Comunidades i-Educar e Amadeus se aproximam

 

Pela primeira vez na história do modelo do Software Público duas comunidades vão realizar uma aproximação para construir uma pauta conjunta. Na reunião da Comunidade i-educar realizada no final do mês de novembro, os participantes do encontro aprovaram pela aproximação entre as duas comunidades. O motivo principal é que se tratam de soluções que são complementares e a atuação colaborativa pode melhorar a qualidade do ensino no Brasil.

O primeiro passo será a retomada da Comunidade Amadeus, que ficará sob a responsabilidade da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) e contará com representantes de outras comunidades do Software Público, como o e-Cidade e o próprio i-Educar.

 

Sobre as ferramentas

O i-educar é um software público de gestão escolar (PHP) que centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos e o tempo de atendimento ao cidadão, racionalizando o trabalho do servidor público, tornando mais eficaz a gestão dos processos escolares, matrículas e dados dos alunos para professores e para as secretarias de educação.


O Amadeus é um Sistema de Gestão do Aprendizado (LMS – do inglês, “Learning Manager System”), baseado nas experiências de usuários com sistemas para EAD (Educação a Distância). A plataforma Blended Learning oficial brasileira, foi adaptada para o professor, o tutor ou aluno obterem um melhor desempenho e interação com o material de aprendizado, utilizando diversos recursos em uma única plataforma.
A plataforma já foi muito utilizada tanto para ensino a distância híbrido (presencial com atividades virtuais), quanto totalmente remoto, como ocorreu durante a pandemia de Covid 2019.

 

A Importância da integração

Raquel Aguiar, gerente comercial da Portábilis

Na percepção de Raquel Aguiar, gerente comercial da Portábilis, uma das prestadoras de serviços da i-Educar:

“ A integração dos sistemas i-Educar e Amadeus representa uma inovação significativa na gestão pública municipal de educação, combinando eficiência administrativa com avanços no ensino e aprendizado. O i-Educar, especializado na gestão escolar, ao unir-se com o Amadeus, focado na gestão de aprendizado, cria uma solução abrangente para as secretarias de educação”. “Esta fusão não só aprimora a tomada de decisões e a alocação de recursos, mas também impacta positivamente professores e alunos, oferecendo uma educação mais personalizada e eficiente”, complementa Raquel.

João Sedraz, Professor e pesquisador da UNIVASF

Já o professor João Sedraz. Doutor em Ciência da Computação, Professor e pesquisador da Univasf e coordenador de desenvolvimento do Amadeus LMS diz :

“ No momento estamos em busca de parcerias para integrar o Amadeus LMS a sistemas de gestão escolar tradicionais e fazer uma correlação que é muito diferenciada, combinando tanto a gestão escolar, seja de histórico, de notas, de frequência do estudante, com ferramentas que oferecem estimulo a autoregulação da aprendizagem que é o que é oferecido pelo Amadeus.”

O desenho do projeto conjunto será definido ainda no decorrer de 2023, pois a intenção das duas comunidades é oferecer a integração do i-educar e Amadeus para as áreas responsáveis pelas políticas de educação no próximo ano.

Conheça um pouco mais sobre as ferramentas:

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *