Arte Digital em HQ´s e Criação de personagens digitais – A Ilustração é um oceano

A ilustração é uma expressão de arte cativante

Estamos rodeados de imagens ilustradas o tempo inteiro, pacotes de cereais, cadernos, banners, adesivos, quadrinhos. quase tudo, hoje em dia, possui uma ilustração.  Hoje posso comentar que a ilustração é uma forma de comunicação que expressa ao expectador o que não é possível se dizer em palavras. Ou talvez chame atenção, faz um complemento, cria uma emoção, um ambiente, uma forma visual mais atrativa e cativante exposta ao expectador. É uma expressão artística que se comunica de forma imediata.

Comentando um pouco sobre a ilustração Digital nos quadrinhos

As histórias em quadrinhos são um bom exemplo de como a arte ilustrada pode contar uma boa história, as vezes apenas com imagens e quadros sequenciais e pouco texto. Comento alguns ícones da ilustração dentro da área de quadrinhos, são eles: Alex Ross, Mike Mignola e os brasileiros Renato Guedes e Ivan Reis.

Essas são algumas das minhas referências favoritas de quadrinistas que possuem uma arte única.

Ilustração Digital by Renan Ribeiro

Yara. Ilustração Digital by Renan Ribeiro

Arte tradicional    vs   Arte digital

A Ilustração é um oceano a ser desvendado e exposto tanto no tradicional quanto no digital.
Assim como muitos leigos na adolescência, eu não conhecia o mundo da pintura digital e não passava pela minha cabeça que aquele jogo, aquele quadrinho e aqueles nomes que estavam escritos nos créditos eram de pessoas reais e que essas pessoas trabalhavam com o que eu tanto amava: a  ilustração digital.
Estes itens que não prestamos atenção, não percebemos, simplesmente “passam batido”.

Ilustração Digital by Renan Ribeiro

Um belo dia, acordei e decidi estudar ilustração digital, comprei minha primeira mesa digitalizadora e fui fuçar o Photoshop, logo percebi que havia ainda um preconceito da arte tradicional  vs a arte digital, frequentemente eu ouvia:

“Foi você quem fez? Fez na mão ou no computador?”

Logo chegava aquela resposta sem graça,

“eu fiz no computador, mas é feito à mão, tem uma caneta que dá para desenhar no PC”.

Depois de algum tempo, as pessoas a minha volta, começaram a entender o que eu estava fazendo, e assim com o meu exemplo, passaram a entender melhor que a ferramenta não importa o que realmente importa é o talento e a vontade de aprender e desenvolver coisas novas.

A ilustração digital revolucionou o processo, facilitou e criou muitas possibilidades e isso não foi só para o meu trabalho, mas para a história da ilustração como um todo.

Grande abraço a todos!

Vamos nos encontrar na próxima matéria onde iniciarei as dicas de como fazer uma boa ilustração digital completa como também a de personagens.

RENAN RIBEIRO
renanribeiroo.artstation.com

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Renan Ribeiro
Ilustrador e concept artist, comecei minha carreira ilustrando livros de rpg para empresas americanas e passei a fazer lineart e concept de jogos desde jogos indie até a jogos como Marvel Ultimate avengers. Atualmente trabalhando como ilustrador freelancer e character design na industria de jogos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *