Novo filme de Bárbara Paz é selecionado para o Festival de Veneza

“ATO”, de Bárbara Paz, é selecionado para o Festival de Veneza

Curta com Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira integra a seleção Orizzonti Short Films.

 

Depois de conquistar o Leão de Melhor Documentário no Festival de Veneza de 2019, a atriz e diretora Bárbara Paz está de volta ao evento. Dessa vez, Bárbara dirige o curta “Ato”, estrelado por Alessandra Maestrini e Eduardo Moreira. O filme foi selecionado para a seleção Orizzonti Short Films. 

 

Em um mundo suspenso e solitário, Dante se encontra em um processo de travessia. Sua única companhia: Ava – uma profissional do afeto”. “Ato” é produzido pela Rubim Produções e BP Filmes. Tatyana Rubim e Bárbara Paz assinam a produção. Cao Guimarães (“O homem das multidões”) assina o roteiro e a montagem fica a cargo de Renato Vallone (“Cinema Novo”). Azul Serra (“Ninguém Tá Olhando”) assina a direção de fotografia. 

 

“Em um mundo onde a solidão foi a maior protagonista, com palcos vazios   e o medo constante da morte. O afeto é o Ato, a fuga, o desejo fundamental da sobrevivência.”, comenta a diretora Bárbara Paz. E, ainda complementa: “É um honra tão grande voltar ao grande Festival de Veneza com meu primeiro filme de ficção. Um pequeno ATO de silêncio e solidão”.  

“Em um mundo onde a solidão foi a maior protagonista, com palcos vazios   e o medo constante da morte. O afeto é o Ato, a fuga, o desejo fundamental da sobrevivência.”, comenta a diretora Bárbara Paz. E, ainda complementa: “É um honra tão grande voltar ao grande Festival de Veneza com meu primeiro filme de ficção. Um pequeno ATO de silêncio e solidão. Como diria Tartovsky: ‘”A função atribuída à arte não é, como frequentemente se presume, apresentar ideias, propagar pensamentos, servir de exemplo. O objetivo da arte é preparar a pessoa para a morte, arar e fustigar sua alma, tornando-a capaz de se voltar para o bem.'”.

 

“Ato estar presente no Festival de Veneza representa, neste momento tão adverso mundialmente, a força da arte e da cultura e a capacidade do diálogo existente entre o teatro e o audiovisual”, destaca a produtora Tatyana Rubim. 

 

FICHA TÉCNICA: 

DIREÇÃO : Bárbara Paz 

ROTEIRO: Cao Guimarães 

ELENCO: Alessandra Maestrini, Eduardo Moreira 

PRODUÇÃO: Rubim Produções, BP Filmes 

PRODUTORA(s): Tatyana Rubim, Bárbara Paz  

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Azul Serra 

DIREÇÃO DE ARTE : Lara Tausz 

FIGURINO: Marina Franco 

MONTAGEM: Renato Vallone 

EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM: Rodrigo Ferrante 

 

SOBRE A DIRETORA 

Bárbara Paz, nasceu em Campo Bom, Rio Grande do Sul, Brasil, é diretora e produtora e tem também uma extensa carreira como atriz. Em 2019 seu primeiro documentário BABENCO – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou ganhou o Leão de Melhor Documentário (Venice Classics) no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza. O filme também ganhou prêmios de melhor documentário no MIFF (Índia), FICVINÃ (Chile) e GZDOC (China). Também foi a seleção oficial do Brasil para o Oscar de melhor filme estrangeiro (93rd. Academy Awards). 

SOBRE A RUBIM PRODUÇÕES 

A Rubim Produções é uma produtora que atua no mercado brasileiro, desde 2000, como produtora de eventos culturais e corporativos. Possui busca constante por inovações. Na área da cultura, é especializada em artes cênicas, tendo como carro-chefe o Festival Teatro em Movimento, que está em sua 20ª edição; e o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil (2020), sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, do audiovisual e dos games; ambos idealizado por sua diretora Tatyana Rubim. Também trabalha com projetos que visam a descentralização cultural e a circulação de espetáculos, em âmbito nacional e internacional, por meio do audiovisual e da literatura. Ao longo de sua trajetória,  manteve um repertório diversificado em produções artísticas. Produziu filmes, shows, festivais (gastronômicos, literários e de cinema), montagem e circulação operística, além de exposições. No campo da internacionalização acho que é falar que é uma empresa que busca o diálogo entre linguagens , no ambiente nacional e internacional. Pioneira na elaboração do primeiro curso digital durante a pandemia. 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *