Da indústria à arte: IED promove palestras que giram em torno da exposição “Força Precisão Leveza – aço e criação artística” do MAM Rio

As pessoas poderão participar das conversas abertas e gratuitas no IED sobre os diversos usos do aço, e ainda integrar a visita guiada à mostra, com entrada franca
Acontece nos dias 28, 29 e 31 de janeiro de 2020, às 19h, no Istituto Europeo di Design (IED), uma série de palestras que tem como inspiração a exposição “Força Precisão Leveza – aço e criação artística”, em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ) até o próximo dia 2 de fevereiro. A mostra reúne esculturas em aço criadas por três grandes artistas – Franz Weissmann(1911-2005), Amilcar de Castro (1920-2002) e Waltercio Caldas (1946), e tem curadoria de Franklin Espath Pedroso. A exposição é patrocinada pela siderúrgica Ternium, que também é mantenedora do MAM e conta com apoio do IED.

A série de palestras tem por objetivo discutir as diferentes formas do uso do aço como matéria-prima, já que hoje, o aço no mundo contemporâneo é muito presente na arquitetura, na engenharia, nas artes plásticas e no design. E para discutir essas inúmeras possibilidades, haverá um grupo de profissionais oriundos dessas respectivas áreas, capazes de apontar novas perspectivas sobre este material.

Entre os palestrantes está o Coletivo CRIA, que é um grupo formado por quatro ex-alunas do IED Rio que cria conceitos para exposições, cenografias e eventos. Neste encontro, o grupo contará sobre as experiências e como foi a conceitualização e a realização da exposição. Também terá a participação do designer Claudio Lamas. Claudio é doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, e foi professor assistente do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Por fim, terá uma palestra ministrada pelo arquiteto catalão, Josep Ferrando, que tem seu trabalho exibido em diversos países como Estados Unidos, Suíça, Suécia, Noruega e Portugal.

É necessário que as pessoas interessadas façam inscrições prévias pela internet. Todos os inscritos nas palestras, que fizerem o check in no IED, poderão visitar a exposição no MAM no dia 1º de fevereiro, com visita guiada e gratuita.

Programação:

28 de janeiro de 2020, às 19h:

Coletivo CRIA – Conceito e realização do projeto expográfico de “Força Precisão Leveza – aço e criação artística”

Inscrições: http://ied.edu.br/rio/evento/coletivo-cria-conceito-e-realizacao-do-projeto-expografico/

O Coletivo CRIA é formado por quatro ex-alunas do IED Rio:Cissa Baiseredo, Mariana Albuquerque, Raffa Chinelli e Paula Costa, que atuam em projetos onde o espaço é o principal elemento. O grupo cria conceitos para exposições, cenografias e eventos. O projeto expográfico da exposição “Força Precisão Leveza – aço e criação artística”foi desenvolvido sob a responsabilidade do coletivo com apoio do IED. Neste encontro, o grupo contará sobre as experiências e como foi a jornada: da conceitualização à realização deste desafio.

29 de janeiro de 2020, às 19h:
Claudio Lamas- Designs Clássicos em Aço

Carioca, nascido em 1960, Claudio Lamas possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), especialização em Ergonomia pela Fundação Getúlio Vargas (1989), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2012). Até 2018 foi professor assistente 1 do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto. Atua principalmente nos seguintes temas: história do design, história do design no Brasil e história do design aeronáutico, tendo publicado o livro “Luftwaffe Confidential- Fundamentals of Modern Aeronautical design”, publicado pela editora alemã EQIP, em 2012. Atualmente participa dos seguintes cursos do IED: Design de entretenimento, Design de produto e Design de mobiliário.

31 de janeiro de 2020, às 19h:
Josep Ferrando – “Infraestructuras Habitables”

Mentor do curso Master MA.DE.IN – Design do Espaço, é arquiteto catalão que combina o design e a construção com suas atividades acadêmicas. Ministra aulas em diferentes universidades desde 1998, como: Escola Técnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB), La Salle Engineering y Architecture School, University of Illinois at Chicago (UIC), IED Barcelona y Escola de Disseny i Art de Barcelona (Eina). Foi professor convidado da Hochschulefür Technik Zürich (HSZT), Escola da Cidade em São Paulo, Universidade Positivo (UNICENP) em Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidad Torcuato di Tella de Buenos Aires (UTDT). Deu palestras em diversas universidades, incluindo a Harvard Graduate Schoolof Design, Cornell University, Universidad de Palermo in Buenos Aires, Universidade de Illinois em Chicago, e na conferência da União Internacional de Arquitetos (IUA) em Tokyo. Seu trabalho tem sido exibido em diversos países incluindo os Estados Unidos, Suíça, Suécia, Noruega, Portugal, e em Galerias de Arquitetura Prestigiadas, como a Aedes Berlin e eventos como a Biennale di Architettura em Veneza.

Serviço: IED Parla -“Força Precisão Leveza – aço e criação artística”

28, 29 e 31 de janeiro de 2020, às 19h

IED (Istituto Europeo di Design)
Av. João Luis Alves, 13, Urca
Telefone: 21 3683 3786
Entrada gratuita
Inscrições: http://ied.edu.br/revista/noticias/ied-parla-forca-precisao-leveza-aco-e-criacao-artistica/

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com - Rio
Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *