mais de 60 prefeituras adotam o e-Cidade, além de tribunais e câmaras municipais. O Sistema funciona em cidades pequenas, médias e grandes e pode ser acessado no Portal do Software Público Brasileiro.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Artecult e o e-Cidade?

Portal ArteCult:

Mais sobre e-cidade:

Congresso Latinoware:

Existem empresas que coordenam o processo de produção colaborativa e podem ajudar a sua cidade na utilização de sistemas integrados como base de informações para projetos de Cidades Inteligentes:

Clique AQUI para ver mais artigos da Comunidade e-Cidade em parceria com o ArteCult !

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *