Dia Internacional da Dança: Dicas de Espetáculos para Comemorar!

Foto: Fernando Nogueira (@fee.snogueira)/ Grupo Experimental Sapateia 

No dia 29 de abril comemora-se o dia internacional da dança, assim instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982, em homenagem a Jean-George Noverre, um grande mestre da dança. Para celebrar esta data, nada melhor que incentivar a retomada cultural indo ao teatro, e por isso a equipe do AC fez uma lista de espetáculos em cartaz no fim de semana para deleite de nossos seguidores!

 

RIO DE JANEIRO

DANÇA NA CALÇADA 2022 
Criado em 2011, o evento ocupa um espaço urbano a fim que jovens artistas tenham a possibilidade de apresentarem sua arte.

programação:

Dia 29 /abril O gran Circo de Rosália

Dia 30 /abril Mostra de Dança com grupos de dança convidados .

* Fique atento em caso de chuva o evento será transferido

Informações:
dancanacalcada@gmail.com
@dancanacalcada

21 34427536

Local: R. Belo Horizonte 196 – Bangu.
Gratuito

 

CENTRO COREOGRÁFICO:

No Teatro Angel Vianna do Centro Coreográfico estão em cartaz dois eventos:

 

O RIO DANCE LAB é um evento de Danças Urbanas/Street Dances idealizado e dirigido por Rodrigo Soninho.

É voltado para dançarinos amadores,jovens ou adultos,interessados em estudar a Cultura das Danças Urbanas/Street Dances,seja apenas por apreciação ou para integrar o cenário profissional das Street Dances.
Informações:
@riodancelab

 

 

 

O evento DE FRENTE COM BAMBA”HOMENAGEIA PAULINHO SABIÁ” se caracteriza por promover a cultura brasileira e nesta edição em especial homenagear o Mestre Paulinho Sabiá, que é referência mundial da capoeira, traz também dinâmicas com o samba de roda e aulas práticas.
Informações:
@grupo_capoeira_brasil_m.kalb

 

 

 

CCCRJ – CENTRO COREOGRÁFICO DO RIO  DE JANEIRO
https://centrocoreografico.wordpress.com/2022/04/09/programacao-de-abril-mes-do-dia-internacional-da-danca/

@ccoreograficorj

 

SÃO PAULO

 

RELANCE – Grupo Experimental Sapateia

Grupo Experimental Sapateia. Foto: Fernando Nogueira (@fee.snogueira)

O espetáculo transmite a dança através do som dos pés que ecoam uma sensação de força, impacto e a movimentação do corpo, experimentando novos caminhos trazendo a leveza e delicadeza do tema.  A existência do ser humano é contada em coreografias de sapateado com movimentações contemporâneas criando uma relação introspectiva com o público, podendo assim, transformar o sentimento em movimentos.

Dia 30 de abril de 2022
Sábado, às 20h
Local: Teatro Municipal de Mauá
R. Nadir Alves, 353 – Vila Noemia, Mauá – SP
Ingresso: Grátis (retirar com 1h de antecedência na bilheteria do teatro)

@gesapateia

 

PIXINGUINHA – DIÁLOGOS DE SONS E SONHOS

Um espetáculo de sapateado, piano e voz, em prol dos bailarinos da Ucrânia.

Baseado nas obras de um dos maiores nomes da música brasileira, o espetáculo “Pixinguinha- Diálogo de sonhos e sonhos” promove uma verdadeira viagem sonora, através do sapateado, piano e voz. O musical une música e sapateado pra debater a ideia do homem como “figura sonora”, partindo de uma personagem que conta sua trajetória no mundo, tentando entender como somos prenchidos de som e silêncio e como nossas emoções influenciam nossos passos na vida, da voz ao choro, do canto ao riso.

Informações:

@fcopasetic

 

RIO GRANDE DO SUL

GAIAS – 15 ANOS BAILA CASSINO: DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

GAIAS busca mostrar a força feminina em cada vida dançante, a partir de um grupo de mulheres maduras que, juntas, movem-se espontaneamente provocando o despertar da alma feminina. Produzido durante a pandemia, a videodança tem como tema o município do Rio Grande, com atravessamentos marcantes de pessoas e lugares de nossa terra. A criação é inspirada pelo frescor marinho que a península riograndina evoca.

Sexta às 20h00

29 de Abril

Link: https://bileto.sympla.com.br/event/72709

Teatro Municipal do Rio Grande – Av. Maj. Carlos Pinto, 312, Rio Grande – Rio Grande do Sul

@teatromunicipaldoriogrande

@danillopartcastro

 

RECIFE

FEEDBACK – André Braga & Claudia Figueiredo (PT)

FEEDBACK no Trema Festival. Foto: Instagram.

Um monte de pedras, um microfone e uma máquina de fumo. O som. O sopro. Uma confissão. O que pode um corpo? Uma busca por novas gramáticas de sensibilidade, da inteligência selvagem dos corpos, do corpo chão da terra que reflete memórias ancestrais e desconhecidas. O som captado e manipulado ao vivo foi a pista eleita para centrar a pesquisa. O Feedback enquanto elemento invisível que promove a baralhação entre o dentro e o fora, um conjunto variável de lugares que se conseguem visitar.

O espetáculo compõe o Trema! Festival.

29 abr – 2022 • 19:00 > 20:00

Evento presencial em Teatro Hermilo Borba, Recife – PE

@tremafestival

 

BRASÍLIA

FESTIVAL BRASÍLIA EM DANÇA 2022

O Teatro Yara Amaral, no Sesi de Taguatinga, recebe, nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, o Festival Brasília em Dança. O objetivo é dar uma oportunidade para bailarinos, professores, mestres, jurados, coreógrafos e diretores exporem a produção artística, após o período de isolamento social causado pela pandemia da covid-19. Serão fóruns e workshops, além de competições de danças com 198 apresentações. São 335 bailarinos inscritos individualmente e integrantes dos 34 grupos concorrentes de Brasília, Goiás e Minas Gerais.

Festival Brasília em Dança

de 29 e 30 de abril e 1º de maio, a partir das 14h, na QNF 24 – s/n – Taguatinga

@brasiliaemdanca

 

 

 

Author

Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *