Passarela da Poesia: Projeto de Rose Araujo que nasceu do Sarau CasAmarElinha toma forma e avança divulgando vários poetas

 

A poeta Rose Araujo costuma dizer que seu novo projeto, a Passarela da Poesia, é um desdobramento de um projeto virtual – nacional – reconhecido pelo seu pioneirismo e premiado pela APPERJ como Sarau Revelação em 2021: o Sarau da CasAmarElinha.

Passarela da Poesia no Youtube: @rosearaujo621

O pontapé inicial foi em maio, com preciosos poetas que enviaram seus vídeos e tiveram suas poesias publicadas sempre às quintas-feiras.

Complementando o universo da poesia, a Passarela da Poesia tem também a poesia de todas as outras artes, trazendo agitadores culturais, cantores, músicos, artistas plásticos e todos aqueles que propagam as artes, os fazeres e os afetos.

“Na soma das artes, somos gestos e poesia”, costuma dizer Rose.

 

 

 

Conversamos com a escritora, que nos contou um pouco mais sobre esse maravilhoso projeto. Falamos de outros temas também. Com o você vai perceber, Rose Araujo é um vulcão de ideias, alguém que está sempre inventando moda (no melhor sentido da expressão):

Rose Araujo com seu livro Quando vida poesia. Foto: Divulgação.

ArteCult: Sei que você está à frente de um evento poético chamado Passarela da Poesia. Como funciona esse projeto?

RoseAraujo: Esse desfilar poético é um desdobramento do projeto anterior, o Sarau da CasAmerElinha,  projeto premiado pela APPERJ como Sarau Revelação Virtual de 2021. Na atual passarela, a proposta é receber e apresentar um poeta contemporâneo a cada quinta-feira, trazendo-nos seus fazeres, projetos e versos. É uma forma de nós poetas – enquanto andorinhas – juntos transbordarmos verões. Mas a Passarela da Poesia também recebe a poesia de outras artes como música, teatro, cinema e agitadores culturais, entrelaçando vivências e visibilizando outros dons.
AC: E a sua parceria com a Rede sem Fronteiras, da Feira Literária de Lisboa, em que consiste?
RA: O convite chegou-me através da presidente da Rede Sem Fronteiras, Dyandreia Portugal, pois estão comemorando dez anos à frente do projeto, que promove, fomenta e divulga a cultura lusófona e a língua portuguesa em mais de vinte países. Surgiu a possibilidade de somarmos, expandindo a passarela a outros continentes. Realizaremos lives-papos com autores brasileiros em diversos países.
AC: Quando vida poesia, seu primeiro livro individual de poesia, lançado no ano passado, continua circulando por aí…
RA: Sim, Quando vida poesia segue em pleno voo. Após a noite de autógrafos realizada pela APPERJ em maio, concretizou-se um sonho antigo: naquela ocasião, chegou-me uma professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, adquiriu meu livro com sorriso no olhar, apresentou-o aos alunos, que instituíram em sua turma a Sextesia, a Sexta-feira com Poesia, baseada no capítulo do meu livro que se chama “Pandesias” (Poesias da Pandemia). E a minha maior honra e alegria foi ser convidada a ser a madrinha literária daquela turma. Narro o fato como demonstração do alcance de uma obra poética,  inspirando e revelando novas gerações de fazedores de poesia… São os voos e os alcances da arte! Outro presente literário foi vê-lo voar para a 93° Feira do Livro de Lisboa e também a oportunidade de lançá-lo no Rio Psiu Poético, dia 19 de junho, no Bar Ernesto, na Lapa, em meio ao sarau de um evento cultural inédito no Rio de Janeiro.
AC: E o próximo livro já está sendo preparado, não? O que você poderia nos adiantar sobre ele?
RA: Estou finalizando o gestar do meu novo livro, Poemas de aguçar sentidos, que traz em si percepções dos vastos mundos que nos habitam – e todas as suas camadas, um despertar dos sentidos e do sentido maior: o [re]existir. Ele também foi belamente prefaciado pela poeta Euridice Hespanhol,  posfaciado pelo mestre Ricardo Alfaya e traz o icônico escritor Luis Turiba poemando as orelhas, tornando-se mais um nascimento muito especial. Evoé!

 Passarela da Poesia – Programação de junho:

Às quintas-feiras

  • Poetas desfilando suas poesias em vídeo

Às terças-feiras

  • Live-papo
  • Somando as artes

 

E agora o Passarela da Poesia também tem parceria com a Rede Sem Fronteiras (@redesemfronteiras), da Feira Literária de Lisboa, a maior feira lusófona do mundo. Serão realizadas oito lives com o título Passarela sem Fronteiras.

O Passarela da Poesia da CasAmarElinha tem parceria com a REDE SEM FRONTEIRAS, iniciativa da Feira Literária de Lisboa. Foto: Divulgação.

 

 

CONFIRA A PROGGRAMAÇÃO DAS LIVES DA PASSARELA SEM FRONTEIRAS:

(clique para dar zoom nos cards)

Agenda da Passarela sem Fronteiras. Lives em parceria com Redes sem Fronteiras da Feira de Livros de Portugal.

Além das atividades da Passarela da Poesia, a escritora lançará seu livro Quando vida poesia no Psiu Poético, no Bar Ernesto, no próximo dia 19 de junho. E também estará no palco da Justiça Federal, no Sarau do Tchello de Barros.

Lançamento de Quando vida poesia: Psiu Poético no Bar Ernesto, dia 19 de junho. Foto: Divulgação.

 Sobre a autora:

A poeta Rose Araujo. Foto: Divulgação.

Nascida em Londrina, Rose Araujo ( @rose_araujo_poeta ) viveu muitos anos no Rio de Janeiro. Daí considerar-se tanto paranaense quanto carioca. Atualmente, reside em Niterói. Graduada em Desenho Industrial, desenvolveu inúmeros projetos gráficos, sobretudo no âmbito da fotografia, do design e da música.

Também coordena o espaço das artes CasAmarElinha (@passareladapoesia ), antologias literárias. Além disso, vem idealizando e coordenando saraus poéticos aos quais comparecem relevantes nomes do cenário nacional. O projeto  foi premiado pela Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ – @apperj.poesia) e também recebeu o Troféu Arte em Movimento. Entre os poetas que estarão presentes destacam-se Sady Bianchin, Marcela Gianinni, Nuno Rau, Celi Luz, Anna Maria Fernandes, Manoel Herculano, Dan Juan Nissan Cohen, Bayard Tonelli e Lucília Dowslley.

 

Siga Rose Araujo nas Redes Sociais:

@rose_araujo_poeta

@passareladapoesia

 

CÉSAR MANZOLILLO

 

 

 

 

 

 

Author

Carioca, licenciado em Letras (Português – Literaturas) pela UFRJ, mestre e doutor em Língua Portuguesa pela mesma instituição, com pós-doutorado em Língua Portuguesa pela USP. Participante de vinte e quatro antologias literárias. Autor do livro de contos A angústia e outros presságios funestos (Prêmio Wander Piroli, UBE-RJ). Professor de oficinas de Escrita Criativa. Revisor de textos.

One comment

  • Saudações literárias, querida Rose!

    Que bom poder conhecer um pouco mais da vida e obra da autora e meu autografado “Quando Vida Poesia”!

    Parabéns por ser essa autora de talento e pessoa atuante no mundo literário!

    Êxitos em seus projetos!

    Afetuoso abraço!
    Tchello .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *