Festival de Teatro Infantil no Tijuca Tenis Clube, vamos nessa!

EMARANHADA. Foto: Daniel Falcão.

 

O 25° Festival de Teatro Infantil do Tijuca Tênis Clube esteve com inscrições abertas no mês de junho. Foram escolhidos oito espetáculos que serão apresentados no mês de setembro no Teatro Henriqueta Brieba. Embora o teatro não chame muita atenção, é inegável a sua importância.

Para se ter uma ideia, o espetáculo “Macacos”, da Cia do Sal, que levou o artista Cleyton Nascimento ao Prêmio Shell, o mais importante prêmio de teatro do Brasil, em 2018, foi apresentado no primeiro festival de esquetes do clube. Só isso é suficiente para entender o valor do Teatro Henriqueta.

Vilma Melo, a premiadíssima atriz de teatro, hoje protagonista da minissérie “Encantado’S” da Rede Globo, também passou pelo teatro, dirigindo alunos da Unirio. A montagem se chamava “Ipa Ona” e também tinha na ficha técnica o iluminador Anderson Ratto.

Um dos grandes representantes do teatro de animação, Thales Sauvo, participou do festival em 2017, ou seja, é possível encontrar grandes espetáculos e artistas renomados no festival criado para o público infantil.

O coletivo Sintonia Dominó, com mais de dez anos de estrada, estará presente neste festival com o espetáculo “Drummond para Crianças”. A montagem é uma contação de história que traz um menino de 10 anos chamado José, que mora em Itabira. Ele adora viver sua infância pelas ruas daquela cidade, mas, em dias de chuva, fica impossibilitado de brincar e se divertir.

E agora, José? Ao ter que brincar dentro de casa com seu pai, Carlos, eles descobrem um baú no porão de sua casa e, dentro dele, encontram um livro. Através deste livro, José e Carlos embarcam no mundo da poesia de Carlos Drummond de Andrade, fazendo com que aquela criança de 10 anos passe a se apaixonar por livros, poesias e diversos poetas brasileiros. Uma obra desse nível parece despertar a atenção de qualquer pai, pelo menos daqueles que entendem a importância da literatura brasileira.

“Emaranhada” é outro espetáculo que chama muita atenção pelo tema. Já imaginou os cabelos como árvores? O ato de cuidar, crescer e criar raízes são só algumas das similaridades que os cabelos compartilham com as árvores. Inspirada nesse universo mágico, “Emaranhada” celebra os fios de nossa ancestralidade. A montagem esteve no Sesi e foi a vencedora de melhor cenário pelo Prêmio “Pecinha é a Vovozinha” de 2022, concedido pelo renomado crítico teatral Dib Carneiro. Em sua ficha técnica, quem assina como diretor é Marcio Moura, responsável por agregar significativas parcerias para compor o espetáculo. Sua trajetória de 30 anos na mímica e comicidade (na longeva Cia. Etc e Tal/RJ) traz a excelência de uma direção com virtuosismo físico e vocal.

Já com um texto autoral, a Cia Divertrix apresenta “Reino do Secreto”, um espetáculo que proporciona às crianças e seus familiares a construção de reflexões sobre o consumo consciente no que tange à preservação do meio ambiente; a importância da socialização e vivências em comunidade; e a aceitação de suas diferenças estéticas em uma perspectiva lúdica e pedagógica. A peça esteve no Teatro Fashion Mall com ingressos esgotados. O diretor e dramaturgo Rodolfo di Olivetto, de “Reino Secreto”, trabalhou em grandes musicais como “Noviça Rebelde”, “Hairspray”, “Chicago”, “Cats”, “Wicked”, “Chaplin” e “Grease”, além de ter colaborado com Charles Möeller e Claudio Botelho.

Eis aí a oportunidade de assistir a excelentes obras no bairro tijucano.

 

Acompanhe o festival através da página no Instagram:

@festivaldeteatroinfantilttc

 

SERVIÇO

25º Festival de Teatro Infantil do Tijuca Tênis Clube

Local: Teatro Henriqueta Brieba – Tijuca Tênis Clube (Rua Conde de Bonfim, 451 – Tijuca)
Horário dos espetáculos: 17h
Média de duração dos espetáculos: 60 minutos
Classificação dos espetáculos: Livre
Valores de ingresso: R$ 60,00 (Inteira) / R$ 30,00 (Meia)
Locais de venda antecipada: Sympla e Clubinho de Ofertas
OBS: A bilheteria do teatro abre às 16h.
Realização: Departamento de Cultura do TTC e Amigarte Produções

 

Release dos espetáculos:

Alladin – 07/09 Sábado
Na peça teatral “Aladdin”, baseada no famoso conto das Mil e Uma Noites, acompanhamos a história de Aladdin, um jovem ladrão que encontra uma lâmpada mágica contendo um gênio poderoso. Com a ajuda do gênio, Aladdin tem a oportunidade de realizar seus desejos e se transformar em um príncipe para conquistar o coração da princesa Jasmine. No entanto, o vilão Jafar também deseja a lâmpada para conquistar o poder. A peça teatral recria o universo encantado de Agrabah, com músicas envolventes, coreografias elaboradas e cenários deslumbrantes, levando o público a uma jornada cheia de magia, aventura e romance.
Realização: José e Maria Produções

Reino do Secreto – 08/09 Domingo
O espetáculo “Reino do Secreto” é uma peça teatral em estilo de musical infantil que conta a história do “Senhor Viageiro”, um homem que, como seu nome já indica, passa a vida viajando pelo mundo com a sua mala brilhante e que adora colecionar coisas com objetivo de acumular o máximo de ítens possíveis, pois acredita que fazendo assim, um dia se tornará tão rico que será o homem mais feliz do mundo. Em uma viagem inesperada, encontra-se com diversos outros personagens que o fazem entender a importância de viver em comunidade, o valor da amizade e a importância do meio ambiente.
Realização: Cia Divertix

A Princesa Esquecida – 14/09 Sábado
Após a descoberta de um acontecimento misterioso, o “Felizes Para Sempre” corre grande perigo no país das fadas. A Princesa Feiurinha, cujo nome só entende quem conhece sua verdadeira história, desaparece, e o reino fica em suspense. Desse enigma, surge uma jornada incrível, reunindo princesas e personagens amados de contos de fadas. Em uma busca repleta de surpresas e reviravoltas, eles enfrentam desafios e descobrem segredos há muito esquecidos. Uma história emocionante, recheada de aventuras, mistério, encanto, amizade e coragem, que promete emocionar a todos e convida você a adentrar num mundo onde fantasia ganha vida.
Realização: Cia de Artes Florivino

Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto – 15/09 Domingo
O que pode ser mudado em um conto de tal forma que se torne uma verdade absoluta? Nestes contos iremos descobrir a importância da contação de histórias no nosso crescimento e, através de personagens brincantes, iremos recontar alguns contos do nosso folclore.
Realização: Cia Villelarte

Emaranhada – 21/09 Sábado
Já imaginou os cabelos como árvores? O ato de cuidar, crescer e criar raízes são só algumas das similaridades que os cabelos compartilham com as árvores. Inspirada nesse universo mágico, EMARANHADA celebra os fios de nossa ANCESTRALIDADE. No centro dessa narrativa está Mavi, uma HEROÍNA NEGRA! Menina inventora de palavras, braços e mãos tagarelas, dona de uma CABELEIRA exuberante. Protagonizada pela atriz Amarilis Irani, a personagem Mavi trança suas próprias aventuras, algumas solitárias, outras recheadas de amigos: flores, árvores e animais. Após uma série de eventos misteriosos, descobre que seus fios guardam PODERES EXTRAORDINÁRIOS. Numa fascinante saga de EMPODERAMENTO FEMININO à personagem faz dos CABELOS o caminho para encontrar aceitação. Emaranhando a força, beleza e poesia da REPRESENTATIVIDADE NEGRA. Novos mundos emergem de tecidos, com raízes que se espalham do palco aos olhos da plateia, celebrando a diversidade de maneira lúdica e emocionante.
Realização: Emaranhada Produções

Drummond para Crianças – 22/09 Domingo
DRUMMOND PARA CRIANÇAS é uma contação de história que traz um menino de 10 anos chamado José e que mora em Itabira. Ele adora viver sua infância pelas ruas daquela cidade, mas em dias de chuva ele fica impossibilitado de brincar e se divertir. E agora José? Ao ter que brincar dentro de casa com seu pai Carlos, eles descobrem um baú no porão de sua casa e dentro dele encontram um livro. Através deste livro, José e Carlos embarcam no mundo da poesia de Carlos Drummond de Andrade, que faz com que aquela criança de 10 anos passe a se apaixonar por livros, poesias e diversos poetas brasileiros.
Realização: Sintonia Dominó

Kadabra – 28/09 Sábado
Em um show de mágica totalmente interativo, a produção carioca mistura teatro, mágica e música. Introduzindo personagens inspirados em Harry Potter e Castelo Ratimbum. Levando as crianças ao mundo mágico onde tudo é possível. Durante o show elas são chamadas para fazer as magias de forma interativa. Através de uma narrativa envolvente e interativa, os espectadores serão convidados a participar ativamente das incríveis proezas mágicas, tornando-se parte integrante da história e vivenciando a magia de perto. Prepare-se para se maravilhar com cada truque e se encantar com a atmosfera única que “Kadabra” proporciona.
Realização: Cia Varinhas Mágicas

A Caixa Mágica de Surpresas – 29/09 Domingo
Os personagens : Menino Maluquinho, Julieta e a Professora Muito Maluquinha homenageiam o seu criador Ziraldo e mostram a alegria de suas histórias numa festa com dança, canto, contação, animação e muita emoção.
Realização: Grupo Artístico Multiarte

 

SOBRE O TIJUCA TENIS CLUBE

O clube foi fundado em 11 de junho de 1915, na Rua Uruguai, 391, residência do Coronel Joaquim Ferreira da Cunha Barbosa, com o nome de Tijuca Lawn Tennis Club, para ser frequentado pelas famílias e facilitar a aproximação entre os jovens. Com o tempo o seu nome se aportuguesou.
Quem foi Henriqueta?
Nascida na Catalunha, filha de Galeno Nogués i Guillem e Aurora Brieba Manzaneque, Henriqueta Brieba veio para o Brasil ainda adolescente, acompanhando os pais nas apresentações do grupo teatral de que faziam parte, e bem jovem começou a atuar nos palcos. Atriz de amplos recursos e comediante nata participou de várias companhias de teatro e não abandonou o palco até o fim da vida. Atuou no Brasil durante setenta e seis anos. Depois de passar por Belém, Manaus, Recife e Salvador, estabeleceu-se no Rio de Janeiro na década de 1920, onde começou a trabalhar no teatro de revista.  Vale lembrar que a atriz atuou no espetáculo ” O Rei da Vela” ao lado do importantísso ator Renato Borgui.
Atualmente há um sala de teatro com o seu nome, a sala apresenta especialmente peças infantis. Está localizada no Tijuca Tênis Clube, um clube de classe média alta, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro e uma rua com seu nome na zona leste da cidade de São Paulo.

Paty Lopes (@arteriaingressos). Foto: Divulgação.

 

Facebook: @PortalAtuando

 

 

 

 

Author

Dramaturga, com textos contemplados em editais do governo do estado do Rio de Janeiro, Teatro Prudential e literatura no Sesi Firjan/RJ. Autora do texto Maria Bonita e a Peleja com o Sol apresentado na Funarj e Luz e Fogo, no edital da prefeitura para o projeto Paixão de Ler. Contemplada no edital de literatura Sesi Fiesp/Avenida Paulista, onde conta a História de Maria Felipa par Crianças em 2024. Curadora e idealizadora da Exposição Radio Negro em 2022 no MIS - Museu de Imagem e Som, duas passagens pelo Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com montagem teatral e de dança. Contemplada com o projeto "A Menina Dança" para o público infantil para o SESC e Funarte (Retomada Cultural/2024). Formadora de plateia e incentivadora cultural da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *