Nova temporada do programa Entrevista, no Canal Futura, debate o conceito de branquitude e o papel da população branca na manutenção do racismo no Brasil

Fonte: Reprodução Futura

“Entrevista – Branquitude” estreia no próximo dia 5, às 20h45, em novo formato: duas apresentadoras vão conversar com especialistas sobre temas como privilégio branco, a criação do conceito de raça e a falsa ideia de neutralidade racial 

 

A nova temporada do programa Entrevista, no Canal Futura, vai debater desigualdade racial e violências contra a população negra sob um novo prisma: a branquitude e a responsabilidade da população branca na manutenção do racismo no Brasil. A série “Entrevista – Branquitude” estreia no próximo dia 5 de outubro (segunda-feira), às 20h45.

Nesta temporada, o programa ganha novo formato. Ao invés de um apresentador, duas apresentadoras vão liderar a série de conversas: uma mulher negra e uma mulher branca ouvem pesquisadores e intelectuais brasileiros sobre temas como a definição de branquitude; o privilégio branco; o homem branco a partir do olhar dos povos originários; a criação do conceito de raça; vantagens estruturais das pessoas brancas; a falsa ideia de neutralidade racial; e a branquitude na mídia, entre outras questões. As entrevistas foram gravadas de forma remota.

A série será apresentada pela jornalista Karen de Souza, apresentadora do Futura, e pela psicóloga Lia Vainer Schucman, professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em psicologia social e relações raciais. Entre os convidados da temporada estão especialistas como o advogado Silvio Almeida; a psicóloga e ativista Cida Bento; e o historiador indígena Casé Angatu, entre outros.

No primeiro episódio, Karen de Souza entrevista Lia Vainer Schucman sobre o tema da temporada: o que é branquitude. A psicóloga explica o conceito e a importância desta discussão.

“Em seus 23 anos, o Canal Futura sempre discutiu raça e diversidade. Relembrou e recontou histórias de homens e mulheres negros que ajudaram a construir este país, debateu o papel e as adversidades enfrentadas por negros e negras. Desta vez, na vanguarda novamente, discute a branquitude. A nova temporada do Entrevista quer explicar conceitos, dar voz a especialistas e ajudar a apontar caminhos que levem a mudanças reais e urgentes”, define o gerente do Canal Futura, José Brito.

O programa “Entrevista – Branquitude” também estará disponível gratuitamente no Futura Play.

Entrevista – Branquitude 

Canal Futura

Estreia dia 5/10 (segunda-feira), às 20h45

Exibição: Segunda a sexta-feira, às 20h45. Reprises de segunda a sexta-feira, às 1h15.

A nova temporada debate raça e diversidade ao colocar em discussão a branquitude. Qual é a responsabilidade da população branca na manutenção do racismo no Brasil? A psicóloga Lia Vainer Schucman e a jornalista Karen de Souza entrevistam pesquisadores, teóricos e intelectuais.

No primeiro episódio, Lia Vainer Shucman explica o conceito de branquitude e a importância desta discussão em entrevista a Karen de Souza.

Sobre o Futura

O Futura realiza a distribuição mulplataforma de conteúdo e metodologias socioeducacionais por meio de um canal de televisão acessível em todo o país pela TV aberta, por satélite e por assinatura, e com atuação em vídeo on demand em plataformas próprias e de terceiros. Essa experiência associa inovação em educação aos recursos da cultura digital, levando a educação para todas as telas e explorando fronteiras da tecnologia com soluções que envolvem, dentre outros recursos, os jogos eletrônicos e os chatbots.

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de invesr socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são SESI – DN e SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Votoranm. O Futura pode ser assisdo a qualquer hora e em qualquer lugar via Futura Play (www.futuraplay.org).

Fonte: Assessoria de Imprensa

 


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @cineelaw@hospicionerdoficialp

#VamosParaOCinemaJuntos

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *