Ponte de Versos de novembro traz Luiz Otávio Oliani e Renato de Alvarenga, ao lado de Thereza Christina Rocque da Motta, da Ibis Libris Editora, criadora do evento que valoriza a poesia brasileira

Fundada há 22 anos, a editora participa do Prêmio Jabuti e é finalista do I Prêmio Candango de Literatura 2022

Dando continuidade às comemorações pelos 22 anos de fundação, a Ibis Libris realiza a Ponte de Versos de novembro, no próximo dia 8, na Blooks Botafogo, apresentando no Prato Principal nomes de grande destaque na literatura brasileira, como Luiz Otávio Oliani e Renato de Alvarenga que, ao lado da tradutora e editora Thereza Christina Rocque da Motta, leem poemas autorais, com o objetivo de valorizar a literatura nacional e incentivar novos autores.

Logo após, será aberta a Sobremesa, com a leitura de poemas de todos os presentes, encerrando com a Saideira, quando cada um lê mais um poema curto preferido, ou de sua autoria.

Já estiveram na Ponte de Versos este ano, Lílian Maial, Ricardo Ruiz e Rosália Milsztajn, em fevereiro, Celi Luz e Karla Sabah, em março, e Alice Monteiro e Paulo Sabino, em abril, Claudia Roquette Pinto e Léo Ferreira, em maio, Gilberto Gouma, Manuel Herculano e Marcelo Mourão, em julho. Em agosto, vieram Tanussi Cardoso, Ramon Nunes Mello e Carmen Moreno. Em setembro, Christovam de Chevalier, Ricardo Vieira Lima e Solange Padilha. Em outubro, apresentaram-se William Soares dos Santos, Hélen Queiroz e Cecília Costa. O evento, que fez 23 anos em julho, é gratuito e aberto ao público.

Ibis Libris Editora realiza, mensalmente, a “Ponte de Versos”, evento literário tradicional carioca e que este ano faz parte da comemoração de seus 22 anos. Ocorrendo quinzenalmente desde 1999, na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, juntando poetas novos e já consagrados, a “Ponte de Versos” sempre foi importante para a retomada da poética carioca.

A estrutura do evento é dividida em “Prato Principal”, onde os poetas convidados leem por 10 minutos. Em seguida, é aberta a “Sobremesa” ao público, em que cada pessoa pode recitar dois poemas e, por fim, a “Saideira”, com a leitura de mais um poema curto cada um. O objetivo é incentivar a produção e a divulgação da poesia brasileira.

A “Ponte de Versos” acontece no próximo dia 8/11 (terça-feira), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema). Livre para todas as idades e com entrada franca.

Traga seu poema para a Sobremesa e a Saideira!

Prato Principal da Ponte de Versos

Luiz Otávio Oliani cursou Letras e Direito. É professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção Textual/Redação. Publicou 18 livros, entre eles, dez de poesia, três peças de teatro, um livro infantil e quatro de contos: A vida sem disfarces (Prêmio Nelson Rodrigues, UBE/RJ, Personal, 2019); Ingênuos, Pueris e Tolinhos (Personal, 2021); Um encontro inusitado: concordâncias e divergências, em parceria com Eliana Calixto (Penalux, 2021), e Pandemônio: Diário da quarentena de um sobrevivente à Covid-19 (Ventura, 2022). Tem textos traduzidos para o inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, holandês, romeno e chinês. Em 2022, foi citado como poeta contemporâneo no livro História da literatura brasileira: Da carta de Caminha aos contemporâneos, de Carlos Nejar, 4ª edição, revista e ampliada, São Paulo, Noeses, 2022.

Renato de Alvarenga é brasiliense, engenheiro, poeta, aviador e dançarino. Em 2011, publicou seu primeiro livro, Divagações aceleradas (Edições Galo Branco). Seu segundo livro, Lembranças sem passado, foi publicado em 2014 (Editora Oito e meio). O terceiro, Por acaso, foi lançado em 2017, pela Ibis Libris, que também publicou Observações, seu quarto livro, em 2019. Teve poemas publicados em alguns jornais e revistas (Correio Braziliense, Revista Traços, Poesia Viva, Folha Carioca).

Sobre Ibis Libris Editora

Ibis Libris é uma editora de primeiros livros de prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Foi fundada em 18 de agosto de 2000 e hoje tem mais de 500 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & Trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014), “Breve anunciação” (2013) e “As liras de Marília” (2013). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000, e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. “Sheherazade” é seu primeiro livro de contos. Em 2021, criou o selo Maat somente para mulheres. Este ano, comemora os 22 anos da Ibis Libris Editora.

Segundo Thereza Rocque da Motta, “a Ibis Libris foi criada para dar voz aos autores que desejam transformar seus sonhos em livros e, com isso, dividir com eles os seus sonhos, como o meu, de ter o seu livro e, posteriormente, uma editora para transformar sonhos em realidade. Hoje, tenho o orgulho de poder apresentar todo esse empenho de 22 anos para provar que a força da mulher está e sempre estará presente”.

Instagram: @ibislibris @tcrmotta

Sobre Thereza Christina Rocque da Motta

Thereza Christina Rocque da Motta é poeta, editora e tradutora. É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000 e criou o selo BisBilibisbalabás em 2002. Em 2021, criou o selo Maat para autoras femininas. Esse ano, a Ibis Libris comemora 22 anos que se completam em agosto. Coordena a ‘Ponte de Versos’ desde 2000. Em julho, aniversário de 23 anos da Ponte de Versos, Thereza Christina participou do 23º Festival Internacional de Poesía de Medellín, onde foi a única poeta brasileira a ser convidada para ler 15 poemas. Em setembro, foi a única brasileira convidada a participar do 3º Festival Internacional de Poesia de Santiago do Chile. Em outubro, lançou a 4ª edição especial de 40 anos de “Joio & trigo”, com ilustrações e caderno de fotos, além do prefácio para esta edição de Álvaro Alves de Faria e posfácio da Autora. Também colaborou para a inclusão, este ano, da “Primavera dos Livros” no Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro.

Instagram: @tcrmotta / @ibislibris

Sobre o Prêmio Jabuti 2022

Ibis Libris Editora inscreveu, pela primeira vez, mais de 10 títulos no Prêmio Jabuti deste ano, concorrendo em 16 categorias. A participação no Jabuti vem juntar-se à comemoração dos 22 anos da editora.

São 12 títulos. Em Ciências Humanas, com “Expressões auxiliares da escrita: Manual de consulta e prática”, de Darcy Attanasio e Jucimara Tarricone, na Juvenil, com “Sheherazade: Novas lendas das 1001 noites e três já conhecidas”, de Thereza Christina Rocque da Motta, em Contos, “Ímpar”, de Gilberto Gouma e “Uma mesa de tamanho normal”, de Eliakim Ferreira Oliveira, em Biografia e Projeto Gráfico, “Um coração em verde-oliva”, de Vilma Belfort, “A casa de João Fernandes Vieira: O restaurador de Pernambuco”, de Cláudio Aguiar e “Andar a pé”, de Rogério Daflon, além de Capa, na Infantil, com “O menino dos olhos de lua” e “O bico da Laura”, ambos de Lílian Maial, em Romance, “Barulho de cachoeira”, de Dirce de Assis Cavalcanti e, em Poesia, com “Corpos de Troia”, de Alberto Lins Caldas e “Pandemia: 27 poemas brasileiros”, de Álvaro Alves de Faria, uma turma de peso.

Sobre o I Prêmio Candango de Literatura 2022

“Barulho de Cachoeira”, de Dirce Cavalcanti, e “Ímpar”, de Gilberto Gouma, são finalistas do 1º Prêmio Candangos, de Brasília, ela, com romance e, ele, com projeto gráfico.

https://premiocandangodeliteratura.com.br/

Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris
Editora
Rua Pereira Nunes, 395 cob. 1.701
Vila Isabel
20.541-022 Rio de Janeiro – RJ
Tel.: 21-3546-1007 / 96580-0499

Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem
(21) 99506-7999
Portal Arte Cult

Author

Aqui falamos sobre cultura. Dicas de exposições, shows, livros, música... Fique ligado e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *