SIMILITUDES: Novo livro de Renato Massari narra coincidências surpreendentes entre momentos marcantes das vidas de duas mulheres

 

Renato Massari é um escritor com uma agenda literária bem movimentada. Já publicou diversos livros e vem participando – com muito sucesso –  de vários concursos literários, tendo sido inclusive um dos vencedores do nosso concurso de poesias, realizado no ano passado.

Massari agora está lançando seu novo livro, o romance Similitudes, pela Astrolábio Edições.

Confira abaixo a entrevista que realizamos com o autor:

 

1) Fale um pouco sobre Similitudes, seu mais recente lançamento literário
Bem, Similitudes é um romance em que a personagem principal, Francine de Castro, lê as memórias de Francine Descartes (filha de René Descartes) e, à medida que vai fazendo a leitura, percebe uma série de coincidências entre sua trajetória de vida e a dela. Nesse romance, trabalho a ficção histórica e os dramas cotidianos, temperando-os com um quê de realismo mágico. Quem for curioso, lê…

Renato Massari. Foto: Divulgação.

2) Você tem tido bastante sucesso em concursos literários. Em que medida esse reconhecimento ajuda a carreira de um autor?

Sim, desde 2020 tenho participado de concursos nacionais e internacionais. Tive obras selecionadas em vários deles e acho que isso ajuda um pouco a quebrar o anonimato que cerca os novos autores. Facilita, também, os entendimentos com os editores e chama a atenção dos leitores que buscam novidades no mercado literário.
3) Notamos que você escreve prosa e poesia com igual desenvoltura. Tem preferência por algum gênero?
Na verdade, não. Gosto de ambas e acho que uma completa a outra. Às vezes, quando estou escrevendo prosa, me vem à cabeça a ideia de uma poesia. E, reciprocamente, quando estou escrevendo uma poesia, às vezes penso: puxa, isso aí bem que podia gerar um conto ou, quem sabe, até um romance…
4) Planos futuros: o que podemos esperar nos próximos meses?
Estou terminando de escrever meu terceiro livro de contos e meu quarto livro de poesias (ainda não publicado) foi inscrito em um concurso de âmbito nacional. E já fiz também o escopo do meu terceiro romance. Portanto, acho que em 2023 vão vir novas publicações por aí!

Capa do livro “SIMILITUDES” de Renato Massari

SINOPSE

Similitudes narra as histórias de duas mulheres: Francine de Castro e Francine Descartes. A primeira é brasileira e professora de filosofia; a segunda, nascida na Holanda, é uma personagem criada a partir da filha de René Descartes. Esta personagem escreve um pequeno livro de memórias (“A Outra História de Francine Descartes”) que é lido por Francine de Castro em abril de 2014, quando está com 36 anos, e depois por sua filha Francine Augusta, nascida em 2015. Nesse livro, Francine Descartes não morreu aos cinco anos de idade, mas quase ninguém sabe disso. À medida que as duas narrativas avançam, emergem similitudes surpreendentes entre momentos marcantes das vidas de Francine de Castro e de Francine Descartes. Terminada a leitura, Francine de Castro reflete sobre a ocorrência das similitudes. Anos maistarde, com base nelas, sua filha faz uma breve ponderação sobre a individualidade do eu.

 

SOBRE RENATO MASSARI

Renato Massari. Foto: Divulgação.

Tem 63 anos, é Doutor em Educação e professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor dos livros “Vida, um glossário poético(Poesia, 2a. ed. 2022), “Barca das lembranças(Romance, 2020), Montagens cariocas(Con tos, 2019) entre outros. Entre 2020 e 2022 publicou vários contos e poesias em revistas literárias virtuais. Foi classificado em 1o. lugar (categoria sênior) no Prêmio FiloLisboa 2020, com a peça curta Minha Fronteira, em 3o. lugar na categoria professorno I Prêmio Literário da Academia de Letras de Arcos (MG), com a poesia Vamos, e em 4o. lugar no VIII Con curso Cidade do Penedo de Poesia e Conto, com o conto “Duas Mães. Massari também foi um dos vencedores do Concurso Literário do ArteCult 2021 – Poesia com o poema “Teu Nome”.

 

SERVIÇO

Lançamento do Livro SIMILITUDES 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Author

Carioca, licenciado em Letras (Português – Literaturas) pela UFRJ, mestre e doutor em Língua Portuguesa pela mesma instituição, com pós-doutorado em Língua Portuguesa pela USP. Participante de 32 coletâneas literárias. Autor do livro de contos "A angústia e outros presságios funestos" (Prêmio Wander Piroli, UBE-RJ). Professor de oficinas de Escrita Criativa. Revisor de textos. Toda quinta-feira, no ArteCult, publica um conto em sua coluna "CONTO DE QUINTA", que integra o projeto "AC VERSO & PROSA" junto com Ana Lúcia Gosling (crônicas) e Tanussi Cardoso (poemas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *