Cavalo de Pau – Uma nova HQ: Confira nossa entrevista com o quadrinista LIPE DIAZ sobre esse espetacular lançamento

Confira uma super entrevista com Lipe Diaz o criador da nova HQ Cavalo de Pau

 

Recentemente a campanha da HQ Cavalo de Pau recebeu do site Catarse (site de financiamento coletivo) o selo projeto em destaque! Confira a nossa entrevista com LIPE DIAZ, o quadrinista idealizador desse espetacular lançamento:

 

1.Nos conte sobre os seus sonhos e objetivos dentro do universo dos quadrinhos. Nos fale um pouco da sua trajetória de carreira.

Lipe Diaz: Tenho memórias muito claras dos livros ilustrados que li na infância, em destaque o livro “Feliz Aniversário Charlie Brown” do cartunista Charles M. Schulz. Me identifiquei totalmente com o snoopy. Minha primeira memória desenhando foi nas páginas deste livro e em cadernos. Eu brincava de desenhar com meu pai e rabiscava meus cadernos e livros. Daí para os quadrinhos de heróis foi uma questão de escolha.

Na adolescência me sentia desconectado quando mudei de bairro, e em certo dia, ao ir para a escola sozinho, fiquei encantado com capa de revista que vi em uma banca de jornal. No dia seguinte voltei com dinheiro para comprar esse Gibi e foi assim que me tornei leitor do WOLVERINE, personagem da Marvel comics que na época era desenhado pelo artista americano Marc Silvestri. Nessas leituras mensais eu fantasiava seguir em frente sem levar desaforos para casa. Anos mais tarde, como profissional de quadrinhos conheci o Marc Silvestri pessoalmente na New York Comic-Con, pois meu roteirista na época mediava uma palestra dele.

Me emociono só de lembrar e hoje tenho em meu estúdio uma cópia deste primeiro Gibi que li, cópia autografada pelo artista que me fez amar os quadrinhos pela primeira vez. Foi um trajeto longo até aquele momento, mas meu primeiro passo foi sonhar e desenhar os quadrinhos de meus personagens.

O segundo foi me inscrever em um curso de desenho, conhecer outros criativos e publicar com eles em uma revista independente chamada troia. Foi tão interessante ser aluno de desenho na infância que hoje também sou dono de uma escola de artes visuais no centro do rio de janeiro, mas isso tudo não aconteceu de um dia para o outro. Meu sonho sempre foi trabalhar com quadrinhos, não importando como.

Após a revista Troia saí do exército, na época eu era militar, me formei em desenho industrial e me afastei dos quadrinhos, vindo a atuar em várias empresas como designer. Certo dia vi que um amigo meu que conheci na Troia estava trabalhando profissionalmente com quadrinhos. O procurei e fui fazer o mesmo curso que ele fez, a Impacto Quadrinhos em São Paulo.

A viagem Rio São Paulo aos sábados era cansativa, mas ele se destacou e abriu uma Impacto no Rio. Acabei terminando o curso como aluno do Carlos Rafael, me profissionalizei e entrei no mercado como artista e depois como professor e acabei me tornando diretor de escola Impacto Rio.

O ano que fui artista da NYCC foi o de 2014 e foi após o fechamento da Impacto. Como profissional de desenho me realizei trabalhando com quadrinhos, desenvolvimento visual para games, filmes, animações, ilustrações e escrita criativa.

2. Nos conte um pouco da história da HQ Cavalo de Pau. Dos roteiros e personagens das histórias.

Lipe Diaz: A cavalo de pau é um resgate, uma homenagem ao meu começo simbólico. Eu consigo escrever e desenhar sem dificuldade e na cavalo de pau posso fazer tudo isso, me reconectar com minhas origens. Me descobrir com editor me abriu um leque de possibilidades.

Nesta primeira cavalo de Pau desenhei duas histórias e escrevi todas outras. Desenhei as histórias State of Play, nome temporário em inglês pois foi escrita pelo norte americano Adam David os Angel Heroes do autor nacional Flávio. A primeira história é sobre uma criança vivendo aventuras com seus brinquedos favoritos e a segunda é sobre super heróis do passado retornando para salvar a terra, um épico moderno.

Tive a oportunidade de exercitar a escrita nas outras histórias. Pouca gente sabe, mas ganhei um prêmio nacional de redação na escola e era aluno nota 10 em redação publicitaria na escola técnica de comunicação. Como participo de eventos a anos sempre resisti a vontade de fazer obras autorais, já que é muito difícil vender algo que as pessoas não conhecem, meu foco estava apenas no desenho. Na HQ cavalo de pau procurei trabalhar com redesign de conceitos conhecidos, ligados à minha vida.

3. Qual foi o seu maior motivador para desenvolver o projeto da HQ Cavalo de Pau?

Lipe Diaz: Venho percebendo que o mercado nacional está amadurecendo e agora quero estar nele. Eu escuto muita música instrumental brasileira. Pixinguinha, Villa Lobos, Hermeto Pascoal, Luiz Gonzaga, Jazz, Blues, eles estão ali no plano de fundo da Cavalo de Pau entre a mitologia grega, nórdica e brasileira. Aonde eu poderia por tudo isso em um caldeirão?

4. Qual foi a sua maior inspiração para a criação da HQ Cavalo de Pau? Fale sobre a história dos personagens que fazem parte da HQ Cavalo de Pau?

Lipe Diaz: Minha vida cotidiana, as pessoas ao meu redor e o mundo dos sonhos. Estou em todas histórias.

Fui criado pelos meus avós em meio a um tio roqueiro e muitas tias, pessoas pouco interessadas nos estudos. Minha avó recebia uma pensão e viver ali com eles me fez criar meu próprio mundo interno, pois o mundo lá era minúsculo.

São Eles:

Pinóquio Aventureiro: A história do pinóquio tem a ver com minha fantasia de criar algo e arcar com as consequências disso. Eu tenho uma relação complicada com minha família, não tive raízes fortes, criei as minhas. Quando nasci meu pai, que é um artista, era muito novo e acabei crescendo em uma casa cheia de gente, nunca conheci minha mãe de sangue. Sinopse: Gepeto, o lendário guerreiro, vivia sozinho. Como hobby esculpiu um lindo boneco, com sua aparência quando jovem. Uma obra de arte, um jovem aventureiro. Em outro plano, um idoso feiticeiro, assiste a cena através de seu orbe mágico e dá vida à escultura. Ele gargalha assustadoramente sobre as sombras de uma idosa misteriosa.

Turma dos sacis vs King Kong: Certo dia indo para a LDZ Escola de Artes Visuais, Rua Buenos Aires, 23, centro do Rio de Janeiro, de ônibus, observei crianças parecidas com sacis brincando, indo para praia. Na LDZ tem uma escultura do King Kong, amo o King Kong. As ideias estavam ali. Sinopse: Em busca do Eldorado, uma famosa influencer digital, escoltada pelo ícone do carnaval carioca e seus mercenários, registra para seus seguidores, acontecimentos ocultos por séculos na Amazônia. No entanto, eles são surpreendidos por inacreditáveis criaturas mitológicas, que precisam proteger um portal para outra realidade. Deste portal, surge Kong, o Rei da floresta, instigando forças sobrenaturais.

Índigo: Quando sai da Impacto e me mudei para Sorocaba, São Paulo. Idealizei essa história lá, eu vivi algo parecido. A história começa com uma tensa conversa sobre filhos. A mulher não quer ter filhos, mas o marido sim. Essa tensão termina quando eles encontram um filhote de lobo na estrada. Uma história sobre adoção, paternidade e sobre qual fera alimentamos em nosso interior – o ódio ou o amor.

Tinpunk: A primeira vez que imaginei o Tinpunk foi quando eu dava aulas de desenho e imaginava fazer algo como essa revista com meus talentosos alunos, o personagem era já era um lutador punk extraterrestre, mas chamava Betinho Punk, risos. Anos mais tarde morei no bairro do Tim Maia e Betinho se tornou Timpunk, referência ao universo cyberpunk. O nome Timpunk foi alterado para Tinpunk em referência ao Tintin, personagem de quadrinhos com referência ao dinheiro criado pelo Hergê. Tinpunk é o campeão dos campeões, vale milhões.

Devido a sua fama como campeão invicto do Reality Show UFLC (Universal Fight Live Championship), Tinpunk é perseguido por competidores de todo o universo. Desaparecido por anos, seu rastro desta vez será seguido pelo famoso Homem Bomba, invicto na competição atual. O reality show UFLC (Universal Fight LIVE Championship) transmite, para todo o universo, confrontos onde dois adversários desarmados se enfrentam em combates corpo a corpo. O evento busca em todo universo encontrar o “campeão supremo de luta” e os competidores contratados pelo UFLC são acompanhados por drones em desafios pontuais. Tinpunk foi primeiro campeão da competição, tornando-se uma lenda a ser batida. Devido a uma tragédia familiar, Tin Punk resolveu se aposentar e assim o fez, mas o espetáculo precisou continuar.

David 7k: Minha escola de arte fica próxima à centros culturais e exposições, repletos de obras de artes e esculturas, tenho costume de apreciar estas exposições. Daí sonhei com David, esculpido pelo Michelangelo baseado no personagem Bíblico, em um mundo regional. É um mangá pois é o que sempre me perguntam em eventos locais. Você tem mangá? A saga do Rei David muito me encanta. Na primeira edição da Cavalo de Pau surge o universo 7k, uma realidade pós-apocalíptica, influenciada pelo movimento armorial. Neste cenário, um jovem pastor em um campo de batalha derruba um poderoso guerreiro, com apenas uma pedra e uma funda, o fraco vence o gigante. Ele deveria ter vencido?

5. O projeto já está em financiamento coletivo? Nos conte um pouco sobre essa iniciativa?

Lipe Diaz: Sim. Confira a página do projeto no Catarse, apoie.

Confira você mesmo. Link: http://www.catarse.me/hqcavalodepau

6. Quais são as premiações disponíveis para o projeto?

Lipe Diaz: Confira você mesmo. Link: http://www.catarse.me/hqcavalodepau

7. Provavelmente será uma série de quadrinhos. Nos explique a série e os lançamentos futuros.

Lipe Diaz: São conceitos de Graphic Novels que serão lançadas após o financiamento.

8. Nos conte sobre a formatação do projeto gráfico da Cavalo de Pau.

Lipe Diaz: Capa: 26×34.4cm, 4×4 cores, tinta escala em Triplex C2s LD 300g. Miolo: 64 páginas, 17x26cm, 4 cores, tinta escala em Couchê Fosco LD 115g. Lombada:4mm, Laminação fosca=1 lado(s) (Capa), Dobrado (Miolo), Cola PUR(Miolo).

9. Quais foram os artistas escolhidos para desenhar a HQ? Você está fornecendo um incentivo para os seus alunos?

Lipe Diaz: Muitos dos nossos colaboradores e alunos foram contratados por empresas multinacionais e clientes locais e isso sempre me animou a fazer algo com eles, só aguardei o momento certo para iniciar um projeto com eles. Testei ao limite todos eles, mas a vida é o maior de todos testes. Agora não é mais um teste, são histórias tomando forma. Eu desenhei as histórias que não escrevi. – Pinóquio Aventureiro, Gustavo Stumbo – Sacis vs Kong- Ronny Braga – Tinpunk- Victor Nogueira – Indigo- Alex Genaro – David 7k- Leandro – Angel Heroes – Criado pelo Flávio e desenhada por mim – State of Play- Criado por Adam Davis e desenhado por mim.

10. Quais serão os profissionais responsáveis pela colorização e editoração da obra? Nos conte um pouco sobre esse processo.

Lipe Diaz: Geraldo Filho está pintou as histórias que desenhei e o Pinóquio Aventureiro. Pedro pintou Sacis Vs Kong. As outras histórias ainda estão para serem pintadas. Devido ao orçamento optamos pela colorização dobre lápis definido nas histórias desenhadas pelo Gustavo e Ronny Braga. Nas histórias que desenhei fizemos de maneira mais tradicional, meus desenhos receberam arte final. State of Play foi arte-finalizada pelo Dym e Angel Heroes por mim.

11. Conte para nós o seu planejamento para a editora.

Lipe Diaz: A Cavalo de Pau é uma publicação anual, nela apresentaremos conceitos e histórias curtas para o público. Para ano que vem estamos planejando 4 Graphic Novels, mas dependemos da publicação deste livro primeira. Terei uma versão da Cavalo de Pau na CCXP desse ano, mas conto com seu apoio para publicação em offset deste livro.

12. Você irá participar de lives. Nos fale sobre os canais que já foram veículo de lives. Quais serão as próximas agendadas?

Lipe Diaz: Confira a relação atualizada em http://flow.page/hqcavalodepau

13. Lipe passe resumidamente a sua mensagem para os profissionais iniciantes, os que desejam entrar no mundo dos quadrinhos.

Lipe Diaz: Estude bastante, faça quadrinhos, cursos e mostre sua evolução no mercado. Não fique parado no tempo, busque orientações profissionais. http://www.ldzescola.com.br

14. Quais seriam os seus conselhos para quem está começando a carreira no mundo dos quadrinhos.

Lipe Diaz: Faça páginas de quadrinhos e aprenda com seus erros. Sua arte reflete seus conhecimentos.

 

CARLOS EWALD

Equipe @QuadriMundi

(Canal de Quadrinhos, Mangás e Animações do ArteCult.com)

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Author

Sócio-fundador QuadriMundi e direção geral do Canal QuadriMundi do ArteCult.com Coordenador de todas as seções do QuadriMundi, sendo elas: Comentando Quadrinhos, Quadrinhos do Passado, Mangá e Anime, Desenho Digital de Quadrinhos e Criação de Personagens, Dicas de Desenho de Quadrinhos a Mão Livre e Comentando os Super-Heróis e sua Evolução. Estudei desenho artístico na Sociedade de Belas Artes, Desenho Artístico no SENAC e Desenho de propaganda no SENAC. Me formando em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual. Também estudei fotografia na mesma instituição. Desde quando tinha 5 anos vivi no mundo dos quadrinhos com o meu tio avô Willi Mendell, dono da representação da King Features do Brasil. Publicitário, desenvolvedor web, programador e Game Designer me dediquei algum tempo a área financeira. Mas sempre desenvolvendo em paralelo minhas atividades relacionadas a quadrinhos, jogos e maquetes. Fiz varias exposições no Rio de Janeiro entre 1988 e 1995. Começei a trabalhar com o desenvolvimento de jogos (Board Games) no final da década de 80. Desenvolvi os mais variados títulos de jogos nas áreas de história e política a partir de 1990. Com uma equipe que consistia em um bom grupo de amigos, da qual tenho saudades, desenvolvi os jogos “Batalha nas Estepes”, “Mare Nostrum”, “Gladiadores” e “Semente do Futuro”. Fui dono de uma fábrica de miniaturas para D&D, AD&D e Gurps de 1988 à 1991. Participei de todas as edições da feira de quadrinhos estruturada pela Devir em conjunto com a Gibiteria Barbaras Magias na década de 1990 no Rio de Janeiro. Em algumas edições da Bienal do Livro estruturei maquetes com cenários de miniaturas para o estande da Devir. No final da década de 1990 fui para a Inglaterra, cidade de Londres onde tive a oportunidade de conhecer muitos profissionais da empresa Games Workshop, aprendendo sobre a concepção e o desenvolvimento de Board Games e miniaturas. Fui presenteado com os jogos Space Hulk e Warhammer 40K dos quais ainda tem em minha coleção até os dias de hoje. Trabalhei em varias agências de publicidade e propaganda, em treinamento executivo por 20 anos, ministrando treinamentos no IME - Instituto Militar de Engenharia e DADM na Marinha do Brasil, trabalhei na Vivo chegando a Assessor da Vice Presidência da empresa e sendo um dos mentores na criação da marca Vivo. Também atuei na Segurança Pública. Estude, na Lipe Diaz Escola de Artes Visuais, desenvolvimento de quadrinhos. Minhas influências são Jack Kirby, Jonhm Blanche, Jorge Guidacci, Jonhm Buscema, Sal Buscema, Boris, dentre outros mestres do desenho e quadrinhos. Sempre apaixonado pelos quadrinhos, Games e Board Games!! ewald.amazonas@gmail.com

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