Luiz Said (@luizsaid2) é um analista de sistemas que, nas horas possíveis, se dedica à literatura, seja lendo ou escrevendo. Tem um canal no youtube (Luiz Said – Conta um conto) e três livros publicados: O crime do milênio, Antes de morrer… punição! e Luz e sombra… perdição! Os dois últimos fazem parte da trilogia Luz e Sombra.
Conheça mais sobre o autor, sua trilogia e seu canal no YouTube na entrevista exclusiva que preparamos pra você.
ArteCult: Como a Literatura entrou na sua vida?
LuizSaid: Sempre li muito, desde pequeno. Comecei com revistas em quadrinhos e alguns livros de Sherlock Holmes e da rainha do crime, Agatha Christie. Não parei mais, leio de tudo um pouco, mas meu gênero favorito sempre foi o policial.
AC: No seu caso, de onde vem a inspiração?
LS: Da vida em si. Sou muito observador, presto atenção nos detalhes; às vezes, uma simples caminhada me desperta a vontade de escrever.
AC: O fantasma da página em branco: mito ou realidade? Isso acontece com você? Em caso afirmativo, como lida com a questão?
LS: É uma realidade, conheço autores que já passaram por isso. Comigo ainda não aconteceu, mas já li que a melhor forma de lidar com essa questão é relaxar, se afastar um pouco do que está sendo escrito e aí as coisas naturalmente fluem. Não se desesperar é uma dica.
AC: Um livro marcante. Por quê?
LS: Tenho vários, mas vou citar um que me despertou a escrever, um livro do estilo que gosto, O Xangô de Baker Street, do Jô Soares. A forma leve, intrigante e, ao mesmo tempo, divertida me contagiou.
AC: Um autor marcante. Por quê?
LS: Dos autores nacionais, José Cândido de Carvalho. Gostei muito do livro O coronel e o lobisomem, pela forma criativa como foi escrito. Além disso, me agradou o tema, que faz referências a lendas brasileiras e à sátira. Com relação ao gênero que gosto, o policial, costumo citar Arthur Conan Doyle, Agatha Christie e um autor mais contemporâneo, Harlan Coben, pois ele sabe como prender o leitor desde a primeira página. Seus personagens principais são espetaculares.
AC: Fale um pouco dos livros que já publicou até hoje.
LS: O primeiro livro que escrevi foi O crime do milênio, primeira história do agente federal Buc, e temos nesse livro a perseguição a um assassino serial. Depois, resolvi começar uma trilogia, e o primeiro livro dessa saga, Antes de morrer… punição!, saiu em 2020 pela Drago editorial. Temos novamente o agente federal Buc e seus colegas envolvidos com tráfico de armas, um assassino meticuloso e uma sociedade secreta macabra que começa a dar as caras. O segundo livro dessa trilogia saiu agora no final de 2021 e se chama Luz e sombra… perdição! Nessa obra, nosso agente sofre uma perda irreparável e tem um confronto decisivo com um antigo desafeto (que apareceu no livro anterior). Além disso, a luta contra a sociedade secreta toma uma proporção maior.
AC: Conta um conto. Esse nome lhe parece familiar?
LS: (Risos) Parece sim. O canal tem o objetivo de divulgar a literatura. Dou dicas de escrita e faço comentários sobre o tema literatura de modo geral. Sempre trago uma nova sugestão literária, um livro que já li etc. Confesso que ando meio relapso com o canal, muito por conta do lançamento e da divulgação do Luz e sombra, mas, em breve, retomo com força total. E já tenho muitos livros para sugerir, pois, apesar do pouco tempo, uma coisa que não deixo jamais é de ler.
AC: Que estratégias você considera importantes para a divulgação de uma obra literária?
LS: Hoje temos as redes sociais como principal fonte de divulgação. Geralmente, essa parte da divulgação deixamos a critério da editora, mas é claro que uma editora pequena ou média não tem um poder de fogo muito grande, aí temos que usar outros meios: assessoria de imprensa, divulgação nas redes sociais etc.
AC: Projetos futuros: o que vem por aí nos próximos meses?
LS: No final deste ano, planejo lançar o último livro da trilogia. Já está escrito. Tenho um outro livro que está saindo do papel também, sem título ainda.
Confira abaixo um dos vídeos do canal Luiz Said – Conta um conto:
Bem, é isso.
Até a próxima!
Clique abaixo para ler as demais entrevistas exclusivas do projeto!
Não deixe de ver também:
AC Encontros Literários tem curadoria e apresentação (lives) de César Manzolillo (@cesarmanzolillo).