POR ELA KIKA SAMPAIO: Instituto JOVENS DE CORAÇÃO realiza espetáculo em homenagem à grande estrela do sapateado

 

O Instituto Jovens de Coração apresenta o espetáculo “Por ela… Kika Sampaio” nos próximos dias 13 e 14 de Dezembro, no Teatro Municipal de São José dos Campos (SP). O espetáculo traz informações da história artística dessa grande artista dentro da modalidade do sapateado para conhecimento do público, com a transmissão de uma mensagem que ficará viva na memória dos dançarinos e espectadores.

Haverá intervenções de projeções com um material descontraído, relatando sua trajetória e grandes conquistas para que o público seja impactado de forma afirmativa valorizando o processo histórico do sapateado no Brasil. Kika é referência do sapateado brasileiro, sendo a fundadora do primeiro estúdio de dança especializado em sapateado no ano de 1982, no Brasil.

Construiu uma carreira sólida, sempre em parceria com profissionais conceituados que seguem sua linha de ensino e paixão pela dança. Serão apresentados trabalhos coreográficos dela própria pelos sapateadores do Instituto, mantendo viva a sua obra e também com uma coreografia assinada por Steve Zee, um renomado sapateador americano.

O espetáculo tem como intuito viabilizar o acesso à cultura do sapateado através do resgate da história de vida de Kika Sampaio. Será pulsante e atual, procurando atingir de forma carinhosa e atrativa todos que assistirem e deixando registrado e arquivado parte importantíssima da história desse estilo tão incrível de dança.

Confira o convite de Aline Carneiro, do Projeto Jovens de Coração :

 

SOBRE A IDEALIZADORA DO PROJETO JOVENS DO CORAÇÃO

Aline Carneiro. Foto: Divulgação.

Aline Carneiro, 46 anos, é formada em Jazz, Sapateado e Licenciatura Plena em Educação Física pela UNITAU, Pós Graduada em Dança e Consciência Corporal pela Estácio de Sá- SP e bailarina profissional DRT 0090- 2008. Apaixonada pela dança, desde muito cedo, iniciou sua  experiência profissional dando aulas de sapateado aos 13 anos. E assim foi por toda sua trajetória de vida até o momento, dançando e ensinando.
Fez especializações com inúmeros sapateadores brasileiros e em Nova York, Chicago e Los Angeles com renomados profissionais do sapateado em 1996 e 2008.
Há 10 anos desenvolve esse trabalho específico para a Longevidade, corpos maduros na dança.

É reconhecida pelo ineditismo da proposta e a experiência diferenciada com corpos maduros e longevos, não há outros profissionais na região com tal experiência e conhecimento. Superou os limites e ajustou as possibilidades colocadas a cada corpo, com muito respeito à individualidade.
Quebrou paradigmas que a sociedade impõe sobre o envelhecer, provando que sempre é tempo para realizar sonhos e ter propósito de vida.

Aline Carneiro. Foto: Divulgação.

Também é a responsável pelo grupo de dança 60+ que representa a cidade de São José dos Campos com a categoria coreografia nos Jogos da Melhor Idade (JOMI) da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida da Prefeitura.

Há 10 anos atua como professora da Secretaria de Esportes e coreógrafa para Mostra de Dança da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida da Prefeitura de São José dos Campos.

Para sedimentar o trabalho, em 2022 fundou o Instituto Jovens de Coração – Arte & Longevidade, com a missão de promover uma longevidade saudável e
proporcionar avanços progressivos de aprendizagem e conhecimento para corpos maduros acima de 45 anos:
-Promovendo a cultura da longevidade, quebrando
estigmas e preconceitos, combatendo estereótipos
negativos relacionados ao envelhecimento, mostrando
que a velhice é apenas um ciclo natural da vida.
– Reincluindo pessoas longevas na vida cidadã,
fazendo-as participantes do jogo produtivo social.
– Propiciando o empoderamento dos seus associados, a
melhoria da sua qualidade de vida e novas conexões
por meio do desenvolvimento das habilidades artísticas.

Atualmente mobiliza a vida de 120 pessoas transformadas pela arte.

 

SOBRE O INSTITUTO JOVENS DO CORAÇÃO

Tudo começou em 2013 na Casa do Idoso Centro, na cidade de São José dos Campos e em 2015 Aline Carneiro sentiu a necessidade de levar seu trabalho para o universo de uma academia de dança com o objetivo de cuidar melhor da técnica, da disciplina em um ambiente adequado.
Foi a idealizadora e hoje é coordenadora e coreógrafa do grupo de Sapateado Jovens de Coração – Tap da Longevidade, composto por pessoas acima dos 45 anos, sem limite de idade para fazer parte (hoje o mais longevo tem 96 anos).
Os sapateadores que formam o Instituto Jovens de Coração são pessoas que têm muita vontade de viver, se reinventar, se permitir e se divertir.
A  trajetória crescente do Instituto está acontecendo com muita superação, descobertas, desafios e enfrentamento, sempre se atualizando e participando de
grandes eventos de dança pelo Brasil afora (Joinville,Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros).

Grupo Jovens do Coração Arte & Longevidade. Foto: Divulgação.

Em 2019, o projeto foi submetido para aprovação da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, da Prefeitura de São José dos Campos, com a necessidade de atender pessoas maduras no universo da dança, já que até então não havia um projeto de dança exclusivo para adultos a partir de 45 anos.
Sempre atuantes em vários eventos de dança, inclusive na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a Instituição sempre está disposta a fortalecer o sapateado.
Esse novo olhar, tão necessário socialmente, que combate preconceitos relacionados ao etarismo, com muito trabalho
e dedicação, são considerados referência para o segmento longevo no desenvolvimento artístico, corporal, técnico, motor, rítmico e social.

 

Presidente : Rossana Carneiro
Direção Geral e Artística : Aline Carneiro
Criações coreográficas: kika Sampaio, Steve Zee e Aline Carneiro
Ensaiador e supervisor das criações: Aline Carneiro
Ensaiador assistente: Leila Baccaro
Produção Áudio Visual: Purpose Films
Marketing: Marcos Vinicius

 

Sobre KIKA SAMPAIO

Kika Sampaio. Foto: Divulgação.

Kika Sampaio é professora, coreógrafa e diretora do Kika Tap Center, escola pioneira no Brasil, especializada em sapateado americano há 40 anos. Iniciou sua carreira dançando em várias montagens de shows com o diretor Abelardo Figueiredo, alem de ter coreografado  musicais como “As Noviças”, em 1988, com direção de Wolf Maia, “Cabaret”, em 1989, com direção de Jorge Takla e “Não Fuja da Raia”, de 1991, com direção de Jorge Fernando. Também nessa época, produziu e atuou em “Chapeuzinho Vermelho no País das Maravilhas”, de Flávio de Souza e direção de Mira Haar, além de ter trabalhado em vários shows com a Traditional Jazz Band e Heart Breakers.

Na TV Globo participou como coreógrafa da Mini Série “Dercy de Verdade”. Participou do Conselho Artístico do Festival de Joinville e atua como jurada nos maiores festivais de Dança do Brasil, attualmente é curadora do Festival Jacareí in Tap (Jacareí SP) e Sring Tap (Ribeirão Preto SP).

Kika dirige a Cia Kika Sampaio de Sapateado e Grupo Experimental Kika Sampaio, ambas de sapateado americano. Entre os prêmios que ganhou na carreira está o de melhor coreógrafa pelo Prêmio Bibi Ferreira, com o musical New York New York.

É a única representanto oficial no Brasil do método norte-americano de ensino Kahnotation, atuando na área de sapateado americano como professora e coreógrafa. Fundada em 1982, a Kika Tap Center é escola pioneira do Brasil especializada no ensino do sapteado.

facebook.com/kikatapcenter

 

SERVIÇO

POR ELA KIKA SAMPAIO

 

 

 

Author

Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *