AC ENTREVISTA CINEMA E COMPANHIA : Confira a nossa entrevista exclusiva com a diretora e atriz DIRA PAES

 

 

“Pasárgada” marca a estreia de Dira Paes na direção de um longa. A cineasta e atriz também vive a protagonista, Irene, uma bióloga que trabalha para um grupo de tráfico de animais. Em busca de uma espécie rara de pássaro, a pesquisadora se isola em uma floresta e é guiada por um mateiro, interpretado por Humberto Carrão. O longa explora paisagens diversas de uma grande área de preservação natural repleta de matas, cachoeiras, montanhas e rios no Arraial do Sana, distrito de Macaé, Rio de Janeiro. Dira Paes estrela o longa ao lado de nomes como Humberto Carrão e Peter Ketnath. Produzido pela Muiraquitã Filmes com Baderna Filmes, “Pasárgada” é uma coprodução Globo Filmes. A distribuição é feita pela Bretz Filmes.

 

 

Confira abaixo a nossa entrevista exclusiva com a diretora e atriz DIRA PAES :

MUIRAQUITÃ FILMES | Produtora

Muiraquitã Filmes foi fundada pela produtora Eliane Ferreira e se dedica a produzir filmes e séries de ficção e não-ficção com perspectivas únicas e autênticas, em colaboração com cineastas talentosos e parceiros em todo o mundo. Em 2015, Pablo Iraola se tornou sócio, agregando sua experiência internacional para a produtora.

Seus filmes já foram selecionados e exibidos em grandes festivais, tais como: Berlim, IDFA, Dok Leipzig, Jeonju, além de terem sido distribuídos para diversos países.

Suas mais recentes produções foram os documentários: “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil”, de Carol Benjamin – menção especial do júri no IDFA e É Tudo Verdade, “Cine Marrocos”, de Ricardo Calil – melhor documentário em Dok Leipzig (Next Masters Competition), Festival Internacional de Guadalajara e É Tudo Verdade, e o longa ficção “Querência”, de Helvécio Marins Jr. – seleção do Forum no Festival de Berlim (Berlinale) e melhor filme no Festival de Jeonju. “Mar de Dentro”, de Dainara Tofolli, está iniciando a carreira de Festivais nacionais e internacionais, e sua estreia no Brasil ocorreu na Mostra Internacional de São Paulo 2020. Seu mais recente documentário “Os Arrependidos”, de Armando Antenore e Ricardo Calil, foi premiado como melhor documentário brasileiro no É Tudo Verdade 2021.

Atualmente, está em fase de pós-produção dos longas “Sol”, de Lô Politi, “Bala sem Nome”, de Felipe Cagno, e os documentários “Eneida”, de Heloisa Passos, e “Testament”, de Meena Nanji e Zippy Kimundu – projeto selecionado para o IDFA Forum 2020, e que já recebeu o apoio de importantes fundos, tais como: IDFA Bertha Fund, Hot Docs Blue Ice, IDA, Chicken & Eggs e Ford Foundation.
Dentre suas próximas produções, pode-se destacar o longa ficção “Aurora”, de Karim Aïnoz, e o documentário “Sobre Memória e Esquecimento”, de Ricardo Martensen – projeto ganhador das bolsas de desenvolvimento do Sundance Documentary Fund e do IDFA Bertha Foundation.

 

BADERNA FILMES | Produtora

A Baderna Filmes é uma produtora independente que se destaca por sua abordagem ousada e inovadora no cenário audiovisual brasileiro. Fundada com o propósito de explorar narrativas autênticas e provocativas, a Baderna Filmes busca contar histórias que desafiam convenções, explorando temas sociais, culturais e políticos com uma perspectiva crítica e engajada.

Seu compromisso é com a arte do cinema e a liberdade criativa, promovendo projetos que dialogam com o presente e projetam visões do futuro. Valoriza o trabalho colaborativo e acredita no poder do cinema como ferramenta de transformação social, capaz de questionar realidades e inspirar mudanças.

Com uma equipe formada por profissionais apaixonados pelo que fazem, a Baderna Filmes produz desde longas-metragens e documentários até conteúdos para novas mídias, sempre com um olhar atento às novas tendências e tecnologias do mercado. A diversidade de vozes e a inclusão são pilares fundamentais em nossas produções, refletindo a riqueza e a complexidade da sociedade brasileira.

Na Baderna Filmes, acredita-se que cada produção é uma oportunidade de romper barreiras, desafiar o status quo e abrir espaço para novas formas de ver o mundo. A missão é levar ao público histórias impactantes, que entretêm e ao mesmo tempo provocam reflexões profundas.

GLOBO FILMES | Co-produtora

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’, maior bilheteria nacional pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.

 

BRETZ FILMES | Distribuidora

Com mais de 30 anos de presença no mercado cinematográfico, a Bretz Filmes vem atuando como distribuidora e produtora, tendo distribuído filmes de renomados diretores como Walter Salles, Karim Aïnouz, Eduardo Coutinho, Helena Solberg, Sandra Kogut, Sérgio Machado, Flávia Castro, Izabel Jaguaribe, Marina Person, Nelson Pereira dos Santos, Ricardo Calil, Renato Terra e Heitor Dhalia. Seu diretor, Luiz Bretz, também dirigiu por 10 anos a área de distribuição da VideoFilmes. Atualmente a Bretz Filmes é uma das principais distribuidoras de documentários e filmes de autor nos cinemas do Brasil. Nos últimos anos, distribuiu longas como os indicados ao Oscar “Honeyland” e “For Sama”, além de “Gabriel e a Montanha”, “Sinfonia de um Homem Comum”, “Nostalgia da Luz” e “O Cavalo de Turim”.

 

 

 

ArteCult – @CinemaeCompanhia 

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia

#VamosParaOCinemaJuntos

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *