DAVID CHEW: idealizador do “Rio Cello” fala sobre os 30 anos do evento

David Chew. Foto: Vitor Kelm

Entre 07 e 19 de agosto, o Festival Internacional Rio Cello vai celebrar o violoncelo em suas múltiplas expressões. O evento começa em Volta Redonda e, a partir do dia 09, concentra-se na cidade do Rio. 

O maior festival de violoncelos do país, idealizado e dirigido e produzido pelo violoncelista inglês David Chew, está completando 30 anos com uma programação especial que inclui concertos, espetáculos de dança, exposições, masterclasses e workshops. Como nas edições anteriores, todas as atrações serão gratuitas. O evento mantém a sua proposta de oferecer música e arte para todos em alguns dos principais espaços culturais do Rio como Cidade das ArtesMuseu da República, Teatros Noel Rosa e Odylo Costa Filho (UERJ), além do Consulado Geral de Portugal.

David Chew. Foto: Vitor Kelm

O público terá acesso gratuito a apresentações de expoentes da música de concerto como Mauro Senise, Gilson Peranzzetta, Thiago Wolf, OSB Jovem, Unicamp Cello Ensemble e as sopranos  Juliana Franco e Marina Cyrino, entre outros. Atrações internacionais também estão confirmadas como os cellisas Lars Hoefs e Dave Haughey (EUA), o violinista Russell Guyver (Londres), a pianista Lorna Griffitt (EUA), o Quarteto da Universidade de Manitoba (Canadá), Pandit Shubhendra Rao (Índia), Saskia-Rao Haas (Índia), o saxofonista Blas Rivera (Argentina) e muitos outros. O Cello Dance, a vertente de dança do festival, traz grandes nomes da área como a Cia de Dança Marcia Milhazes, entre outros.

Rio Cello já se tornou parte do calendário da cidade, lançou uma série de tendências na área artística e foi um dos pioneiros na região em relação às ações de responsabilidade social relacionadas à música de concerto. Até hoje, o festival já atraiu mais de 1,5 milhão de espectadores, reuniu 12 mil músicos, realizou 900 concertos, 650 horas de workshops e masterclasses. Ao longo de sua extensa trajetória, o Rio Cello consolidou-se como uma plataforma multicultural que reúne qualidade, inovação artística e responsabilidade social.

O Festival tem início  com o evento de abertura na Cidade das Artes (dia 09/08). A OSB Jovem e solistas convidados vão celebrar os 150 anos de nascimento do compositor inglês Gustav Holst, interpretando Holst Saint Paul ‘s Suite, além de Dvorak e Piazzolla. O saxofonista Allen Harrington vai abrir o concerto com a estreia mundial da obra The Flight of Eagles, elaborada pelo compositor David Ashbridge.

David Chew e Marcia Milhazes. Foto: Divulgação.

David foi recentemente condecorado pela Rainha da Inglaterra por seu importante trabalho que vem desenvolvendo na área da música. Recebeu os títulos de Honra de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e Herdeiro do Zumbi em 2003.  Formou-se no Guildhall School of Music (Londres), tem pós-graduação e doutor Honorário da Universidade de Hull. No Kingston University Londres, tem especialização em música brasileira. Professor da Universidade de Colorado. Fundador, Diretor Geral e Diretor Artístico do Rio Cello, há 30 anos. Spalla da OSB e do Quarteto da UFF. Fundou Orquestra de Câmara Brasil Consort, Rio Cello Ensemble, Rio Strings, Duo Folia,Trio Carioca e um quarteto com Gilson Peranzzetta, Mauro Senise e Paulo Russo. 1986: Premiado no Hyperion /2005:indicado ao Grammy Latino. Vem trabalhando com ONGs, Projetos de comunidade e Projeto Música nas Escolas em Volta Redonda. 2019:deu início à Escolinha de Música Rio Cello com aulas gratuitas para moradores da comunidade Dona Marta.

 

AC ENTREVISTA com DAVID CHEW

David Chew. Foto: Divulgação.

Nesta entrevista para o portal ArteCult, David Chew ressalta os destaques principais do Festival Rio Cello desta edição de 30 anos. Ele conta como tudo começou, faz um balanço das conquistas alcançadas e revela seus planos para o futuro do festival.

Confira:

1) Como surgiu a ideia de criar o Festival Internacional “Rio Cello”?

Eu fundei o Rio Cello Ensemble (1992) junto com o violoncelista Marcio Malard e o naipe de cellos da OSB. Nós fomos convidados para tocar no evento ECO 92 e para fazer uma tournée de 27 concertos na Inglaterra. Em 1993, na madrugada de 23 de julho, ocorreu a tragédia conhecida como a chacina da Candelária. Eu fui chamado para ajudar um sobrevivente desse horror na casa São Martinho, na Lapa. Fiquei a tarde toda prestando assistência a uma criança que não parava de chorar. Eu não sou médico nem psicólogo ou  assistente social. Eu sou um músico e realmente estava perdido e não sabia exatamente como ajudar. Apenas usei a música para tentar acalmar o menino e tive a ideia de chamar meus amigos músicos para ajudarem as outras crianças. Eu tocava em Londres e conheci muitos músicos internacionais que chamei para formar o primeiro Rio International Cello Encounter – agora conhecido como o Rio Cello. Acredito que a música tem poderes de cura e por isso eu levo o melhor da música para todos com entrada franca.

2) O Festival Internacional “Rio Cello” completa 30 anos e você é o idealizador, responsável por este grande projeto que já faz parte do calendário da cidade. Você está satisfeito com o que foi conquistado até agora? 

Certamente é uma conquista com os altos e baixos. Tudo na vida que vale a pena  é fruto de muita luta e trabalho. Eu comecei pequeno com a ideia de levar música da melhor qualidade para todos de graça, com as fundações bem firmes. Pouco a pouco fui construindo um evento maior, indo para mais comunidades e envolvendo mais artistas e concertos. Eu comparo com as fases de crescimento do meu filho Daniel, que acompanhei desde bebê e hoje é um adulto. O Rio Cello precisa ser um patrimônio cultural do país. É um modelo para outros festivais e o pioneiro em trabalhar com comunidades. Estou satisfeito porque o Rio Cello está avançando, vai celebrar 30 anos  e agora temos uma Escolinha Rio Cello que proporciona educação e novas oportunidades para muitas crianças.

3) Esta edição de 30 anos tem algum diferencial em relação às anteriores?

Eu tento sempre trazer novidades para o Festival. Mariana e Carolina, minhas duas filhas, são inspirações na curadoria do Cello Dança e Cello Tinta, trazendo muitas crianças das comunidades para participarem em locais maravilhosos como a Cidade das Artes,  a UERJ (pela primeira vez) e o Museu da República. Um dos convidados é o maior citarista do mundo, Shubhendra Rao (Índia) – discípulo de Ravi Shankar. A mulher dele também virá e vai tocar o cello indiano de 15 cordas, acompanhada pelo filho pianista que vem de Boston. A outra novidade será um concerto em homenagem a Shakespeare e os Beatles chamado “To Be or Let it Be”. O medley dos Beatles será interpretado pelo Quarteto de Cellos da OSB Jovem, Quarteto de Cordas da OSB Jovem, eu, a pianista Claudia Tolipan e a soprano Marina Cyrino. Russel Guyver, maestro e professor da Universidade de Colorado (EUA), vai declamar um poema de Shakespeare. E um coral formado pelas crianças da Maré e da Escola Britânica vão cantar Let it be – canção dos Beatles composta por Paul McCartney.

4) Quais são os próximos passos do Festival? O que é preciso para que sejam realizados?

Agora o festival está adulto como meu filho, precisa ser registrado como Patrimônio Cultural da cidade e do país e conquistar um patrocínio permanente para se manter e ser conhecido como o maior festival do Brasil. Por exemplo, quando me perguntam sobre as cidades de Salzburgo ou Edinburgh, a primeira coisa que eu penso são os festivais. O Rio Cello é um legado que precisa continuar e, junto com minhas filhas, eu estou certo de que os jovens cellistas vão manter esse grande festival.  Estou convidando diretores de outros festivais mundiais para participarem do Rio Cello ano que vem, porque nós precisamos trabalhar juntos. O Rio Cello é um modelo para o mundo.

5) Durante esses 30 anos promovendo o Festival, o que tem sido mais surpreendente ao realizar o evento?

Realizar o Rio Cello por 30 anos não é nada fácil. Eu tive inicialmente muita ajuda da Universidade Santa Úrsula que me cedeu espaço para as aulas  e do Hotel Copacabana Palace, que cedeu estadia para todos os artistas por 20 anos. Eu fui o diretor musical do hotel por um tempo e realizei muitos grandes eventos no Golden Room juntando artistas internacionais e as comunidades, sempre lotando com nosso público fiel. Depois da pandemia, o cenário mudou e nós estamos reconstruindo nossos contatos, como muitas famílias. Estou feliz com a disposição dos participantes da edição dos 30 anos do Rio Cello, aguardamos o nosso público para celebrarmos juntos esta data.

6) Este ano também é aniversário dos 50 anos do quarteto London Music Club, formado em Londres, em 1974, por você, Haroutune Bedelian (violino), Lorna Griffitt (piano) e Russell Guyver (viola). Vocês estão lançando algum projeto ou álbum para comemorar?

London Music Club Piano Quartet formou-se em Londres, em 1974, tocando no London Music Club em Holland Park, uma casa que hospedava músicos internacionais. Eu conheci minha primeira mulher, a pianista Claudia Tolipan nessa casa em um dos ensaios com o quarteto. Naquele tempo, Gerald Robbins era o pianista e Claudia virava as páginas para ele.  Haroutune Bedelian tinha acabado de ganhar o BBC Violin Competition e era muito famoso, eu e Russell tínhamos acabado de nos formar no Guildhall School of Music. Depois Haroutune casou com Lorna Griffitt e nós continuamos com ela. Nós vamos celebrar os 50 anos do quarteto durante o Rio Cello e depois vamos viajar para Colorado Los Angeles tocando Mozart, Schumann e gravando concertos  comemorativos.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 

FESTIVAL INTERNACIONAL “RIO CELLO” – 30 Anos 

@riocellooficial 

Livre para todos os públicos 

6ª feira/ 09 de AGOSTO 

19h – Cidade das Artes (Teatro de Câmara) 

Endereço: Av. das Américas 5300 (Barra da Tijuca), Rio de Janeiro, RJ. 150 anos de nascimento de Gustav Holst. 

(Holst Saint Paul ‘s Suite, além de Dvorak e Piazzolla) 

> Allen Harrington (sax) vai abrir o concerto com a estreia mundial da obra “The Flight of Eagles,” (compositor David Ashbridge). 

OSB Jovem 

Solistas: 

  • Allen Harrington – saxophone 
  • Kerry Duwors – violino 
  • Judith Kehler-Siebert – piano 
  • Minna Chung – cello 
  • Miguel Braga – cello 

(Ashbridge, Piazzolla, Dvorak, Puccini, Holst) 

 

Sábado/ 10 de AGOSTO 

13h – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ

Quarteto da Universidade de Manitoba (Canadá) 

  • Allen Harrington – saxophone 
  • Kerry Duwors – violino
  • Judith Kehler-Siebert – piano 
  • Minna Chung – cello 

(“CAFÉ MUSIC”: Schoenfeld “Café Music”, Rosenblatt “Tango”, Christos Hatzis “Old Photographs”, Sviridov “Romance”. Broadstock, Trio para sax, piano e cello). 

 

Sábado/ 10 de AGOSTO 

15h – UERJ (Teatro Odylo Costa Filho) 

Endereço: Campus da Uerj – Rua São Francisco Xavier 524, Rio de Janeiro, RJ. Orquestra de Cordas de Volta Redonda 

  • Haroutune Bedelian – violino 
  • Russell Guyver – viola 
  • David Chew – cello 
  • Sarah Higino – maestrina 
  • Daniela Mesquita – contralto 
  • Blas Rivera – sax/piano 
  • David Ashbridge – maestro 

(Elgar /Vaughan Williams /Villalobos /Bizet /Rivera) 

 

Domingo / 11 de AGOSTO 

13h – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ

Recital de cello: 

  • Emilia Valova – cello 
  • Katia Balloussier – piano 

(Bach, Petar Christoskov, Fauré, Schumann) 

 

Domingo/ 11 de AGOSTO 

15h – UERJ (Teatro Noel Rosa) 

Endereço: Campus da Uerj – Rua São Francisco Xavier 524, Rio de Janeiro, RJ.

Quarteto da Universidade de Manitoba (Canadá) 

  • Allen Harrington – saxophone 
  • Kerry Duwors – violino 
  • Judith Kehler-Siebert – piano 
  • Minna Chung – cello 

(“CAFÉ MUSIC”: Schoenfeld “Café Music”, Rosenblatt “Tango”, Christos Hatzis “Old Photographs”, Sviridov “Romance”. Broadstock, Trio para sax, piano e cello). 

 

2ª feira/ 12 de AGOSTO 

das 09h às 13h – UERJ (Teatro Noel Rosa) 

Endereço: Campus da Uerj – Rua São Francisco Xavier 524, Rio de Janeiro, RJ. Masterclasses de cello, violino e sopros com Manitoba Quartet. Aulas gratuitas com artistas internacionais, abertas a todos. 

 

2ª feira/ 12 de AGOSTO 

13h – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ

  • Trio Gilson Peranzzetta (piano)
  • Mauro Senise (flauta e saxofone)
  • David Chew (cello). 

(Bach, Chopin, Villa-Lobos, Peranzzetta) 

 

2ª feira/ 12 de AGOSTO 

17h – Consulado Geral de Portugal (vários destaques do Festival vão tocar) R. São Clemente, 424 – Botafogo, Rio de Janeiro – Rj, Rio de Janeiro, RJ, 22260-001 

  • Lorna Griffitt. piano 
  • Haroutune Bedelian violino 
  • David Chew cello 
  • Russell Guyver violino
  • Daniela Mesquita contralto 
  • Catherine Bent cello 
  • Fernanda Canaud piano 
  • Blas Rivera – sax/piano 
  • Allen Harrington -sax 
  • Minna Chung – cello 
  • Kerry Duwors – violino 
  • Judith Kehler-Siebert – piano 

(Bach,Beethoven,Schumann, Piazzolla, Rivera, Café music.Villalobos) 

 

3ª feira/ 13 de AGOSTO 

13h – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ

London Music Club piano Quartet 

  • Daniela Mesquita – contralto 

(Beethoven, Gnattalli, Schumann, Villa-Lobos) 

 

4ª feira/ 14 de AGOSTO 

13h – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ

Cello recital 

Lançamento do CD Villa – Lobos, concerto n.1 

  • Duo Lars Hoefs – cello
  • Aline Alves – piano 

(Villa-Lobos, Marquez, Schifrin) 

 

4ª feira/ 14 de AGOSTO 

18h – Igreja da Candelária 

Endereço: Pça. Pio X, Rio de Janeiro, RJ.

Cellos: Thiago Wolf, André Michiletti , Minna Rose Chung, OSB Jovem Quarteto de Cellos, OSB Quarteto de Cordas, David Chew. 

Coral das Marés 

Sopranos:

  • Juliana Franco
  • Marina Cyrino 

(J.S.Bach, Villa-Lobos, Purcell, Morley, Byrd, Dowland, Beatles medley – D. Ashbridge) 

 

4ª feira/ 14 de AGOSTO 

Das 09h às 12h – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ

  • Masterclass : Haroutune Bedelian – violino 
  • Masterclass : Russell Guyver – viola 

> Aulas gratuitas com artistas internacionais, abertas a todos. 

 

5ª feira/ 15 de AGOSTO 

13h – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ

Fernanda Canaud piano. 

Cellos:

  • Dave Haughey
  • Thiago Wolf

e convidados. 

(Humpback Harmonies, E. Friesen, Odeon – E. Nazareth: arranjo para cello solo) 

 

5ª feira/ 15 de AGOSTO (DIA DA INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA) 15h – UERJ (Teatro Odylo Costa Filho) 

Endereço: Campus da Uerj – Rua São Francisco Xavier 524, Rio de Janeiro, RJ.

Rao Trio: 

  • Pandit Shubhendra Rao (cítara),
  • Maestro Saskia-Rao Haas (cello indiano),
  • Ishaan Leonardo Rao (piano).

(Música indiana, Song of Water – Shubhendra Rao) 

 

6ª feira/ 16 de AGOSTO 

13 hrs – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ. TO BE OR LET IT BE 

> Medley dos Beatles (8 músicas) 

> Declamação (Russel Guyver, maestro e professor/EUA) SHAKESPEARE AND BEATLES 

Quarteto de Cellos da OSB Jovem 

Quarteto de Cordas da OSB Jovem 

  • Marina Cyrino – soprano 
  • David Chew – cello 
  • Claudia Tolipan – piano 

Coral da Escola Britânica 

Coral das Marés 

(Let it be)

Repertório: Morley, Byrd, Dowland,Purcell. 

Beatles Medley – D. Ashbridge (arranjador).

 

6ª feira/ 16 de AGOSTO 

Das 9 às 12h – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ

Jazz Cello Workshop 

  • Dave Haughey (EUA)
  • Thiago Wolf (EUA)

 

6ª feira/ 16 de AGOSTO

19h – UERJ (Teatro Noel Rosa) 

Endereço: Campus da Uerj – Rua São Francisco Xavier 524, Rio de Janeiro, RJ. Tango à Bachianas 

  • Blas Rivera – sax/piano (de Córdoba) 
  • Martin Lima – bandoneon (de Buenos Aires) 
  • David Chew – cello 

OSB Jovem Cello 

UNICAMP Cello Ensemble//alunos de Lars Hoefs (americano). 

(A.Piazzolla, Rivera, Joao Bosco (arr. por Ivenise Nitchepurenco), Bachianas Brasileiras no. 1 – V.Lobos) 

 

Sábado/ 17 de AGOSTO 

13h – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ

Cello Dance 

UNICAMP Cello Ensemble 

Solo cellos:

  • Lars Hoefs
  • David Chew 

(V. Lobos, J.Bosco: arr. por Ivenise Nitchepurenco) 

Bailarinos convidados: 

  • Danilo D’ Alma 
  • Mônica Burity
  • Raquel Reis (cello) e Mariana Lemos (artista de dança) – trabalho INCLINAR 

 

Sábado/ 17 de AGOSTO 

Das 09 às 12h – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ

Workshop com o compositor David Ashbridge.

Aulas gratuitas com artistas internacionais, abertas a todos.

 

Sábado/ 17 de AGOSTO 

17h – UERJ (Teatro Noel Rosa) 

Endereço: Campus da Uerj – Rua São Francisco Xavier 524, Rio de Janeiro, RJ. Cello Dance 

Bailarinos convidados: 

  • Marcia Milhazes Cia de Dança 

UNICAMP Cello Ensemble 

  • Dave Haughey – cello 
  • Thiago Wolf – cello 

(D. Haughey, V. Lobos, Wolf, E.Friesen, J.Bosco: arr. por Ivenise Nitchepurenco)

 

Domingo – 18 de AGOSTO 

13h – Museu da República 

Endereço: Rua do Catete 153, Rio de Janeiro, RJ

Cello Tinta (oficina) 

Cello Dance 

Cellos:

  • Dave Haughey
  • Thiago Wolf
  • Mateus Ceccato 

Bailarinos convidados: 

  • Carlos Cabral 
  • Danilo D’ Alma 
  • Mônica Burity 
  • Felipe Padilha 

(D.Haughey, V. Lobos, Wolf, E.Friesen) 

 

Domingo – 18 de AGOSTO

19h – Cidade das Artes (Teatro de Câmara) 

Av. das Américas 5300 (Barra da Tijuca), Rio de Janeiro, RJ

VIOLONCELADA 30 anos 

Destaque: 30 cellistas no palco da Cidade das Artes pela primeira vez, celebrando os 30 anos do Rio Cello. 

Cellistas convidados:

  • Dave Haughey
  • Thiago Wolf
  • Lars Hoefs
  • Mateus Ceccato
  • Fernando Bru
  • Emília Valova
  • Lisiane Santos
  • Hugo Pilger,
  • Janaina Salles
  • Miguel Braga
  • Cello Ensemble da OSB Jovem 

Conjunto de Violoncelos do Instituto Villa-Lobos – Unirio 

  • Blas Rivera – piano e sax 

UNICAMP Cello Ensemble 

  • Juliana Franco – soprano 
  • Daniela Mesquita – contralto 

LMC Piano Quartet 

  • Aline Alves – piano 
  • Fernanda Canaud piano 

 

2ª feira/ 19 de AGOSTO 

19h – Theatro Municipal do Rio de Janeiro* 

*(evento com cobrança de ingresso) 

Endereço: Pça. Floriano (Cinelândia), Rio de Janeiro, RJ 

Orquestra Sinfônica Brasileira convida

  • Pandit Shubhendra Rao (cítara) 
  • Maestro Saskia-Rao Haas (cello indiano) 

(Song of Water. Primeira audição mundial para orquestra)

 

 

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA. Viva o POVO BRASILEIRO e sua rica e infindável cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *