Renato Massari é um escritor com uma agenda literária bem movimentada. Já publicou diversos livros e vem participando – com muito sucesso – de vários concursos literários, tendo sido inclusive um dos vencedores do nosso concurso de poesias, realizado no ano passado.
Massari agora está lançando seu novo livro, o romance Similitudes, pela Astrolábio Edições.
Confira abaixo a entrevista que realizamos com o autor:
Bem, Similitudes é um romance em que a personagem principal, Francine de Castro, lê as memórias de Francine Descartes (filha de René Descartes) e, à medida que vai fazendo a leitura, percebe uma série de coincidências entre sua trajetória de vida e a dela. Nesse romance, trabalho a ficção histórica e os dramas cotidianos, temperando-os com um quê de realismo mágico. Quem for curioso, lê…
2) Você tem tido bastante sucesso em concursos literários. Em que medida esse reconhecimento ajuda a carreira de um autor?
Sim, desde 2020 tenho participado de concursos nacionais e internacionais. Tive obras selecionadas em vários deles e acho que isso ajuda um pouco a quebrar o anonimato que cerca os novos autores. Facilita, também, os entendimentos com os editores e chama a atenção dos leitores que buscam novidades no mercado literário.
Na verdade, não. Gosto de ambas e acho que uma completa a outra. Às vezes, quando estou escrevendo prosa, me vem à cabeça a ideia de uma poesia. E, reciprocamente, quando estou escrevendo uma poesia, às vezes penso: puxa, isso aí bem que podia gerar um conto ou, quem sabe, até um romance…
Estou terminando de escrever meu terceiro livro de contos e meu quarto livro de poesias (ainda não publicado) foi inscrito em um concurso de âmbito nacional. E já fiz também o escopo do meu terceiro romance. Portanto, acho que em 2023 vão vir novas publicações por aí!
SINOPSE
Similitudes narra as histórias de duas mulheres: Francine de Castro e Francine Descartes. A primeira é brasileira e professora de filosofia; a segunda, nascida na Holanda, é uma personagem criada a partir da filha de René Descartes. Esta personagem escreve um pequeno livro de memórias (“A Outra História de Francine Descartes”) que é lido por Francine de Castro em abril de 2014, quando está com 36 anos, e depois por sua filha Francine Augusta, nascida em 2015. Nesse livro, Francine Descartes não morreu aos cinco anos de idade, mas quase ninguém sabe disso. À medida que as duas narrativas avançam, emergem similitudes surpreendentes entre momentos marcantes das vidas de Francine de Castro e de Francine Descartes. Terminada a leitura, Francine de Castro reflete sobre a ocorrência das similitudes. Anos maistarde, com base nelas, sua filha faz uma breve ponderação sobre a individualidade do eu.
SOBRE RENATO MASSARI
Tem 63 anos, é Doutor em Educação e professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor dos livros “Vida, um glossário poético” (Poesia, 2a. ed. 2022), “Barca das lembranças” (Romance, 2020), “Montagens cariocas” (Con tos, 2019) entre outros. Entre 2020 e 2022 publicou vários contos e poesias em revistas literárias virtuais. Foi classificado em 1o. lugar (categoria sênior) no Prêmio Filo–Lisboa 2020, com a peça curta “Minha Fronteira”, em 3o. lugar na categoria “professor” no I Prêmio Literário da Academia de Letras de Arcos (MG), com a poesia “Vamos”, e em 4o. lugar no VIII Con curso Cidade do Penedo de Poesia e Conto, com o conto “Duas Mães”. Massari também foi um dos vencedores do Concurso Literário do ArteCult 2021 – Poesia com o poema “Teu Nome”.
SERVIÇO
Lançamento do Livro SIMILITUDES
- Autor: Renato Massari
- Editora: Astrolábio Edições
- ISBN: 9117898931 7392041
- Link de venda no site da editora: https://www.livrariaatlantico.com.br/pd-92532c-similitudes-renato-massari.html?ct=2d14a2&p=1&s=1
-
e-Mail para compra (com desconto): massarirpc@gmail.com