

Del Schimmelpfeng conferindo mais uma edição no Rio de Janeiro do COMIDA DI BOTECO
No último dia 17/04 foi o Dia do Boteco, mas já no dia 11 de abril foi dada a largada do famoso Concurso COMIDA DI BUTECO, com seus mais de 1100 estabelecimentos participantes, espalhados por todas as regiões do país. O período de votação, nesse ano de 2025, se estenderá até 11 de maio – nos circuitos de BH, GO, RJ, SP e Salvador – e até 04 de maio – nos demais circuitos – e, durante todo esse período, vocês terão a oportunidade de experimentar os inúmeros petiscos criados especialmente para o evento. Ao final, serão divulgados os ganhadores dos 27 circuitos e desses escolhidos sairão os três melhores “butecos” do Brasil, revelados em uma premiação especial no mês de julho.
E esse ano é pra lá de especial, pois o Concurso Gastronômico está comemorando deliciosos 25 anos de existência. A organização sugeriu aos participantes que se utilizasse na concepção de seus pratos do conceito “Paixão pelo Buteco”, homenageando a tradição e a importância dos botecos na cultura brasileira. Nesta edição especial, o concurso não impôs um tema fixo para a criação dos petiscos, que tem o preço fixo de R$ 35, mas deixou claro que deveriam usar e abusar da criatividade, trazendo, como ingrediente principal, o resgate da tradição dos botecos do país, utilizando-se da inovação, pesquisa, motivação e gratidão como tempero para todas as iguarias criadas para essa edição.
O primeiro artigo que escrevi sobre o concurso, que teve sua origem lá nos anos 2000, foi no apagar das luzes da edição de 2023 – você pode conferir clicando AQUI – e, por coincidência, algum dos botecos que visitei naquela oportunidade estarão nesse meu novo roteiro, já que ele se dá pela zona sul carioca. Nesse mesmo ano, cobri um evento que reuniu em um shopping da cidade, os dez primeiros colocados e que gerou um saboroso artigo AQUI pro portal ARTECULT.
Mas quem disse que eu estava satisfeito? Que nada! Em 2024, resolvi ampliar a experiência, fazendo dois dias intensos: o primeiro dia ocorreu pela área do Cachambi e Taquara e, no outro, visitando botecos nos bairros da Tijuca e Grajaú e toda essa incrível jornada através dos sabores pode ser degustada bem AQUI. E, repetindo a iniciativa do ano anterior, o BARRASHOPPING (@barrashoppingoficial) mais uma vez trouxe, para um mesmo local, os campeões da edição 2024, que você confere AQUI.
Para essa edição de 2025 resolvi inovar, indo logo no começo, bem no segundo dia (12/04), assim garanto que meu artigo saia em tempo de motivar todo mundo a prestigiar o evento, que promete. E o dia não poderia ter sido melhor escolhido, pois o sábado abriu ensolarado, convidando para um dia (muito) saboroso. Vinte aventureiros iriam sair em peregrinação por alguns botecos participantes, num total de seis, todos ali pela área da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A van contratada iria cheia, de alegria e empolgação. Como disse, estávamos no segundo dia do Concurso, a expectativa era de que o movimento ainda não fosse tão caótico como de outras vezes em que fomos mais para final, já que brasileiro adora deixar as coisas pra última hora, né?
A primeira parada foi no boteco OS IMORTAIS (@osimortais.bar – Rua Ronald de Carvalho, 147 – Loja A | Copacabana, Rio de Janeiro – RJ – Tel.: (21) 3563-8959).

O petisco que eles apresentaram foi batizado de XinXim di Mainha e consistia num frango com temperos baianos, em um caldo de camarão seco com castanha-de-caju e amendoim, com um leve toque de azeite de dendê.

E inseri meu primeiro voto nessa edição 2025, mantendo uma tradição que iniciei e que, espero, perdure por muito tempo. Adoro dar uma de jurado e procuro, sempre, ser o mais justo possível. Avalio criteriosamente todos os itens cobrados na cédula de votação – petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida – e, munido de (alguma) convicção, deposito meu voto. Só lamento que não tenha a possibilidade de experimentar as iguarias, todas elas, ao mesmo tempo, antes de votar, para que se tenha um lastro de comparação. Na falta dele, apelo para meus sentidos de cozinheiro, e vejo o que mais me agrada ou não.

Na mesma rua ficava a TASCA CARVALHO (@tascacarvalho – Rua Ronald de Carvalho, 266 | Copacabana, Rio de Janeiro – RJ – Loja D – Tel.: (21) 99957-9845), então, praticamente, foi só mudar de mesa. Pulamos de um boteco para o outro.

Como esse tinha uma pegada bem portuguesa, nada como abrir os trabalhos com uma cervejinha típica do país lusitano.

O petisco desse boteco tem o curioso nome de Espeta com o pau e lambe os beiços e traz carne de porco, salsicha e linguiça frita, servidas com um molho especial, acompanhado de uma farofa com crispy de beterraba e molho piri-piri. Segundo a atendente, a gente devia espetar as carnes no palito, passar tudo pela farofa e comer para, depois, lamber os beiços, preparando-os para nova investida.


A próxima parada era ali pertinho, tanto que fomos à pé. Tratava-se do CAJU GASTROBAR (@cajugastrobar – Praça Demétrio Ribeiro, 97 – loja C – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22011-002 – Tel.: (21) 3264-3713),

Ele nos apresentou o Nó, que trem bão!, uma releitura da tradicional carne na lata com quitutes mineiros que todo brasileiro ama: minimedalhões de mignon suíno com bacon, preparados com molho agridoce de goiabada apimentada e finalizados com crocante de couve, acompanhado de um sensacional pão de queijo frito recheado de queijo meia cura.

Eles nos serviram com uma cachacinha especial, como cortesia de boas vindas. Muito simpático!

Para acompanhar, pedi um outro petisco, umas almofadinhas de queijo com molho de goiabada, elaborado com ingrediente de um patrocinador do concurso, que estava muito gostoso.

Bom, hora de correr pra van, porque ainda tinha muita coisa pela frente. Mudamos de bairro: saímos de Copacabana e fomos ao Leme. E o nome do boteco não poderia ser outro, o LEME LIGHT (@barlemelight – Rua Gustavo Sampaio, 795 | Leme, Rio de Janeiro – RJ – Loja – Tel.: (21) 2275-5498). 
Aqui houve um pequeno problema, que deu pra relevar. Como já era um horário mais tarde, a demanda aumentou consideravelmente e, pelo que deu a entender, não houve uma preparação adequada. Haviam poucos atendentes, o que fez com que os pedidos demorassem a sair, ou não seguissem uma ordem justa, já que vi pessoas que chegaram depois recebendo o pedido antes. Não sei se esse bar já participou de edições anteriores ou se é estreante, mas ajustes devem ser feitos. Acho que vale o aprendizado.
Demorou, mas a cervejinha veio bem gelada…

O prato participante do concurso foi chamado de Bodas de Prato, uma costelinha suína desfiada ao molho de barbecue de goiabada, servida sobre massinha assada de feijão-tropeiro e finalizada com queijo canastra gratinado e crispy de couve.

Dali, seguimos para o BOTEQUIM CHEGA MAIS (@botequimchegamais – Rua Barata Ribeiro, 247 – Loja B | Copacabana, Rio de Janeiro – RJ – Tel.: (21) 2547-1210), um velho conhecido, já que estive aqui em 2023.

Como da outra vez, não deu pra escapar de uma das deliciosas batidinhas da casa, que são feitas com muito carinho e cuidado. E, é lógico, a pimentinha da casa já veio pra mesa. Aliás, esse foi um cuidado que tive, sempre pedindo por ela nos bares…

O petisco desse ano foi o Boi Desfiado, uma carne bovina assada macia e suculenta, desfiada, temperada no padrão, servida com torradas no azeite.

Finalizamos a jornada no BAR DA TATI (@bardatati_ – Praça Serzedelo Correia, 15 | Copacabana, Rio de Janeiro – RJ – Loja C – Tel.: (21) 3518-3879), um boteco carioca com toque nordestino.


Já que a pegada era trazer algo lá do Nordeste, de ingredientes bem populares por lá, o bar nos trouxe a Carne de sol dos olhos verdes da Tati, uma deliciosa paçoca de carne de sol com feijão-verde debulhado e queijo coalho, acompanhado da tradicionalíssima pimenta de cheiro. Tudo a ver!

Um prato cheio das referências culturais da Tati, com quem, óbvio, pedi pra tirar uma foto…

Já era noite quando os trabalhos foram encerrados. Foi um dia muito muito legal! É sempre uma experiência interessante sair à caça dos petiscos participantes do COMIDA DI BUTECO. É um mês de grande agitação, que movimenta o setor de uma forma bastante abrangente.
Agora, vamos fazer a nossa parte e votar para eleger aqueles que, verdadeiramente, nos conquistem o coração e o paladar. Degustem cuidadosamente os pratos, analisem os bares e o atendimento, sintam a temperatura da bebida. Ao final desse exercício dos sentidos, depositem, convictos, o voto na urna.

Em breve, espero voltar aqui trazendo o resultado e experimentando – caso já não tenha experimentado nessa rodada – os petiscos campeões dessa edição comemorativa dos 25 anos.
Vamos participar!











Excelente muito bom mesmo.