Ghost realiza duas apresentações impecaveis no Espaço Unimed!

Uma década depois da recepção desanimada e até vaias no palco do Rock In Rio, quando headbangers impacientes gritavam pelo Metallica no meio do show do Ghost, a banda agora está em outro patamar de popularidade, aceitação e vigor artístico. Se as capas de discos e clipes super produzidos podem dar a impressão de um exagero quase entendiante na temática da banda, o palco se mostra o lugar mais fértil para uma banda de rock teatral (como os próprios se denominam) desse porte e mostra como Tobias soube aprender com os melhores do rock e heavy metal.

Ghost finalmente está de volta ao Brasil.A banda liderada por Tobias Forge realizou  dois shows em São Paulo nos dias 20 e 21 de setembro, para uma plateia fiel e apaixonada. Logo após sofrer com problemas de logística para o show do dia 20, o Ghost resolveu a situação e conseguiu receber a banda brasileira  Crypta para a abertura do dia 21. A resposta do público ao grupo liderado por Fernanda Lira foi excelente, mostrando que, ao contrário do que muitos pensam, havia muita gente ligada ao Metal extremo presente no show.

A introdução veio com a vinheta Imperium, que abre o álbum mais recente, Impera” (2022) Kaisarion e a entrada triunfal do Papa Emeritus IV, ex-Cardinal Copia. Ao fim de Rats, segunda música do set, não havia uma alma naquele local que não estivesse totalmente parada naquele lugar . O público ainda foi presenteado com uma pequena mudança no setlist: saiu “Faith”, tocada no dia 20, para a entrada de From the Pinnacle to the Pit”, pancada vinda diretamente de Meliora” (2015). O baixista se prosicionou no meio do palco e começou a introdução da musica, fazendo o publico ir a loucura!.

 

O restante do setlist foi bem similar ao que vem sendo executado na Re-Imperatour, que já rodou o mundo antes de chegar ao Brasil, e a lamentação do público veio pela exclusão de Twenties, faixa que Tobias Forge deixou claro que simplesmente “não podia” tocar, ainda que não tenha revelado o motivo para isso.   De início, o Papa apenas negou, mas voltando para o bis, se desculpou e prometeu que a música estará no set na próxima visita ao país. Forge  agradeceu pelo apoio e hospitalidade do público brasileiro, remerceou a presença da Crypta.E quando todos esperavam o fim, Tobias ressurgi com uma  proposta de mais 3 musicas indispensaveis no Repertório Kiss the Go-Goat”, “Dance Macabre” e ”Square Hammer”. O publico presente cantou todas as musicas do inicio ao fim firmando o amor e admiraçãp pelas musicas da banda.

interpretando o Ghost:

Desde o lançamento do primeiro álbum, “Opus Eponymous” (2010), e já está entre os grandes nomes do metal há algum tempo. Mesmo assim, é curioso como uma banda desse porte ainda acumular um grande número de haters/metaleiros chatos, o que não se vê em outros nomes já consolidados.

A desculpa geralmente gira em torno da sonoridade “pop” – apesar de grupos como os todos poderosos Metallica e Iron Maiden terem popularizado seu som há décadas – ou do visual – embora King Diamond, por exemplo, não receba nem metade do “hate”. O fato é que muitos de nós não pudemos ver os grandes medalhões em seu auge, justamente o momento vivenciado pelo grupo sueco atualmente.

É preciso saber entender que Tobias Forge vai encarnar um Papa satânico, cantar letras mais “cabeludas” do que muito black metal, trazer músicos “anônimos” e tudo isso com um delicioso tempero pop, refrãos feitos para cantar junto e um som muito bem feito. E nem todo mundo pode lidar com isso. Existem aqueles que gostam do Ghost e aqueles que não entendem o Ghost.

Setlist Re-Imperatour:

Klara stjärnor (Jan Johansen)
Miserere mei, Deus (Gregorio Allegri)
Imperium (intro)

  1. Kaisarion
  1. Rats
  1. From the Pinnacle to the Pit (Faith foi executada  no dia dia 20/09)
  1. Spillways
  1. Cirice
  1. Absolution
  1. Ritual
  1. Call Me Little Sunshine
  1. Con Clavi Con Dio
  1. Watcher in the Sky
  1. Year Zero
  1. Spöksonat (vinheta)
  1. He Is
  1. Miasma
  1. Mary on a Cross
  1. Mummy Dust
  1. Respite on the Spitalfields

Bis:

  1. Kiss the Go-Goat
  1. Dance Macabre
  1. Square Hammer

Links Relacionados:

Ghost: https://ghost-official.com/

Move Concerts: https://moveconcerts.com/br/

Jéssica Marinho Fotografia: instagram.com/jessicamarinhophoto

Front do Jeff :

Conheci o ghost no Rock in Rio 2013, estive presente no dia 21 juntamente com os meus amigos.Tobias é um showman junto com a sua banda além de muito destalhista e brincalhão.

O  show conta com um show de luzes incriveis,estrutura de palco sensasional , claro que eu não posso deixar passar a presença do Papa Nihil com seu solo de saxofone.  Cantei todas as musicas do inicio ao fim, liguei até pro meu irmão em “year zero” musica que ele gosta muito inclusive.

Meus parabéns a Crypta que fez um show incrivel e mostrou que é umas das bandas mais fodas desse Brasil! E um agradecimento muito especial para a Jéssica Marinho que me forneceu as fotos incriveis do show! E meu muito obrigado para o pessoal da fila que aguentaram firme (Julia, André, Bia Duarte,Gabriela, Sofia,Rayssa, Bruno e Daniel).

 JEFF FERREIRA

Jeff Ferreira. Foto: Divulgação.

Author

Jeff Ferreira é baixista, nerd e nas horas vagas roadie Escreve sobre música, pautas de entrevista há 5 anos. Colaborador da Rock FM Brasil (https://instagram.com/rockfmbrasil), Garagenroll e trabalha com bandas do interior e da grande São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *