O trabalho na obra de Porinari, no Centro Cultural do TRT

Obra de Portinari | Foto: Divulgação

 

Exposição

“Suor e Dignidade: A Poética do Trabalho na Obra de Portinari”

 

O trabalhador brasileiro, uma das principais inspirações do trabalho de Candido Portinari, será tema da exposição “Suor e Dignidade: A Poética do Trabalho na Obra de Portinari”, que será apresentada no Centro Cultural do TRT – RJ, de 6 a 29 de maio.

A mostra trará 15 réplicas em altíssima resolução de obras que celebram a força do trabalhador brasileiro.

“A exposição tem o objetivo de demonstrar a beleza e a dignidade de quem constrói o país, revelando o trabalho como um espaço central de convivência social e propondo reflexões sobre sua importância e seus impactos ambientais” – afirma João Candido Portinari, diretor geral do Projeto Portinari e único filho do pintor.

 

Sobre o Projeto Portinari:

Fundado em 1979 na PUC-Rio, o Projeto Portinari dedica-se ao resgate, à preservação e à democratização do legado artístico, ético e humanista de Candido Portinari. Já catalogou mais de 5.300 obras, 25 mil documentos, 6 mil cartas, 12 mil recortes de periódicos, 1.200 fotografias de época, e 70 depoimentos (130 horas gravadas). Entre suas realizações estão o Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”, primeiro da América Latina, o “Projeto Pincelada” de autenticação científica, e grandes exposições no Brasil e no exterior — incluindo “Guerra e Paz” no Grand Palais, em Paris (2014). Todo o acervo está disponível gratuitamente no Portal Portinari (http://www.portinari.org.br). Atualmente, a missão primordial do Projeto é levar essa mensagem às novas gerações, utilizando a arte como ferramenta de transformação social e educação para a paz.

 

SERVIÇO:

Exposição Suor e Dignidade: A Poética do Trabalho na Obra de Portinari

  • Local: Centro Cultural TRT – RJ
  • Endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos 251, Térreo – Centro – RJ (com entrada pela Rua da Imprensa, s/n)
  • Data: 06 a 29/05
  • Dias e horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Rapha Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *