Banda Manatiana lança “Transtrópico”, seu primeiro álbum, unindo o baião à rumba

Disponível em todas as plataformas digitais, primeiro álbum da banda do ABC Paulista celebra os ritmos e raízes da América Latina como gesto anticolonial

Banda Manatiana – Foto: Victor Vivacqua

Neste dia 29, a banda instrumental de afrocubano Manatiana lança o seu primeiro álbum, “Transtrópico”. Unindo vários ritmos latinoamericanos, o álbum da banda celebra a riqueza cultural que os povos originários deixaram. Financiado pela Lei Aldir Blanc, através do Fundo Municipal de Cultura de Santo André, o lançamento também busca fortalecer a latinidade brasileira.

“Transtrópico é um álbum que celebra a américa latina, seus ritmos e raízes que não foram possíveis colonizar”, conta Leandro Melque, baterista e fundador da banda. “Apesar de nos agarramos às raízes latinoamericanas conceitualmente, procuramos, esteticamente, observar também uma América Latina contemporânea e cosmopolita; com suas vielas, becos e cidades inteiras exalando vida”.

Totalmente instrumental, as faixas de “Transtrópico” buscam criar narrativas que vibram como as culturas latino americanas, explorando, a partir de movimentos jazzísticos também, várias sonoridades e variações rítmicas e timbrísticas.

“Nosso objetivo – com a banda e com este álbum – é que possamos diminuir as fronteiras da América Latina, percebendo os vários elementos que nos unem culturalmente”, conta Deivide Bubone, trombonista da banda.

Banda Manatiana em apresentação no Jazz Mansion – Foto: Victor Vivacqua

Nascida na cidade de Santo André no fim de 2016, a banda de música autoral instrumental é formada por Lua Bernardo no baixo elétrico e acústico, Mariana Oliveira no sax alto, Deivide Bubone no trombone de vara, Carlos Junior no piano, Leandro Melque na bateria e Rayra Maciel na percussão. O grupo estreou nos palcos em 2017, em um evento comunitário do projeto social Novo Rumo da Quebrada, e, a partir disso, tocou em festivais, como Gambalaia Jazz Fest, Alto Jazz Fest, Jazz Mansion e no aniversário de Santo André.

Ouça “Transtrópico”

O álbum “Transtrópico” tem como objetivo, além de celebrar a América Latina, clamar a resistência e conquista de seus povos que foram oprimidos – no passado ou em gerações recentes. O lançamento está disponível em todas as plataformas digitais de streaming.

Banda Manatiana -Foto: Charles Grafia

Sobre Manatiana
Manatiana é um projeto de música autoral instrumental que tem como principal influência os ritmos cubanos mesclados – a partir das vivências musicais de seus integrantes – a gêneros da música brasileira e ao jazz. Improvisações, groove e uma pitada de psicodelia formam uma música descontraída e dançante resultando numa sonoridade única. A banda é composta por Lua Bernardo no baixo elétrico e acústico, Mariana Oliveira no sax alto, sax tenor e flauta, Deivide Bubone no trombone de vara, Carlos Junior no piano, Leandro Melque na bateria e Rayra Maciel na percussão.

Author

Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *