KARDEC: Uma bela e comovente busca pela verdade

 

Nova obra de Wagner de Assis com distribuição da Sony Pictures, a cinebiografia “KARDEC” já está nos cinemas e traz a história, baseada na obra literária “Kardek – A Biografia” de Marcel Souto Maior, do codificador e pai da Doutrina Espírita.

Professor, autor e tradutor na França do século XIX, Allan Kardec teve papel fundamental em uma das doutrinas mais conhecidas e praticadas no Brasil.  Aos 50 anos, o cético Hypppolyte Leon Denizard Rivail teve uma jornada de autoconhecimento repleta de obstáculos para a busca da verdade, despertando sua fé através de diversas descobertas e reconheceu sua missão. Chegou então à sua redenção, deixando seu marco e seus ensinamentos na História. 

A trama de “Kardec” narra o desenvolvimento do seu personagem principal e a forma como foi desenvolvida a metodologia utilizada para  codificar a Doutrina Espírita para a humanidade, uma doutrina que, dizem os que a segue, é esclarecedora e consoladora.

O professor Rivail, antes completamente cético, na sua trajetória acabou detalhando e estudando acontecimentos que foram descritos em obras que estão eternizadas e que são utilizadas por muitos em todo o mundo.

A vida de Kardec pode ser definida como a busca da verdade e o testemunho de fé de uma pessoa que não tinha ciência de sua importância para todos nós.  

A narrativa propõe uma linha bastante coerente em sua ações, aqui não existem diversas camadas e complexidade, tudo acontece de maneira limpa e objetiva. A linha do tempo está bem estabelecida e os pontos principais da figura de Kardec, bem como seus principais obstáculos, são apresentados.

O filme acompanha toda a trajetória de Kardec, desde o momento que atuava como professor em Paris, tornando-se então um investigador de vários fenômenos que aconteciam naquela época em toda Europa, passando pela codificação propriamente dita da Doutrina Espíritaaté o ponto alto que foi a grande repercussão após a publicação do seu primeiro livro: O Livro dos Espíritos.  

O filme utiliza muito bem como elementos principais sua excelente fotografia e trilha sonora, que casam perfeitamente tornando a experiência ainda mais enriquecedora e detalhada. As alocações utilizadas traduzem ainda mais o clima histórico da antiga França e seus principais locais onde os acontecimentos ocorreram de fato, isto enriquece o longa nos agradando e nos conectando ainda mais à trama.  

No que tange o elenco, Leonardo Medeiros, que interpreta Kardec, e a atriz Sandra Corveloni, que vive a sua digníssima esposa Amélie, estão muito bem entrosados em cena. É interessante observar a forma como seus personagens mergulham cada vez mais fundo na missão de busca pelo conhecimento sobre o mundo espiritual e como agem de maneira conjunta, um sendo sempre o suporte do outro. As mulheres agem como força motriz da trama e sem elas a missão designada a Kardec não aconteceria, todos os personagens são expostos com seus medos e anseios e são extremamente bem construídos Vale destacar o elenco mirim que traz um trabalho magnífico das meninas Julia Svacinna e Leticia Braga. Além delas, a atuação também de Louise Dtuani, pois seus personagens são importantíssimos pilares da história da codificação do “Livro Dos Espíritos”.

“Kardec” funciona como uma cinebiografia louvável e é tão importante que merece ser presenciada não só pelos espíritas ou simpatizantes da doutrina, como todos que ainda não tiveram a oportunidade de conhece-la melhor. A trama retrata com riqueza de detalhes a atmosfera da época e o caminho de Kardec para concluir seu papel, nos trazendo à tona obras de uma magnitude sem tamanho.

O filme não peca em absolutamente nada no que diz respeito a direção de arte, fotografia, trilha sonora, elenco escolhido, vemos aqui que a qualidade do cinema nacional subiu mais um degrau. Todo o fio narrativo nos conduz a uma história de amor ao próximo, busca pela verdade e pelo conhecimento do ser humano pelo sentido da fé: “uma luz que acende não podemos deixar apagar.”

CONFIRA O TRAILER

 

 

 

 

Corra para conferir esse filme bem fundamentado em todos os sentidos que nos entrega uma obra sobre amor, caridade e a busca pelo conhecimento, fatores primordiais que devemos aplicar sempre em nossas vidas!

Um viva a KARDEC e um viva ao CINEMA NACIONAL!!!

 

Nota: 8,0

LUAN RIBEIRO

 

 

 

 

 

Participamos da pré-estreia do fime no Rio de Janeiro, veja todas as imagens do evento e veja os vídeos com os convites do autor do livro que inspirou o filme, do diretor do filme e do elenco !
Clique na imagem abaixo!

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *