Eco Gaia Design de Interiores abre as portas para primeiro Sarau de poesias, lançamento de livro e abertura de exposição

Marco Guayba lança ‘As Aves de Marienbad’ e Jérôme Poignard traz aquarelas em ‘Luzes’, dentro do espaço conceito que mistura cultura e sustentabilidade

A Eco Gaia Design de Interiores realiza o primeiro Sarau Eco Gaia, neste sábado (17), com curadoria e apresentação de Marco Guayba que, na ocasião, lança o livro ” As Aves de Marienbad”, pela editora Letras Virtuais. Do evento participam Chris Montes, Dilia Gouveia, Flaviana Pereira, Gisela Peçanha, Homero Amado, Lourdes Brazil, Manoela Fidalgo, Marilia da Mata, Marianey Klecz, Paulo Pereira, Pedro Garrido e Vovô Samuca, e todos que quiserem contribuir com uma poesia, uma música, um citação teatral, pois o microfone é livre.

Ao mesmo tempo, será aberta a exposição ‘Luzes’, com aquarelas de Jérôme Poignard, retratando paisagens urbanas, em uma mistura de cores e luzes, marca do artista. A mostra pode ser visitada até o dia 17 de julho, e as obras podem ser adquiridas.

A Eco Gaia é a representante do conceito de espaço saudável em tudo o que oferece, confirmando a excelência do trabalho de Anna Persia Bastos e proporcionando projetos e produtos criativos, sustentáveis, conscientes e exclusivos. Uma reunião de cultura e sustentabilidade em um só espaço. Tudo pensado para acolher a todos. Aromas, texturas, cores, sensações e arte. Cada cantinho da casa foi com foco em como as pessoas se sentiriam vivenciando cada pedacinho. Um local para se criar memórias afetivas e conviver com todas as vertentes da arte!

Sobre Jérôme Poinard

Jérôme Poignard é artista plástico, designer e ilustrador, francês da cidade de Fontainebleau e que, após muitas viagens, escolheu o Rio de Janeiro como fonte de grandes inspirações para suas pinturas e um bom lugar para viver. Pinta paisagens urbanas de Londres, Paris, EUA, São Paulo e Rio de Janeiro, na técnica da aquarela, ajudando a entender e a apreciar os espaços privilegiados de grandes cidades por onde já passou. Já realizou exposições em vários países como a da galeria Monsartstage (Piazza Navona), em Roma/Itália.

“Apreciar pinturas iluminadas sempre faz bem para o olhar e para a alma. Após o período de sombras, medo e confinados, sem poder viajar, é um alívio poder retornar aos espaços culturais e passear por temas universais, que nos colocam frente a frente com produções artísticas de boa qualidade. Além disso, nesta técnica, a espontaneidade e a rapidez na execução são importantes, uma vez que o pincel entrando em contato com a superfície do papel não há retorno para conserto”, explica Jérôme.

Sobre Marco Guayba

Marco Guayba é o nome artístico de Marco Antonio Guahyba Justo, ator, diretor de teatro, preparador de elenco, poeta, psicólogo (UFRJ) e Mestre em Letras (UFMG). Defendeu dissertação sobre o narrador em Machado de Assis. Lecionou teatro no Centro Cultural do CETEP – Barreto (FAETEC), em Niterói, onde também dirigiu peças de teatro com os alunos e fez assistência de direção para outros professores.

Em 2022, apresentou as palestras “A Atualidade de Oswald de Andrade – ou Oswald Ainda Se Faz Necessário”, “Oswald de Andrade e o Teatro de Ruptura” e “O Véu de Noiva da Serpente: a Sensualidade das Personagens de Nelson Rodrigues”, todas no Solar do Jambeiro; em 2023 apresentou, no mesmo espaço, a palestra “Pelé, o Rei do Futebol: o Poder da Representação Simbólica”.

Publicou os seguintes livros de poesia “Um Quarto Fora de Ordem”, “Opus”, “Um Quarto Fora de Ordem II” (Editora Leviatã) e “As Aves de Marienbad” (Editora Letras Virtuais). Divulgou também um Envelope de Poemas (artesanal) e vários cartões poéticos assim como poemas tendo como suporte diversas superfícies tais como azulejos, camisetas e outras. Participou de quatro Saraus das Águas Escondidas, dois no Solar do Jambeiro e dois na Câmara Municipal de Niterói (todos gravados). O mais recente (24 de maio de 2023) foi dedicado à poesia de Marco Guayba.

Dirigiu as peças de teatro “Medeia de Tal” (Eurípedes), “Apocalipse da Cor – Ou Como Enfiar um Elefante em uma Caixa de Fósforos” (vários autores), “Macbeth e Lady Macbeth” (Shakespeare), “Lusíada” (Fernando Pessoa, Camões, Bocage, José Régio e Sá-Carneiro) com música original de Fred Schneiter, “Blackout – III” (Marco Guayba). Em 2022, dirigiu “Caminhos de Zagorá”, de Carlos K. Couto, com Marisa Alvarenga, Nilson Nunes e Margarida Ferreira. Música Original de Carlos Chaves. Este espetáculo foi apresentado no Solar do Jambeiro e na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, em Niterói.

Escreveu as seguintes peças de teatro: “Um Homem Célebre” (adaptação de conto do mesmo nome de Machado de Assis), “Infinito Contigo” e “Réquiem para um Poeta” (dedicado à memória de Fred Schneiter). Fez crítica de teatro e de cinema para o blog desconexaoleitura. Foram mais de 40 textos analisando filmes como “Quase Memória”, de Ruy Guerra, “Guerra Fria”, de Pawel Pawlikowski e “Pieces of a Woman”, de Kornél Mundruczó. Dirigiu esquetes, participou de curtas, trabalhou como ator e na preparação de elencos, estando presente em todas as formas de arte.

Serviço

. Sarau Eco Gaia / lançamento livro “As Aves de Marienbad”, de Marco Guayba

Curadoria e apresentação: Marco Guayba

. Abertura exposição “Luzes”, de Jérôme Poignard

Curadoria e assessoria de imprensa: Paula Ramagem

Data: 17 de junho de 2023

Horário: a partir das 16h

Local: Eco Gaia Design de Interiores

Rua Nossa Senhora Auxiliadora, 60 – Santa Rosa/Niterói – RJ

Instagram: @ecogaia.interiores @poijerome

Author

Aqui falamos sobre cultura. Dicas de exposições, shows, livros, música... Fique ligado e volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *