Às Quartas – O livro pela capa

Com Ana Gosling

 

 

Iñaki del Olmo, em Unsplash

 

O livro pela capa

Para a criança, a estante era imponente. Até o teto, em madeira escura, com divisórias roliças encaixadas na base das prateleiras. O miolo colorido. Uma enciclopédia de medicina, branca, contrastando com o acervo. A coleção de José de Alencar, verde, e a de Eça de Queiroz, vermelha, em destaque. Exemplares únicos, em cinza e preto. Uma coleção de Ciências, multicor, cujo volume marrom, dedicado aos répteis, era seu preferido.

Aprendeu a ler e a escalar a primeira prateleira para chegar à coleção de Monteiro Lobato. Secretamente, para não ceder às chantagens do dono, que, pelos livros, barganhava favores. Por “Reinações de Narizinho” cedera ao irmão, por uma semana, seu radinho de pilha. Ao lado de Lobato, os livros de poesia e romance.

Os seus se enfileiravam sobre a cômoda. Sob a cama, guardava os gibis em caixas de papelão.

Na casa nova, a estante foi armada no quarto dos fundos e presa à parede com parafusos. A mãe a lotou com livros de Direito, ao voltar a ser estudante. A ficção literária se misturou nas prateleiras. Crônicas do Exército e biografia de Sinatra, do pai, ombro a ombro com os livros que, antes, se escondiam na gaveta da cômoda da mãe: “A Semente de Mostarda”, de Rajneesh, e “Mulheres Inteligentes, Escolhas Insensatas”.

O primeiro salário lhe inspirou a encomenda de um móvel próprio. Estreito, com espaço para a máquina elétrica em cima. Portas de vidro, parecendo uma cristaleira. Protegidos da poeira, expunham-se Vinícius, Bandeira, Drummond, Pessoa, Clarice, uns livros da faculdade, alguns da infância, duas gramáticas, uma coleção de artes.

Ficou para trás quando se casou. Já havia uma estante enorme ocupando a sala do casal. Híbrida: para livros, louças e eletrônicos. Profunda, deixando os livros discretos. Aberta, empoeirados. Alta, inalcançáveis. Escolheu poucos para ali; só os que se protegessem melhor das intempéries.

Na intimidade dos quartos, deixou se aninharem. No do menino, ficaram ao alcance das mãos pequenas. Tiveram suas histórias reveladas entre chamegos, até que a criança pudesse, por si só, decifrá-los. Encaixá-los na fileira, preservados, era aprendizado de carinho.

No do casal, os antigos ocuparam uma parte do seu guarda-roupa. Com a separação, os novos tomaram, por inteiro, o armário de camisas do ex. Na década em que a vida se desmontou, entre amores desfeitos, doenças, lutos, mudanças no trabalho, os livros se desorganizaram também.

À cabeceira, uma pilha deles lhe recorda a frustrante relação entre a vontade e o tempo. Divide-se entre dois ou três. Maloca outro na bolsa, numa viagem ou sala de espera. Mas os mantém sempre próximos. É certeza de ter companhia.

 

ANA GOSLING

@analugosling

 

com Márcio Calixto


com Ana Gosling

com César Manzolillo


com Tanussi Cardoso

com Rose Araújo

 

Author

Ana Lúcia Gosling se formou em Letras (Português-Literatura) em 1993, pela PUC/RJ. Fixou-se em outra carreira. A identidade literária, contudo, está cravada no coração e o olhar interpretativo, esgarçado pra sempre. Ama oficinas e experimenta aquelas em que o debate lhe acresça não só à escrita mas à alma. Some-se a isso sua necessidade de falar, sangrar e escorrer pelos textos que lê e escreve e isso nos traz aqui. Escreve ficção em seu blog pessoal (anagosling.com) desde março de 2010 e partilha impressões pessoais num blog na Obvious Magazine (https://obviousmag.org/puro_achismo) desde junho de 2015. Seu texto “Não estamos preparados para sermos pais dos nossos pais” já foi lido por mais de 415 mil pessoas e continua a ser compartilhado nas redes sociais. Aqui o foco é falar de Literatura mas sabe-se que os processos de escrita, as poesias e os contos não são coisa de livro mas na vida em si. Vamos falando de “tudo” que aguçar o olhar, então? Toda quarta-feira, no ArteCult, há crônica nova da autora, que integra o projeto AC VERSO & PROSA junto de Tanussi Cardoso (poemas) e César Manzolillo (contos). Redes Sociais: Instagram: @analugosling Facebook: https://www.facebook.com/analugosling/ Twitter: https://twitter.com/gosling_ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *