O Protocolo de Auschwitz: Um relato que não deve ser esquecido

 

O Protocolo de Auschwitz, drama dirigido por Peter Bebjak, baseia-se em uma história real vivida por Freddy e Walter, judeus eslovacos que foram deportados para o campo de concentração de Auschwitz em 1942. Em abril de 1944, após planejarem um esquema de fuga e contarem com a ajuda de seus colegas, os dois jovens conseguem escapar. Debilitados, eles tentam cruzar a fronteira em busca de liberdade e, principalmente, de alguém que acredite no que eles vivenciaram.

Produções que retrataram a época sombria do nazismo já foram contadas inúmeras vezes, sob perspectivas diferentes. Embora pareça repetitivo, O Protocolo de Auschwitz (The Auschwitz Report) conta uma história que geraria o maior dilema do século 20, através de uma fuga que revelaria uma das maiores atrocidades cometidas pelo regime nazista.

O Protocolo de Auchwitz. Foto: Divulgação.

Ao fugirem do campo de concentração, Freddy e Walter almejavam não apenas sua liberdade, mas expor as barbaridades cometidas em Auschwitz-Birkenau. Naquela época, os campos de extermínio eram mantidos em sigilo e poucos tinham conhecimento sobre os rumores do local.

Os rapazes apresentaram um relato detalhado sobre o que viveram, desmistificando histórias em que muitos acreditavam, de que os judeus eram levados para campos de reassentamento. Logo, ficou claro que todas as pessoas deportadas estavam sendo encaminhadas para a morte.

O Protocolo de Auchwitz. Foto: Divulgação.

O longa é contado de forma cronológica, com acontecimentos divididos em dias. A produção também utiliza uma paleta de cores frias. Os tons escuros potencializam sentimentos desconfortáveis, o que ajuda a enriquecer a história, já que boa parte do longa é passado em silêncio ou em sussurros.

CONFIRA O TRAILER: 

 

De forma geral, o filme é bom, a história possui trechos que requerem bastante atenção, principalmente para compreender assuntos como a propaganda nazista e as ligações internacionais.

 

VICTÓRIA PROFIRIO


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @cineelaw@hospicionerdoficialp

#VamosParaOCinemaJuntos

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *