A poeta Rose Araujo costuma dizer que seu novo projeto, a Passarela da Poesia, é um desdobramento de um projeto virtual – nacional – reconhecido pelo seu pioneirismo e premiado pela APPERJ como Sarau Revelação em 2021: o Sarau da CasAmarElinha.
O pontapé inicial foi em maio, com preciosos poetas que enviaram seus vídeos e tiveram suas poesias publicadas sempre às quintas-feiras.
Complementando o universo da poesia, a Passarela da Poesia tem também a poesia de todas as outras artes, trazendo agitadores culturais, cantores, músicos, artistas plásticos e todos aqueles que propagam as artes, os fazeres e os afetos.
“Na soma das artes, somos gestos e poesia”, costuma dizer Rose.
Conversamos com a escritora, que nos contou um pouco mais sobre esse maravilhoso projeto. Falamos de outros temas também. Com o você vai perceber, Rose Araujo é um vulcão de ideias, alguém que está sempre inventando moda (no melhor sentido da expressão):
ArteCult: Sei que você está à frente de um evento poético chamado Passarela da Poesia. Como funciona esse projeto?
RoseAraujo: Esse desfilar poético é um desdobramento do projeto anterior, o Sarau da CasAmerElinha, projeto premiado pela APPERJ como Sarau Revelação Virtual de 2021. Na atual passarela, a proposta é receber e apresentar um poeta contemporâneo a cada quinta-feira, trazendo-nos seus fazeres, projetos e versos. É uma forma de nós poetas – enquanto andorinhas – juntos transbordarmos verões. Mas a Passarela da Poesia também recebe a poesia de outras artes como música, teatro, cinema e agitadores culturais, entrelaçando vivências e visibilizando outros dons.
RA: O convite chegou-me através da presidente da Rede Sem Fronteiras, Dyandreia Portugal, pois estão comemorando dez anos à frente do projeto, que promove, fomenta e divulga a cultura lusófona e a língua portuguesa em mais de vinte países. Surgiu a possibilidade de somarmos, expandindo a passarela a outros continentes. Realizaremos lives-papos com autores brasileiros em diversos países.
RA: Sim, Quando vida poesia segue em pleno voo. Após a noite de autógrafos realizada pela APPERJ em maio, concretizou-se um sonho antigo: naquela ocasião, chegou-me uma professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, adquiriu meu livro com sorriso no olhar, apresentou-o aos alunos, que instituíram em sua turma a Sextesia, a Sexta-feira com Poesia, baseada no capítulo do meu livro que se chama “Pandesias” (Poesias da Pandemia). E a minha maior honra e alegria foi ser convidada a ser a madrinha literária daquela turma. Narro o fato como demonstração do alcance de uma obra poética, inspirando e revelando novas gerações de fazedores de poesia… São os voos e os alcances da arte! Outro presente literário foi vê-lo voar para a 93° Feira do Livro de Lisboa e também a oportunidade de lançá-lo no Rio Psiu Poético, dia 19 de junho, no Bar Ernesto, na Lapa, em meio ao sarau de um evento cultural inédito no Rio de Janeiro.
RA: Estou finalizando o gestar do meu novo livro, Poemas de aguçar sentidos, que traz em si percepções dos vastos mundos que nos habitam – e todas as suas camadas, um despertar dos sentidos e do sentido maior: o [re]existir. Ele também foi belamente prefaciado pela poeta Euridice Hespanhol, posfaciado pelo mestre Ricardo Alfaya e traz o icônico escritor Luis Turiba poemando as orelhas, tornando-se mais um nascimento muito especial. Evoé!
Passarela da Poesia – Programação de junho:
Às quintas-feiras
- Poetas desfilando suas poesias em vídeo
Às terças-feiras
- Live-papo
- Somando as artes
E agora o Passarela da Poesia também tem parceria com a Rede Sem Fronteiras (@redesemfronteiras), da Feira Literária de Lisboa, a maior feira lusófona do mundo. Serão realizadas oito lives com o título Passarela sem Fronteiras.
CONFIRA A PROGGRAMAÇÃO DAS LIVES DA PASSARELA SEM FRONTEIRAS:
(clique para dar zoom nos cards)
Além das atividades da Passarela da Poesia, a escritora lançará seu livro Quando vida poesia no Psiu Poético, no Bar Ernesto, no próximo dia 19 de junho. E também estará no palco da Justiça Federal, no Sarau do Tchello de Barros.
Sobre a autora:
Nascida em Londrina, Rose Araujo ( @rose_araujo_poeta ) viveu muitos anos no Rio de Janeiro. Daí considerar-se tanto paranaense quanto carioca. Atualmente, reside em Niterói. Graduada em Desenho Industrial, desenvolveu inúmeros projetos gráficos, sobretudo no âmbito da fotografia, do design e da música.
Também coordena o espaço das artes CasAmarElinha (@passareladapoesia ), antologias literárias. Além disso, vem idealizando e coordenando saraus poéticos aos quais comparecem relevantes nomes do cenário nacional. O projeto foi premiado pela Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ – @apperj.poesia) e também recebeu o Troféu Arte em Movimento. Entre os poetas que estarão presentes destacam-se Sady Bianchin, Marcela Gianinni, Nuno Rau, Celi Luz, Anna Maria Fernandes, Manoel Herculano, Dan Juan Nissan Cohen, Bayard Tonelli e Lucília Dowslley.
Siga Rose Araujo nas Redes Sociais:
Saudações literárias, querida Rose!
Que bom poder conhecer um pouco mais da vida e obra da autora e meu autografado “Quando Vida Poesia”!
Parabéns por ser essa autora de talento e pessoa atuante no mundo literário!
Êxitos em seus projetos!
Afetuoso abraço!
Tchello .