Canal Brasil exibe mostra em homenagem aos 25 anos do Inffinito Film Festival

Filmes emblemáticos serão exibidos para comemorar o aniversário do maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior

O Inffinito Film Festival, maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior, completa 25 anos em 2021. Para homenagear o festival, responsável por divulgar o cinema brasileiro mundo afora, o Canal Brasil exibirá uma mostra especial com produções emblemáticas premiadas no festival ao longo de sua trajetória. A seleção vai ao ar em horário nobre, sempre aos sábados e domingos, de 04 a 26 de setembro, às 22h.

No primeiro fim de semana, os títulos exibidos serão: “O Quatrilho” (1995), de Fabio Barreto, no dia 04/09; e “Estômago” (2007), de Marcos Jorge, dia 05/09. Na semana seguinte, vão ao ar “O Beijo no Asfalto” (2018), de Murilo Benício, no dia 11/09; e “João, O Maestro” (2017), de Mauro Lima, no dia 12/09. “Raul – O Início, O Fim e O Meio” (2012), de Walter Carvalho, é o filme do dia 18/09; e “O Paciente – O Caso Tancredo Neves” (2017), de Sérgio Rezende, o do dia 19/09. No último fim de semana da mostra, serão exibidos “Loki – Arnaldo Batista” (2009), de Paulo Henrique Fontenelle, dia 25/09; e “Polaróides Urbanas” (2007), de Miguel Falabella, dia 26/09.

Pioneiro na promoção e difusão do cinema brasileiro no mercado internacional, o Inffinito Film Festival realizou, ao longo das últimas décadas, eventos, mostras e festivais de cinema em cidades como Miami, Nova York, Londres, Vancouver, Roma, Milão, Frascati, Madri, Barcelona, Montevidéu, Buenos Aires, Canudos e Bogotá. Em 87 edições dos festivais, o circuito soma mais de 1200 filmes exibidos para um público de mais de 2 milhões de pessoas, criando assim uma forte relação com o consumidor do produto audiovisual brasileiro no exterior. O pioneirismo da Inffinito também se espelha no mundo digital, com a criação da primeira plataforma online de cinema brasileiro: www.inff.online, lançada em 2020.

Mostra Inffinito Film Festival 25 anos:
Sábados e domingos de setembro, às 22h

Dia 04/09 – O Quatrilho
Dia 05/09 – Estômago
Dia 11/09 – O Beijo no Asfalto (2018)
Dia 12/09 – João, O Maestro
Dia 18/09 – Raul – O Inicio, O Fim e O Meio
Dia 19/09 – O Paciente – O Caso Tancredo Neves
Dia 25/09 – Loki – Arnaldo Batista
Dia 26/09 – Polaróides Urbanas

O Quatrilho- Foto: Divulgação

O Quatrilho (1995) (110’)
Horário: sábado, 04/09, às 22h
Direção: Fabio Barreto
Classificação: 16 anos
Sinopse: Rio Grande do Sul, 1910. Em uma comunidade rural de imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. Mas o tempo faz com que a esposa (Patricia Pillar) de um (Alexandre Paternost) se interesse pelo marido (Bruno Campos) da outra (Glória Pires), sendo correspondida. Após algum tempo, os dois amantes decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isto desprovida de romance.

Estomago – Foto: Divulgação

Estômago (2008) (112’)
Horário: domingo, dia 05/09, às 22h
Direção: Marcos Jorge
Classificação: 16 anos
Sinopse: Raimundo Nonato (João Miguel) mudou-se para São Paulo na esperança de ter uma vida melhor. Trabalhando como faxineiro em um bar, ele descobre que seu talento é mesmo na cozinha. Raimundo transforma o bar em um sucesso e acaba sendo contratado para trabalhar em um restaurante italiano da região como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que agora tem uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor, a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

O Beijo No Asfalto- Foto: Divulgação

O Beijo no Asfalto (2018) (102’)
Horário: sábado, dia 11/09, às 22h
Direção: Murilo Benício
Classificação: 12 anos
Sinopse: Arandir (Lázaro Ramos) presencia o atropelamento de um desconhecido em uma conturbada tarde no centro do Rio de Janeiro e tenta ajudar o rapaz. A vítima dá seus últimos suspiros depois de ter sido atingido por um ônibus e, como um desejo final, pede-lhe um beijo. Amado Ribeiro (Otavio Müller), repórter sensacionalista de um periódico local, presencia o afago derradeiro e leva a história ao corrupto delegado Cunha (Augusto Madeira). Juntos, enxergam a oportunidade de garantir uma manchete vendável para o jornal e notoriedade para o policial de baixa reputação. O ato nobre do protagonista, no entanto, ganha contornos trágicos quando as notícias o acusam de pederastia, adultério – seu casamento com Selminha (Débora Falabella) começa a ruir – e até assassinato em um cenário conservador da década de 1960 pouco antes do golpe militar.

João, O Maestro – Foto: Divulgação

João, o Maestro (2017) (116’)
Horários: domingo, dia 12/09, às 22h
Direção: Mauro Lima
Classificação: 14 anos
Sinopse: Quando criança, João Carlos Martins foi considerado um prodígio do piano. Aos poucos, sua fama ganhou os noticiários e levou o músico brasileiro à Europa e a outros países da América do Sul. Estabelecido como pianista de sucesso, na fase adulta, ele sofre um acidente que prejudica o movimento da mão direita. João tenta se reestabelecer e, enquanto isso, apresenta-se em concertos usando uma mão só. No entanto, um segundo acidente retira os movimentos da mão esquerda, o que faz com que ele, mais uma vez, tenha que se reinventar.

Raul – Foto: Divulgação

Raul – O Início, o Fim e o Meio (2012) (120)
Horário: sábado, dia 18/09, às 22h
Direção: Walter Carvalho
Classificação: 14 anos
Sinopse: Responsável por uma revolução não apenas na música, mas também na cultura do país de forma abrangente, com ideias libertárias e uma filosofia anárquica, Raul Seixas foi homenageado, 23 anos após seu falecimento, neste documentário de Walter Carvalho, que conta com depoimentos de Caetano Veloso, Marcelo Nova, Paulo Coelho e Pedro Bial.

O Paciente – O Caso Tancredo Neves – Foto: Divulgação

O Paciente – O Caso Tancredo Neves (2020) (110’)
Horário: domingo, dia 19/09, às 22h
Direção: Sergio Rezende
Classificação: 10 anos
Sinopse: Os últimos dias da vida de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil, eleito pelo colégio eleitoral no Congresso Nacional, depois da ditadura militar. Toda a expectativa da população brasileira e a doença de Tancredo, que depois de 39 dias de internação, morreu no dia 21 de abril de 1985, nunca sendo empossado.

Loki – Arnaldo Baptista (2009) (122’)

Loki – Foto: Divulgação

Horário: sábado, dia 25/09, às 22h
Direção: Paulo Henrique Fontenelle
Classificação: Livre
Sinopse: A história de talento e superação de um dos maiores nomes do rock brasileiro. Arnaldo Baptista tem sua incrível trajetória revelada nesta cinebiografia, dirigida por Paulo Henrique Fontenelle. Produzido, finalizado e distribuído de forma independente pelo Canal Brasil – que, pela primeira vez, assinou a produção de um longa-metragem –, o documentário é embalado por músicas que marcaram época. Depoimentos fortes e imagens raras ilustram a rica e muitas das vezes misteriosa vida do compositor, cantor, baixista e pianista. A narrativa é, ao mesmo tempo, poética, dramática e divertida, costurada com delicadeza por entrevistas emocionantes, enquanto o artista pinta um imenso e emblemático quadro.

Polaroides Urbanas- Foto: Divulgação

Polaróides Urbanas (2008) (82’)
Horário: domingo, dia 26/09, às 22h
Direção: Miguel Falabella
Classificação: 12 anos
Sinopse: Uma jovem em conflito com a mãe, uma terapeuta incapaz de resolver seus problemas, uma dona de casa de classe média que não consegue mais sonhar, uma atriz consagrada cuja carreira está em decadência e uma mulher que, sem querer, foi escolhida como mãe da filha de sua patroa. As vidas destas mulheres e seus respectivos maridos, namorados e amigos se cruzam no Rio de Janeiro.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja. Visite: Instagram.com/PortalMariBarcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *