INSANA: A trajetória de uma mulher que tem de deixar sua própria casa para tentar proteger sua sanidade mental

Capa Insana. Foto: Maíra Mendes

 

Insana é uma narrativa urgente e tensa que se desenvolve sem uma linha linear de descrição dos acontecimentos, que convida o leitor a entrar no caos que se instala no interior da narradora.

Insana fala da trajetória de uma mulher que tem de deixar sua própria casa para tentar proteger sua sanidade mental. Um livro que mistura ficção e realidade, que fala da dor que a comunicação violenta pode gerar, mas também fala da força que é criada quando a solidariedade une as pessoas em busca de soluções.

A ficção narra um tempo em que somos cuspidos para fora de qualquer zona de conforto, quando se torna urgente encontrar novos caminhos, a despeito das dúvidas e dos desamparos que parecem nos engolir.

Andréa Perdigão tem uma escrita para curar, para aceitar o que parece inaceitável, para transformar uma história particular numa reflexão que possa ser de todos. Se a insanidade é contagiosa, o amor e a amizade também são.

A protagonista desta história decide deixar sua casa, depois de meses de convivência forçada com sua vizinha de parede, uma mulher de comportamento violento. Sem amparo prático e eficiente da justiça para proteger moradores vítimas de vizinhos agressivos, a narradora busca diversas formas de ajuda, até o ponto em que desiste da própria casa, uma vez que nela não havia mais descanso nem garantia de segurança.

A partir da descrição vertiginosa de Perdigão, surgem questionamentos sobre individualidade, cooperação e limites: Quando devemos interferir em problemas “dos outros”? Quais as fronteiras entre o público e o privado? escreve na contra capa a crítica literária Noemi Jaffe.

Insana é um breve relato da profunda perturbação que uma pessoa pode provocar ao seu redor, quando muitos questionamentos surgem acerca de como sustentar o equilíbrio quando a insanidade nos afeta.

Solidariedade, desamparo, os limites da luta e da desistência são temas levantados ao longo deste livro de 126 páginas.

Andréa Perdigão

Já publicou outros 4 livros: as coletâneas de entrevistas “Sobre o Silêncio” e “Sobre o Tempo” (ambas pela Pulso Editorial) e, pela Editora Patuá, lançou “O Dentro e o Fora – Conversas sobre Corpo e Felicidade”. Pela editora Europa publicou ‘O Amor é Meu’, inaugurando seu percurso pelo universo da ficção.

Nasceu em São Paulo, em junho de 1966. Trabalha com corpo, através do toque, desde 1984, tendo se formado em Eutonia na primeira turma brasileira, pela Escola de Eutonia na América do Sul. Certificada em MBSR (Midfulness Based Stress Reduction) pela Brown University, oferece regularmente cursos de Mindfulness e retiros de silêncio.

Nos últimos 40 anos tem se dedicado à reflexão e à procura viva de um corpo atento, presente e sensível, que saiba se comunicar com liberdade e que, ao mesmo tempo, seja capaz de repousar no profundo silêncio.

Sobre a Editora Europa

Fundada em 1986, a Editora Europa publica regularmente revistas temáticas, além de guias, livros ilustrados, bookzines, posterzines e literatura. Atualmente com 50 funcionários, é uma empresa de capital 100% brasileiro.

Ficha técnica

Insana

  • Autor: Andréa Perdigão
  • Editora Europa
  • Formato: 13,5 cm x 20,5 cm
  • Número de páginas: 132
  • Preço: R$ 59,90
  • Onde encontrar: nas principais livrarias do País sob encomenda ou diretamente na Editora Europa pelos telefones (11) 3038-5050 e (11) 95186-4134 (WhatsApp).
  • Ainda pelo site www.europanet.com.br ou na Amazon www.amazon.com.br
  • Informações para imprensa: Bibiana Salles I MTB 23409 I +55 11 9 9153-9901

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *