ATÉ O ÚLTIMO FILME: Livro de Ricardo Cota é uma declaração de amor ao cinema e à literatura

 

Na linha de filmes como “Os Falbemans”, de Steven Spielberg, e “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, “Até o Último Filme” é um livro que faz um trajeto literário afetivo e bem-humorado pela história de um personagem cuja vida se confunde com os próprios filmes a que assiste nos últimos 40 anos. Um livro para quem ama o cinema e a literatura.

“Eu faço isso de uma maneira que gere no leitor uma curiosidade, porque eu descrevo os filmes, em grande parte, sem dar nome aos filmes. Eu trabalho a descrição e cabe às pessoas meio que desconfiarem de que filme o autor está falando” Ricardo Cota, ator do livro.

Ricardo também nos guia por um roteiro fantástico, com cortes suaves, balizando-nos com imagens que despertam uma profusão de sentimentos e nos lembra, a cada página, que, assim como nos sonhos, tudo faz sentido na tela e que o cinema pode ser até maior do que a própria vida.

Até o Último Filme” é o livro de estreia de Ricardo Cota, um afiado e experimentado crítico. A obra também é, sobretudo, uma declaração de amor ao cinema em que as palavras celebram imagens e vice-versa.

Este é um livro escrito com a delicadeza do amor. Ricardo Cota nos apresenta uma história carregada de lirismo, uma reverência à sétima arte comparável a Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore.

A obra já está disponível para venda no formato físico e digital, como pelo site da própria editora.

Confira aqui a entrevista concedida pelo autor ao jornalista Rodrigo Fonseca sobre o livro Até o Último Filme.

 

Sobre o autor

Ricardo Cota atua na crítica cinematográfica há mais de 30 anos com participações em jornais, rádios e emissoras de televisão. Membro da Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI) foi jurado e correspondente em festivais no Brasil e no exterior, como Cuba, Miami, México, Cannes e Berlim.

Participou dos júris internacionais dos Festivais do Rio, Cuba e Miami, representando a FIPRESCI.  Atualmente é comentarista da área de Cinema da Rádio Tupi FM do Rio de Janeiro. De 2015 a 2020 ocupou o cargo de Curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM).

Junto com o cineasta Silvio Tendler, foi Curador dos 53º e 54ºFestivais de Brasília do Cinema Brasileiro. Atualmente, é Curador do Festival do Rio e do Festival Inffinito de Cinema Brasileiro, realizado em Miami e Nova York. É também autor de “Dona Niomar, Chique e Corajosa”, biografia de Niomar Muniz Sodré Bittencourt, fundadora do MAM e herdeira do jornal Correio da Manhã, que se encontra no prelo. “Até o Último Filme” é o seu primeiro trabalho como ficcionista.

 

Capa do livro Até o último filme de Ricardo Cota. Foto divulgação.

SERVIÇO

ATÉ O ÚLTIMO FILME

 

 

 

 

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *