Ator de Gênesis revoluciona vidas em curso de teatro gratuito no Rio Comprido

Robson Santos, que atuou em O Sétimo Guardião, vai retomar as aulas no fim do ano

Foto: Divulgação

Em 2019, antes da pandemia do coronavírus chegar, o ator Robson Santos, o Alfredo de O Sétimo Guardião, revolucionou vidas com a oficina gratuita de teatro que ministrava na escola estadual Herbert de Souza, no Rio Comprido. Uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, ele dava aulas para cerca de 25 alunos, na faixa dos 13 aos 60 anos. Moradores de Quintino, da comunidade do Turano, de Costa Barros, de Pilares e outros bairros do Rio de Janeiro, se inscreveram para aprender os ensinamentos do ‘ator- multiplicador’, que, com a pandemia, precisou interromper as aulas online porque nem todos os alunos tinham acesso à internet.

“Nessa oficina, pessoas que nunca tiveram contato com a arte puderam conviver com o teatro pela primeira vez. O resultado foi uma melhora no vocabulário delas, a possibilidade de entrarem um dia no teatro; o despertar para a interpretação e o fim da timidez, aumentando a desenvoltura delas diante da vida”, lembra Robson.

Hoje, de volta à TV, no elenco da última fase da novela Gênesis, na Record, como Shamash- um homem do campo, pai solteiro, que se preocupa com o futuro de sua única filha mulher-, Robson conta os dias para voltar a dar as aulas que ressignificaram pessoas como Guilherme Andrade, de 27 anos, morador de Pilares: “Faltam palavras para descrever a gratidão pela Oficina”; Fabio Dultra, 35, de Quintino: “Me conectou com o que mais amo e meu deu uma outra visão da profissão”; Leila Duarte, 40, da comunidade do Turano: “Me fez enxergar o quanto sou capaz”; e muitos outros.

A volta da Oficina está prevista para acontecer em novembro. Enquanto isso, o ator aguarda a estreia de três longas nos quais participou: “A Oficina 2022 virá cheia de novidades!”, promete.

Foto: Divulgação

História de luta
Nascido e criado no bairro do Rio Comprido, região central do Rio, Robson Santos é filho de baianos mas só conheceu o pai na adolescência. Em 2011, a casa em que morava com a mãe, em uma vila de casas geminadas, com famílias carentes, originária de uma ocupação, desabou. O ator perdeu quase tudo e sua maior preocupação era recuperar apostilas e livros da faculdade de Jornalismo.

Depois de passar nove anos sem estudar, trabalhando como office boy, vistoriador de seguros e digitador, o carioca cursou um pré-vestibular comunitário e foi aprovado para Comunicação Social na UERJ e na PUC, onde formou-se com bolsa de 100%. Mas a veia artística falou mais alto e Robson abandonou o Jornalismo para enveredar para o palco e a TV.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja. Visite: Instagram.com/PortalMariBarcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *