Conheça bandas novas em destaque no Summer breeze (28/04)

Foto: Divulgação

Uma das grandes ações do Summer Breeze Brasil é a parceria com o GRAACC, elaborada em 2022 para a
primeira edição e que está mantida para a segunda edição, com o intuito de arrecadar fundos para a instituição através da venda de ingressos solidários. O festival fez uma visita à sede para entregar as
doações arrecadadas e pôde ver de perto todo o trabalho incrível que é feito lá.

Outra modalidade de ingressos solidários, válidos até a data do evento, é o que promove a doação de
alimentos, que devem ser levados nas datas da realização do festival e entregues no momento da
entrada. Para 2024, a organização espera arrecadar cerca de 40 toneladas.

“Esta é uma maneira que encontramos de deixar o ingresso menos oneroso para quem não tem o benefício da meia-entrada de estudante ao mesmo tempo que ajudamos pessoas em situação de vulnerabilidade”, comenta Claudio Vicentin – CEO do Summer Breeze Brasil.

Confira as  bandas novas do dia 28 de abril de 2024:

Kryour

A banda paulistana Kryour, formada pelo vocalista e guitarrista Gustavo Iandoli, o guitarrista Guba Oliveira, o baixista Gustavo Muniz e o baterista Matt Carrilho, recentemente fez a abertura para o In Flames. Tendo como alicerces o death metal melódico e o metalcore, a banda foi formada em 2014, lançando cinco anos mais tarde o álbum conceitual de estreia, “Where Treasures Are Nothing”.

Com a repercussão do álbum, Kryour recebeu um convite para fazer um show de abertura da banda Symphony X, no Bar da Montanha, em Limeira (SP). Também foi marcante a presença da banda na mídia brasileira, sendo citada na revista Roadie Crew e convidada para entrevistas nas rádios 89.1 FM e Kiss FM. A banda também recebeu um convite para se apresentar no programa Kiss Club da rádio Kiss FM e alguns meses depois venceram um concurso cultural produzido pela rádio New Rock Bands, fazendo mais um show ao vivo na rádio.

Em 2020, a pandemia de coronavírus fez com que a banda interrompesse suas atividades por um tempo. Durante este período, a banda passou por mudanças em sua formação com a entrada de Guba Oliveira na guitarra. Com o novo line-up consolidado e a pandemia começando a amenizar, a banda passou a produzir novas músicas com uma sonoridade mais moderna, buscando elementos eletrônicos e melodias mais pop, mas ainda assim mantendo o som pesado característico de suas composições.

Em 2023, em parceria com o selo especializado em rock/metal Outono Music e com distribuição da major Universal Music, a banda retorna com o lançamento de novos singles que depois são reunidos no EP “Creatures Dwell My Room”.

Além de ter sido uma das 10 bandas selecionadas pelo júri do concurso “New Blood” do festival Summer Breeze Brasil 2023, os novos trabalhos e a presença ativa da banda nas redes sociais rendeu inúmeros convites para shows, entre eles uma turnê ao lado da aclamada banda Project46 por capitais do Brasil, e a abertura do show da banda sueca In Flames, em São Paulo.

Atualmente a banda se prepara para um período de composições do novo álbum que será lançado em 2024. A agenda de shows continua aberta com datas já confirmadas para o próximo ano.

AXTY

O quarteto paulista AXTY é formado por Felipe Hervoso (vocal), Felipi Grivol (guitarra), Jonathas Peschiera (baixo) e Gabriel Vacari (bateria), músicos que praticam um metalcore que combina o controle de drives, power screaming e vocais limpos de Hervoso com toda a técnica do restante da banda, criando uma combinação visceral, moderna e emocional, sem perder a agressividade do gênero.

Nascido em meio ao cenário caótico da pandemia, em 2021, o AXTY rapidamente alcançou mais de dois milhões de streamings no Spotify com seu debut, “Helpless”, chamando a atenção da cena underground do metal brasileiro e ganhando fãs ao redor de todo o mundo.

Atualmente, o grupo encontra-se em produção do terceiro álbum de estúdio, tendo lançado os singles “Six Feet Under” e “Take Me Down”, os primeiros sob a parceria com o selo Outono Music, vinculado à Universal Music. O terceiro álbum marca um retorno à sonoridade de “Helpless”, após terem flertado com uma sonoridade mais pop em seu segundo álbum, “Unbreakable”, que também ultrapassou os dois milhões de streamings no Spotify.

O AXTY segue surpreendendo o público com um som calcado no metalcore, porém, sem abrir mão de explorar novas influências e sonoridades, criando uma obra de identidade única. Recentemente dividiram palco com a lenda do metalcore Chelsea Grin, com os quais realizaram seus primeiros shows fora do Brasil. Outro grande feito recente foi o single em parceria com o grupo mexicano Pressive, “Hollow”, que abriu portas para um valioso intercâmbio entre diferentes culturas, que trazem resultados positivos para a música e a sociedade.

John Wayne

A banda paulistana de metalcore John Wayne, formada em 2009, é reconhecida como uma das principais e mais influentes do gênero no Brasil. Com vocais guturais, instrumental pesado e letras em português, a banda aborda reflexões sobre a vida cotidiana, questionando a existência e as consequências de nossas ações. Sua discografia inclui um EP, três álbuns e diversos singles e clipes. Em 2012, o show de lançamento do álbum “Tempestade” alcançou um sold out histórico no Carioca Club.

A banda participou de festivais renomados, como Rock in Rio, Goiânia Noise e Abril Pro Rock. Em 2019, lançaram o bem sucedido álbum “Purgatório” através de uma campanha de financiamento coletivo. O álbum foi muito bem aceito e ultrapassou 1.163.000 plays no Spotify, sendo promovido por singles e clipes, incluindo o show de lançamento no Fabrique Club, que atraiu mais de 600 pessoas.

Após mais de uma década de estrada, a banda realizou o Fah Memorial em maio de 2022 para homenagear Fabio Figueiredo (Fah), um dos fundadores e vocalistas da banda, falecido em 2021 devido ao Covid-19. O evento, realizado no Fabrique Club em São Paulo, contou com a participação de 15 vocalistas influentes da cena metalcore brasileira. O show, que revisitou a carreira da banda, foi gravado para um DVD/documentário, programado para lançamento no primeiro semestre de 2024.

Em dezembro de 2022, a John Wayne participou do Canal Scena, um canal independente de música pesada, com uma performance ao vivo e uma entrevista sobre a história da banda. O vídeo acumulou mais de 50 mil visualizações em um mês no YouTube. Atualmente, a banda está trabalhando em dois novos singles/videoclipes, “Reconectar” e “Semblantes”, lançados em maio de 2023, que já acumularam mais de 110 mil visualizações no YouTube.

Hellish War

Originária de Campinas (SP), a banda de heavy metal Hellish War conta com Bil Martins (vocal), Vulcano (guitarra), Daniel Job (guitarra), JR (baixo) e Daniel Person (bateria). O grupo foi formado em 1995 e é conhecido por suas performances energéticas e pela habilidade de criar músicas que remetem à era dourada do metal.

 Em 2001, lançou seu álbum de estreia, “Defender of Metal”, que ganhou reconhecimento no cenário nacional e internacional. Em álbuns como “Heroes of Tomorrow” (2008), “Keep It Hellish” (2013) e “Wine of Gods” (2019), a banda explora temas épicos, riffs poderosos e letras que refletem a essência do metal clássico.

 Há quase 30 anos o Hellish War vem mantendo a tradição de se fazer heavy metal à maneira clássica. Novas bandas e novas tendências desapareceram tão rapidamente quanto surgiram, ao passo que o Hellish War segue firme mantendo vivo esse legado. O grupo, que também tem em sua discografia o ao vivo “Live in Germany”, é reconhecido por suas performances ao vivo, tendo participado de importantes festivais, como Abril Pro Rock, tendo feito duas turnês na Europa e compartilhado o palco com outras bandas renomadas ao longo de sua jornada.

Eclipse 

Após o sucesso da apresentação do H.E.A.T na primeira edição, o Summer Breeze Open Air Brasil recruta outra banda de hard rock da cultuada cena sueca, o Eclipse. O grupo conta com Erik Mårtensson (vocal), Magnus Henriksson (guitarra), Victor Crusner (baixo) e Philip Crusner (bateria) e atualmente promove o álbum “Megalomanium”. “‘Megalomanium’ é o Eclipse prestando homenagem aos fãs através dos elementos que se tornaram marcas registradas no catálogo da banda, mas também ousando se aventurar em novos territórios inexplorados e sons. É um álbum repleto do DNA completo da banda, um mergulho destemido no fundo da piscina – ou, neste caso, no Lago Siljan, que cerca a ilha no centro da Suécia, onde gravamos toda a nossa música”, detalhou Erik Mårtensson.

O Eclipse gerou mais de 100 milhões de reproduções online e aproximadamente meio milhão de ouvintes mensais nas principais plataformas de música, tornando-os uma das maiores bandas de rock a surgir da Suécia nos últimos anos – o novo single, “Got It!”, acumulou mais de 97 mil reproduções apenas no Spotify.

Sobre o segredo da banda, Erik Mårtensson, que é um compositor de mão cheia e produtor, além de também fazer parte do projeto W.E.T. ao lado de Jeff Scott Soto e Rober Säll (Work Of Art), detalhou: “O Eclipse tem músicas empolgantes, excelentes riffs de guitarra e um senso de melodia bem cativante. Nós vamos do som mais Pop ao Metal em várias composições. Esse é o senso comum que você costuma encontrar no Hard Rock/AOR em geral. O mais importante de tudo é pensar na melodia e no quanto ela pode cativar”.

Fundado na cidade de Estocolmo em 1999, o grupo tem lançado álbuns memoráveis e continua a evoluir com trabalhos recentes, como “Wired” (2021), “Paradigm” (2019) e “Monumentum” (2017). O álbum de estreia, “The Truth and a Little More”, foi lançado em 2001 e contou com participações especiais de Kee Marcello (guitarra, ex-Europe) e do saudoso tecladista Mats Olausson (ARK, Yngwie Malmsteen). Posteriormente, o Eclipse assinou contrato com a gravadora italiana Frontiers Records, que lançou “Second To None” (2004), “Are You Ready to Rock” (2008) e “Bleed & Scream” (2012), que entrou nas paradas de sucesso na Suécia na posição 44. “O considero muito importante, porque encontramos nossa identidade musical nele, ou seja, conseguimos colocar todas nossas influências e as músicas saíram exatamente da maneira que queríamos. Isso se refletiu nas melodias, que são o ponto alto do disco”, analisou o vocalista certa vez à revista Roadie Crew a respeito de “Bleed & Scream”.

Em fevereiro de 2015, a banda lançou seu quinto álbum, “Armageddonize”, que estreou na posição 49 nas paradas suecas. Em 30 de novembro daquele ano, a Sveriges Television anunciou que o Eclipse participaria da edição de 2016 do festival da canção Melodifestivalen. Depois vieram “Monumentum” (2017), “Paradigm” (2019), “Wired” (2021) e “Megalomanium” (2023). A banda já acumula clássicos em sua carreira, como “Viva La Victoria”, “Roses On Your Grave”, “Runaways” e “Saturday Night (Hallelujah)”. “Quando criamos a banda queríamos fazer algo parecido com nossos heróis, mas da nossa maneira. Bandas como AC/DC, Whitesnake e tudo que ouvi nos anos 80 foram nossa inspiração. Fizemos nosso primeiro disco em 2001 e, aos poucos, fomos nos encontrando e conseguimos encontrar nossa sonoridade atual, com a qual mais nos identificamos”, comentou Mårtensson certa vez à revista Roadie Crew.

 

Informações e Serviço: 

Datas: 26, 27 e 28 de abril de 2024
Local: Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São
Paulo/SP)
Realização: Free Pass Entretenimento e Consulado do Rock
Vendas online: Clube do Ingresso

Confira a seguir todas as opções de ingressos disponibilizadas pelo festival:

  • SUMMER CARD (ingresso de pista, válido para um dia de festival): R$475 (meia) / R$950 (inteira)
  • SUMMER CARD PASS (ingresso de pista, válido para os três dias de festival): R$1.400 (meia) / R$2.800 (inteira)
  • SUMMER CARD SOCIAL (ingresso de pista disponível para todo o público mediante doação de 1kg de alimento não perecível, válido para um dia de festival): R$550 (meia social
  • SUMMER LOUNGE CARD (acesso ao Summer Lounge, válido para um dia de festival – o ingresso de acesso ao festival deve ser adquirido separadamente): R$700 (valor único)
  • SUMMER LOUNGE PASS (acesso ao Summer Lounge, válido para os três dias de festival – o ingresso de acesso ao festival deve ser adquirido separadamente): R$1.990 (valor único)

JEFF FERREIRA 

Author

Jeff Ferreira é baixista, nerd e nas horas vagas roadie Escreve sobre música, pautas de entrevista há 6 anos. Trabalha com bandas do interior e da grande São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *