Olá!
Pessoal, na minha última coluna falei sobre técnicas de escrita e citei o livro “Sobre a escrita” do Stephen King como uma boa referência.
Hoje, quero falar sobre o processo de publicação do livro.
Em primeiro lugar, você deve escrever (e não se esqueça, para escrever, tem que ler, e ler muito). Depois de pronto seu texto ou manuscrito, o próximo passo é achar alguma editora que avalie seu trabalho e opte por publicar.
Sempre procure saber sobre a editora, se ela cumpre prazos, sua idoneidade etc.
Você pode enviar seu manuscrito por e-mail, pode procurar pessoalmente a editora ou ainda, como eu fiz no meu último livro, procurar em feiras literárias, no meu caso foi a bienal do Rio.
A editora tem um nome a zelar, portanto, ela irá avaliar o seu manuscrito e dar o ok para a publicação, ou não.
Tendo o ok, monta-se um cronograma para o lançamento. Essa fase, inclui a revisão (processo mais importante e mais demorado), a capa, cadastro no ISBN, diagramação, publicação, distribuição, estratégia de vendas etc.
A revisão é importante, além de tirar os possíveis erros, você ainda pode alterar o texto, acatar sugestões etc. Mas, é preciso cuidado para não ficar preso muito tempo na revisão. Se você é como eu, que a cada vez que lê, quer mudar, passe para uma outra pessoa, o leitor beta, assim, você se livra mais facilmente da fase da revisão.
A editora é responsável pelo cadastro no ISBN, que é o “CPF” do livro.
Aí vem a capa, a editora pode ter um ilustrador, você pode sugerir, ou mesmo levar algum desenho pronto, isso é acordado entre você e a editora.
Diagramação é colocar o manuscrito em formato de livro. Aí, você pode se surpreender com o tamanho final de seu livro. Pois a formatação de um livro é diferente. Vamos supor que você digitou seu manuscrito no word e terminou o mesmo com, digamos 150 páginas. Na diagramação esse número pode aumentar significativamente, não se assuste.
Tudo revisado, conversado, acordado entre você e a editora, o próximo passo é a impressão.
A partir daí a editora tem mais trabalho, será a responsável pela tiragem inicial, pelo marketing, pela distribuição e controle de vendas. A gente acompanha, mas, o maior trabalho aqui é da editora.
Falando assim, parece simples, mas, é complexo, porém, bastante prazeroso. Não deixe de acompanhar cada fase, pois é um grande aprendizado e uma experiência singular.
Abraço a todos!
Conheça meu livro “Antes de Morrer…Punição!“