Para fechar a série de artigos sobre os curtas metragens indicados, agora apresentaremos os Documentários em Curta-Metragem indicados ao Oscar deste ano.
Os documentários em curta metragem nos mostram histórias verídicas que aconteceram e para isso se baseiam em fatos e depoimentos muitas vezes comprovados pelas imagens documentadas. Por isso é um documentário. Os concorrentes deste ano vêm da Coreia do Sul, EUA (3) e Suécia.
III – Documentário em Curta-metragem:
In The Absense – 28min. :
CONFIRA O CURTA COMPLETO:
O curta se debruça sobre a tragédia que se abateu na Coreia do Sul em 2014, quando um barco com centenas de pessoas, incluindo estudantes naufragou na costa do país. O realizador usa imagens de celulares, e-mails e áudios de conversas para compor o quadro de incompetência das autoridades sul coreanas.
Ganhador do prêmio de público para melhor curta documentário do Indy Short International Film Festival.
Learning to Skateboard In a Warzone (If You’re A Girl) – 39min. :
CONFIRA O CURTA COMPLETO:
https://www.aetv.com/movies/learning-to-skateboard-in-a-warzone
O mini documentário levou prêmios prestigiosos: o de melhor curta da International Documentary Association e de melhor curta documentário do Tribeca Film Festival.
Life Overtakes Me – 12min. :
CONFIRA O TRAILER DO CURTA:
“A Vida em Mim” (título em português) acompanha, durante um ano, a vida de três famílias de refugiados na Suécia, cujas crianças sofrem de um mal, a Síndrome da Resignação. Seus filhos sucumbem a um estado de quase coma que dura, às vezes meses, às vezes anos. Ainda mais interessante quando você é informado que o número de crianças refugiadas na Suécia com esta Síndrome é muito maior que os de outros países.
Os produtores suecos levaram para casa dois prêmios: no Chicago Critics Film Festival foi vencedor do prêmio do público assim como no Full Frame Documentary Film Festival.
St. Louis Superman – 28min. :
CONFIRA O TRAILER DO CURTA:
A história de Bruce Franks, negro, ativista e rapper, é contada no curta. Em Ferguson, Bruce é eleito para a Câmera de Deputados de Missouri, cujos parlamentares são majoritariamente brancos e republicanos. Ele tem que superar traumas e obstáculos políticos para aprovar uma lei crucial para a sua comunidade.
Distribuído pela MTV Documentary Films, St. Louis … ganhou dois prêmios no Indy Shorts International Film Festival: o grande prêmio por melhor documentário e o Jenni Berebistsky Legacy Award (premia a capacidade que uma pessoa tem de inspirar outras).
Walk Run Cha-Cha – 20min. :
CONFIRA O CURTA COMPLETO:
https://www.nytimes.com/video/opinion/100000006430755/walk-run-cha-cha.html
O casal Paul e Millie Cao são refugiados vietnamitas e vivem na Califórnia desde os anos 70. Após educarem os filhos e cuidarem dos pais, vão se redescobrir nas pistas de danças. E é isso que interessa à diretora Laura Nix e a levou a retratar o casal no curta documentário.
Além do Oscar, Walk … foi indicado a melhor curta no Tribeca Film Festival.
ANDRÉA ASSIS
Clique na imagem abaixo para ver a
LISTA DE INDICADOS A CURTAS DE ANIMAÇÃO:
Clique na imagem abaixo para ver a
LISTA DE INDICADOS A CURTAS DE FICÇÃO:
Clique na imagem abaixo para ver a
LISTA COMPLETA DE INDICADOS DESTE ANO DE 2020,
com seus respectivos links para nossas críticas:
ArteCult – Cinema & Companhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais !
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @sinistros.bagulhos e @hospicionerdoficial