AC ENTREVISTA CINEMA E COMPANHIA : Confira a nossa entrevista exclusiva com o diretor e elenco do filme “MAIS PESADO É O CÉU”

O road movie cearense MAIS PESADO É O CÉU, sétimo longa-metragem dirigido por Petrus Cariry, tem estreia marcada para o dia 8 de agosto nos cinemas brasileiros. Na trama, Antônio (Matheus Nachtergaele) e Teresa (Ana Luiza Rios) pegam a estrada em busca de reconstruir a vida. Diante de um Brasil devastado pela crise moral e política, os dois acolhem um bebê abandonado e formam uma família improvável sob o sol escaldante do interior do Ceará.

 

MAIS PESADO É O CÉU aborda temas universais, como solidão, afeto, maternidade, busca de composição de um núcleo familiar e solidariedade. “O cenário nordestino também pode trazer uma experiência de vida muito intensa para as personagens e influenciar seus comportamentos e perspectivas, por conta das suas crenças e hábitos em meio a tantos desafios que precisam enfrentar. Essa vivência particular molda as relações afetivas dos protagonistas e acrescenta camadas de complexidade emocional à história. Temos um contraste entre a paisagem e as emoções, sobretudo quando contrapomos essas imagens de beleza nua da paisagem às angústias e solidões enfrentadas pelo casal”, afirma Petrus Cariry.

Exibido em 20 festivais nacionais e internacionais, MAIS PESADO É O CÉU conquistou diversos prêmios, entre eles o German Independence Award – Spirit of Cinema do 30º Oldenburg International Film Festival, na Alemanha. A obra também foi reconhecida como melhor filme do 25º Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Portugal, e do 20º Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre. Na edição de 2023 do Festival de Cinema de Gramado, Cariry recebeu os prêmios de melhor direção, melhor fotografia e melhor montagem (em parceria com Firmino Holanda), além do Prêmio Especial do Júri para a atriz Ana Luiza Rios pela interpretação da personagem Teresa.
“O olhar e o caminhar de Teresa foram elementos que, desde o início do processo, me convocaram para perto dela e de sua história. O olhar como essa brecha que irradia experiências de um passado seu, sobre o qual ela fala muito pouco, quase nada, e que é o mesmo olhar que mira em um futuro que ela busca apesar de todas as dificuldades. Acredito que essa jornada de Teresa em MAIS PESADO É O CÉU e os encontros que ela vai tendo com os outros personagens masculinos e femininos dão a ver algumas das relações gritantes de uma sociedade patriarcal, violenta e adoecida como a nossa e que, através dessas fraturas expostas, ela vai tentando sobreviver”, comenta a premiada atriz Ana Luiza Rios.
 
O ator Matheus Nachtergaele conta que seu personagem, Antônio, traz os rancores e as espertezas do paulistano e é um homem incapaz que encontra uma mulher mais forte do que ele. “MAIS PESADO É O CÉU” fala um pouco sobre as novas posições da masculinidade e da feminilidade no mundo contemporâneo, sempre de um jeito poético, com espaço para se pensar, sem verdades impostas. É um filme pequeno para a quantidade de atores e grande na quantidade de coisas que querem ser investigadas. Fazer o filme foi um momento de estar com pessoas muito vocacionadas encabeçadas pelo Petrus, que tem uma vocação linda de cinema”, diz o ator.
O elenco de MAIS PESADO É O CÉU ainda traz nomes como Silvia Buarque, Danny Barbosa e Buda Lira. Com produção da Iluminura Filmes, as filmagens aconteceram em 2021 nos municípios cearenses de Quixadá e Nova Jaguaribara, tendo como um dos cenários o Açude Castanhão. A distribuição está a cargo da Sereia Filmes, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e também prepara o lançamento do documentário Antônio Bandeira – O Poeta das Cores, de Joe Pimentel, e da cópia restaurada 4K do clássico Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry.

Confira abaixo a nossa entrevista exclusiva com o diretor PETRUS CARIRY e a atriz SILVIA BUARQUE:

E confira nossa entrevista exclusiva com os atores  MATHEUS NACHTERGAELE e ANA LUIZA RIOS:

Saiba mais sobre o filme:

Confira o trailer:

 

Sinopse

Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

Ficha Técnica

Mais Pesado é o Céu – 2023
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 98 minutos
Gênero: Ficção
País: Brasil
Bitola: DCP
Idioma: Português
Direção: Petrus Cariry
Roteiro: Petrus Cariry, Firmino Holanda e Rosemberg Cariry
Elenco: Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque, Danny Barbosa, Buda Lira e Marcos Duarte
Produção: Bárbara Cariry
Direção de Fotografia: Petrus Cariry
Direção de Arte: Sérgio Silveira e Lana Benigno
Figurino: Lana Benigno
Trilha Musical: João Victor Barroso
Trilha Sonora Original: João Victor Barroso
Montagem: Firmino Holanda e Petrus Cariry
Desenho de Som: Érico Paiva (Sapão)
Som Direto: Danilo Carvalho
Produtora: Iluminura Filmes
Distribuidora: Sereia Filmes
FESTIVAIS E PRÊMIOS
51º Festival de Cinema de Gramado – Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Prêmio Especial do Júri
30º Oldenburg International Film Festival (Alemanha) – German Independence Award – Spirit of Cinema
47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – Seleção Oficial
16º Los Angeles Brazilian Film Festival (EUA) – Melhor Fotografia
44º Festival Internacional de Cinema de Havana (Cuba) – Seleção Oficial
21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Melhor Atriz e Melhor Fotografia
1º Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito 2023 – Prêmio da Imprensa – Melhor Longa Sul-Americano
2º Festival Internacional de Cinema de Goiânia – Seleção Oficial
15º Festival Maranhão na Tela – Exibição Especial – Panorama Nacional
1º Retama – Festival Latino-Americano de Cinema (Peru) – Seleção Oficial
1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo – Melhor Diretor e Melhor Fotografia
33º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema – Exibição Especial
25º Festival Kinoarte de Cinema – Exibição Especial
25º Festin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Portugal) – Melhor Filme e Melhor Direção
20º Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre –Melhor Filme
13º Philadelphia Latino Arts & Film Festival (EUA) – Seleção Oficial
Brooklyn Film Festival 2024 (EUA) – Melhor Fotografia
Festival Internacional de Cinema de João Pessoa 2024 – Exibição Especial – Filme de Abertura
Goiânia Kino Mostra 2024 – Exibição Especial – Filme de Encerramento
13º Kinobravo International Film Festival (Rússia) – Seleção Oficial
FILMOGRAFIA DE PETRUS CARIRY
Longas-metragens:
Mais Pesado é o Céu (2023) | A Praia do Fim do Mundo (2021) | A Jangada de Welles (2019) – codireção Firmino Holanda | O Barco (2018) | Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois (2015) | Mãe e Filha (2011) | O Grão (2007)
SOBRE PETRUS CARIRY
Petrus Cariry nasceu no Ceará, em 1977. Realizou nove curtas-metragens entre 2002 e 2010, entre eles “A Velha e o Mar”, “Dos Restos e das Solidões” e “A Montanha Mágica”. Em 2007, dirigiu o drama familiar “O Grão”, seu primeiro longa-metragem que deu início ao que intitulou de Trilogia da Morte, composta também por “Mãe e Filha” (2011) e “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois” (2015). Seus primeiros longas ganharam juntos mais de 70 prêmios em festivais de cinemas nacionais e internacionais. Depois de “O Barco” (2018), dirigiu o documentário “A Jangada de Welles” (2019) ao lado de Firmino Holanda e a ficção “A Praia do Fim do Mundo”, ainda inédita em circuito comercial. “Mais Pesado é o Céu” (2023), estrelado por Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios, é o seu sétimo longa-metragem.

 

 

ArteCult – @CinemaeCompanhia 

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia

#VamosParaOCinemaJuntos

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *