Convocatória ARTECULT: Envie seu vídeo em comemoração ao Dia Internacional do Sapateado (25/5)!

 

Na próxima terça-feira, dia 25 de maio comemora-se o Dia Internacional do Sapateado.

Bill “Bojangles” Robinson (1878 – 1949) em Nova York -1941. (Foto de Mark Rucker/Transcendental Graphics, Getty Images)

Graças a Lei oficializada pelo governo americano, regido por George Bush no dia 7 de novembro de 1989, o Dia Nacional do Sapateado nos Estados Unidos logo tornou-se o Dia Internacional do Sapateado, sendo também acolhido pelos sapateadores espalhados pelo mundo.

A escolha da data é uma homenagem  ao nascimento de Bill Robinson Bojangles, ícone, um dos precursores do sapateado americano que muito contribuiu para seu desenvolvimento técnico. A genialidade desse grande artista negro e seu esforço para alcançar o sucesso na sociedade americana de início do século, deve ser lembrada e exaltada.

Entendendo a importância da comemoração dessa data como um meio de incentivo e visibilidade para este fazer artístico, o ArteCult convida artistas, companhias e escolas de dança a enviarem vídeodanças, a fim de promover a apreciação coreográfica no canal da dança no dia 25 de abril de 2021.

 

Para fazer parte dessa ação em prol da divulgação da arte do sapateado, basta enviar até dia 23/5 o link da vídeodança para o e-mail DiadaDanca@ArteCult.com com os seguintes dados: nome da obra e do artista, breve biografia do artista e links das redes sociais (intagram, facebook, youtube). A inscrição é gratuita e não há limite de inscrição de coreografia por grupo!

Serão escolhidos 10 vídeos e a divulgação do resultado acontecerá aqui no canal no Dia Internacional do Sapateado, 25/5.

Os selecionados, além de terem sua obra coreográfica compondo a programação, terão sua trajetória artística relatada.

Não deixe de participar !!

 

Equipe AC – DANÇA

ARTECULT.COM

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rafaeli Mattos
Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *