Sobrado da Cidade: Casarão de 3 andares do século XIX é o novo ponto de gastronomia e turismo do Centro do Rio

Sobrado da Cidade. Foto: Divulgação

História do Brasil colonial influencia novo cardápio do Sobrado da Cidade

O Sobrado da Cidade, casarão de três andares do século XIX, no coração do Corredor Cultural do Centro do Rio, lança novo cardápio, preservando a história do local e para atender sugestões de seus clientes.

Sobrado da Cidade. Foto: Divulgação

A atual gastronomia introduziu maior variedade de pratos e que fazem parte das origens cariocas do Brasil colonial, como o picadinho e o Banoffee de banana, como sobremesa.

Banoffee de banana. Foto: Divulgação


Segundo o professor de gastronomia Sandro Dias, na história bem mais recente, para os cariocas do Brasil colonial, o picadinho surge como um herdeiro dos guisados portugueses.  

Foto: Divulgação

“Aqui sempre foi prato popular. Nasce nas chamadas casas de pasto e tabernas, que dariam origem aos botequins, por volta de 1816, geralmente frequentadas por funcionários públicos, comerciantes e reinóis, introduzindo o hábito de comer fora de casa, onde as refeições eram coletivas, servidas numa mesa redonda e divididas entre pratos de garfo ou de colher” (fonte Blog Sem Medida).
 
A banana, hoje tão brasileira, tem origem asiática, mas chegou ao Brasil com os portugueses no século XV. Todos os pratos trazem ingredientes que têm uma história, já que o Sobrado da Cidade já foi ponto de diversos comércios durante os séculos.

“Nosso cardápio mudou com o objetivo de prestigiar quem acompanha nosso trabalho e quer caminhar ao nosso lado. Tudo foi feito com o intuito de ter no casarão as raízes brasileiras e o amor pela história”, explica Carla Esteves, sócia do Sobrado da Cidade. O restaurante apresenta uma gastronomia que traduz o conceito do local.

Carla Esteves. Foto: Divulgação

“Queremos mostrar um pouco do valor que tem nossa história. Creio ser um dever nosso, como cidadãos, preservar e levar a nossa origem aos mais novos. As vezes eu vejo as pessoas circulando pelas ruas, encantadas com as construções. Esse encantamento, na minha opinião, é o sentimento de pertencimento. Somos oriundos daquele espaço. O Brasil tem sua história registrada naquele local”, finaliza.

SERVIÇO 

Sobrado da Cidade

  • Rua do Rosário – 34 – Centro – Rio de Janeiro
  • De segunda a quarta das 11h às 18h
    De quinta a sábado das 11h às 20h
    Domingo 11h às 17h.
  • Aceita: cartões de crédito – débito – ticket refeição – pix
  • Acessibilidade
  • 150 lugares

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *