ANA BOTAFOGO: PALCO E VIDA: Bailarina lança biografia escrita por seu pai

 

No dia 1º de setembro, data em que é celebrado o Dia da Bailarina, Ana Botafogo lança sua biografia escrita por um autor muito especial: seu pai, o médico cirurgião Ernani Ernesto Fonseca. Ele acompanhou de perto cada pirueta dos 45 anos de carreira da filha nos palcos do Brasil e do mundo, reunindo um rico material no livro “Ana Botafogo: palco e vida”.

Ana Botafogo – Arquivo Pessoal

Baseada em recordações, registros da imprensa e numa minuciosa pesquisa do autor, que levou cerca de 15 anos, a publicação reconstrói momentos marcantes da vida pessoal e profissional da primeira bailarina, como o protagonismo em espetáculos clássicos, como “O lago dos cisnes”, “Giselle”, “Coppélia” e “O quebra-nozes”,
entre muitos outros. A vivência de quatro décadas no Theatro, que Ana celebra este ano, está impressa em nada menos do que 908 páginas.

“Neste livro, proponho contar a história que ainda não foi contada e que, presumivelmente, jamais seria, pois, em grande parte, pertence ao acervo exclusivo de minhas recordações e de minha vivência. O que sei, o que vi, o que senti e o que muitas vezes deduzi da vida particular e artística de minha filha, durante os anos em que eu e sua mãe a acompanhamos quase dia a dia”, conta o pai-autor, no prefácio.

Dr. Ernani Ernesto Fonseca com seus filhos Ana Botafogo e Ernani. Foto: Reprodução Instagram de Ana Botafogo

Aos 95 anos, Ernani traz uma escrita cheia de afeto, revelando histórias que atestam a devoção de Ana à dança desde o primeiro tutu, que aparece numa foto já no começo do livro. O ponto de partida é o nascimento de sua primogênita, no dia 9 de julho de 1957, na Casa de Saúde São José. Ele conta, por exemplo, que em seu primeiro espetáculo, na Academia Leda Iuqui, Ana Maria Botafogo Gonçalves Fonseca (hoje Ana Maria Botafogo Fonseca Marcozzi) teve o nome registrado no programa como Ana Maria Fonseca.

A obra faz parte de uma parceria com o Instituto Bees of Love, e terá parte das vendas destinada à reforma da Maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto.

“Minha família sempre me apoiou muito na carreira. Meu pai é um entusiasta, e fez uma pesquisa enorme sobre tudo o que fiz. Não buscou informações só sobre mim, mas sobre tudo o que aconteceu de mais importante na dança no Rio, no Brasil e no Theatro Municipal. O livro tem cada gota do meu suor, e o apoio do Bees of Love foi fundamental para viabilizá-lo. As ações do Instituto são muito bonitas e relevantes, e têm tudo a ver com um propósito meu de carreira, que é de levar cultura a quem não teria acesso a ela”, diz Ana.

Para marcar o lançamento do livro, Ana Botafogo fará uma tarde de autógrafos numa área aberta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Ana Botafogo: palco e vida”

  • Quando: Dia 1º de setembro às 16:00
  • Onde: Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Praça Floriano s/número  – Cinelândia. Entrada pela Avenida 13 de maio

 

JULIANA PRESTES

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

JULIANA PRESTES
Jornalista, bailarina clássica e dançarina de salão. Apaixonada por cultura em geral, especialmente dança e musicais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *